10 sinais para identificar a Síndrome de Asperger

266

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurológica da família dos transtornos do espectro autista, que afeta aproximadamente de 3 a 7 em cada 1.000 crianças. Cada criança exterioriza um conjunto diferente de sintomas, por isso não há uma lista precisa dos comportamentos para um diagnóstico. No entanto, existem muitos comportamentos que podem ser sinais da síndrome.

Aqui nós abordamos 10 dos comportamentos mais comuns que podem ser observados. É bastante útil para aqueles que possivelmente convivem com uma criança que tenha esta condição.


1 – A fixação por uma única atividade

É comum que a criança com síndrome de Asperger se concentre em poucos interesses ou em apenas um, fazendo a mesma coisa por horas e horas. A criança parece obcecada com alguma coisa, pode ser um brinquedo como carrinhos, bonecas, livros de histórias… Ela repete e se dedica à brincadeira por um tempo exagerado.

2 – Falar como um “pequeno professor”

Em alguns casos, a criança Asperger parece um pequeno sábio, com habilidades verbais avançadas, mas, por causa do espectro autista, sua conversa pode focar apenas um tema do qual ela quer falar o tempo todo. Outro aspecto é a maneira da criança falar, muito formal, mais do que o normal para a idade dela, por isso, em alguns casos, ela prefere conversar com os adultos.

3 – Dificuldades para interpretar os sinais sociais





Outro sinal importante é a dificuldade social. Decifrar uma linguagem corporal, esperar a vez para realizar uma atividade ou para ter uma conversa pode ser bem complicado. Pode ser bem difícil fazer um trabalho em grupo na escola porque a criança não espera a sua vez de participar e não é capaz de aceitar outros pontos de vista, nem consegue manter uma conversa. Como resultado, crianças com Asperger podem ficar isoladas de outras crianças.

4 – Necessidades de Rotina

Crianças de Asperger, muitas vezes, precisam de rotinas diárias, do contrário, tudo fica confuso pra eles, tomar banho às 8h30, café da manhã às 9h, almoço às 12h, jantar às 18h, ir pra cama às 21h30… Precisam ter uma vida muito bem estruturada. Sair da rotina para fazer compras ou apenas sair de casa casualmente pode ser um caos. É necessário anunciar esta mudança de planos com dias de antecedência, para evitar que fiquem desconfortáveis.

5 – Birras emocionais

Muitas crianças com síndrome de Asperger não conseguem gerir as suas próprias emoções de forma adequada, por isso, quando estão sobrecarregadas emocionalmente fazem birras. Os pais percebem que há uma incapacidade de controlar emoções quando a situação estiver fora de controle.

6 – Falta de empatia

Outro sinal da síndrome de Asperger é uma aparente falta de empatia com os outros, eles não têm a noção de que as outras pessoas também têm sentimentos, desejos e necessidades, é como se vivessem em sua própria bolha.


7 – Eles não entendem as sutilezas da fala

Crianças com síndrome de Asperger podem ter dificuldade para entender o que está sendo transmitido através da mudança do tom de voz e podem dar um sentido literal às palavras. São incapazes de entender o sarcasmo, a ironia e o duplo sentido, não conseguem distinguir quando se fala sério ou brincando, acreditam que tudo o que lhes é dito seja mentira.

8 – Linguagem corporal incomum

Eles podem ter uma postura ou expressões faciais incomuns, olhar muito outra pessoa ou evitar o contato visual por completo.

9 – Atrasos no desenvolvimento motor

Em alguns casos, podem ter habilidades motoras ruins ou atrasos motores em habilidades básicas, tais como escrever ou andar de bicicleta.

10 – Sensibilidade sensorial

Em alguns casos, a criança com Síndrome de Asperger possui maior sensibilidade sensorial, que pode ser facilmente estimulada por algumas sensações como luzes brilhantes, ruídos altos ou texturas.

Se você suspeita que seu filho possa ter a síndrome de Asperger, o melhor a fazer é consultar um especialista para uma avaliação profissional. Mas, não desanime, um diagnóstico de Asperger não é o fim, mas o início de um caminho diferente de outros “neurotípicos”. Não se esqueça que pessoas geniais como Albert Einstein, Isaac Newton e músicos como Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, têm sintomas consideráveis para um diagnóstico de Síndrome de Asperger.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

7 comments
Add Your Reply