Você sofre do complexo da Chapeuzinho Vermelho?

65

Se você é muito submisso, ajuda “muito” os outros e sempre coloca o seu bem-estar em segundo lugar, então você poder estar sofrendo do complexo de chapeuzinho vermelho.



Todos conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho, como ela entra na floresta sozinha, com um lobo mau à solta, apenas para ajudar sua avó. Esta história resume um ser muito submisso, que tem como principio colocar o seu bem-estar depois da dos outros. A base deste tipo de complexo é a baixa auto-estima e a necessidade (patológica nestes casos) de agradar os outros acima de tudo.

O problema surge quando nunca encontramos a aprovação de todos, nem o amor, nem a satisfação que estamos procurando com nosso complexo de Chapeuzinho vermelho. Não importa o que você faça, você pode passar dias, meses, anos ou uma vida inteira tentando satisfazer as pessoas próximas à você, sendo a chapeuzinho vermelha deles. A única coisa que vai ser conseguir com isso é atropelar ainda mais a sua auto-estima com este complexo tão difícil de detectar.

Há valores pessoas muito interessantes, como a solidariedade e a generosidade; elas são boas, são atraentes, mas apenas são benéficas quando exercidas corretamente, de forma altruísta, sem esperar nada em troca, como neste caso, em que a pessoa espera ser aceita em troca de sua oferta de generosidade e sacrifício. Quando você ajuda os outros por medo de não ser aceito, quando você se submete a ´´servir´´ esperando aceitação e afeto em troca, você provavelmente está dentro do complexo da chapeuzinho vermelho.





A grande questão é: Qual é o equilíbrio? Não significa que você deve ser um egoísta e egocêntrico, não me entenda mal. Se trata de ser independente, de saber que as suas vontades também são importante, que você também é responsável, e que antes de amar alguém você precisa amar a si mesmo. Se você quiser ajudar alguém, primeiro você precisa se ajudar. Não é fácil, mas não se esqueça: você em primeiro lugar.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: