Sinais de complicações no processo de luto

 

luto

As pessoas lamentam a perda de um familiar, amigo, bicho de estimação ou bens. Indiferente de quem ou o que, os sinais do luto são os mesmos. Cada indivíduo lamenta de forma diferente, mas complicações podem ocorrer quando a pessoa não supera o luto. Sérias doenças físicas e mentais podem resultar de um processo de luto complicado e prolongado. Como não existe um tempo certo para o período de luto, uma pessoa que está passando por esse processo deve ser monitorada e procurar ajuda profissional, se necessário.

Choque e depressão


A perda repentina coloca o corpo em estado de choque. Você irá se sentir anestesiada e desorientada. Alguns indivíduos entram em negação, fingem que a perda não ocorreu ou querem ver provas de que ela realmente aconteceu. Náusea, vômito, tremores, calafrios e desmaios são sintomas de choque. Após o choque inicial relativo ao evento, é comum começar a depressão. Fadiga, preguiça, isolamento, perda de apetite e tristeza são sinais de depressão. A depressão é um sentimento normal durante o processo de luto, mas se for extrema, o indivíduo pode ter pensamentos suicidas ou incapacidade de superar e funcionar. Esse é o chamado transtorno de luto prolongado, em que o indivíduo fica preso nos estágios iniciais do luto.
Perturbação emocional e mudanças de humor
As pessoas choram durante o processo de luto. O choro é provavelmente a única maneira que uma pessoa conhece de expressão sua tristeza e liberar essas emoções negativas. Pessoas em processo de luto podem ter mudanças de humor e emoções instáveis. As emoções que vêm à tona são raiva, ansiedade, medo, culpa, insegurança, ressentimento e frustração. Mudanças de humor que ocorrem com frequência e nunca vão embora podem ser resultado de um problema mental mais sério e um médico deve ser consultado.

Sintomas físicos e doenças

 
Dores no estômago, vômito, dores de cabeça e nas costas são alguns exemplos de como o luto pode afetar o corpo. Aperto na garganta e no peito, pressão alta, transpiração e respiração dificultosa são complicações físicas dignas de preocupação durante o processo de luto. A perda gera estresse e o estresse baixa a imunidade. A possibilidade de contrair doenças durante o luto é bem grande. O estresse pode deprimir o sistema imunológico e aumentar as chances de doenças e acidentes.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: