Transtorno da matemática. O seu filho tem?

Teacher helping student with math problem

Pouco conhecido e discutido, o transtorno da matemática afeta cerca de 1% das crianças em idade escolar e costuma ocorrer com maior freqüência entre as meninas. Esse transtorno costuma estar associado com o transtorno da leitura e da expressão escrita.





As crianças com transtorno da matemática têm dificuldade para aprender e lembrar os numerais, não conseguem lembrar coisas básicas relacionadas a números e são extremamente lentas e imprecisas em cálculos.
Por que isso acontece?

Assim como em outros transtornos relacionados à aprendizagem, há uma provável influência genética. Alguns teóricos propõem que exista um déficit neurológico no hemisfério cerebral direito, em particular nas áreas do lobo occipital. Como essas regiões são responsáveis pelo processamento de estímulos visuoespaciais, que por sua vez são responsáveis pelas habilidades matemáticas, seria esse um motivo para o desenvolvimento do transtorno.

Mas de modo geral, os especialistas entendem que a causa para este transtorno seja multifatorial, ou seja, resultante de muitos fatores. Dentre eles: fatores maturacionais, cognitivos, emocionais, educacionais, e socioeconômicos.

Como ter certeza de que uma criança tem esse transtorno?

O diagnóstico é feito quando comprovado que a criança tem habilidades matemáticas muito abaixo do que é esperada para sua idade, sua capacidade intelectual e a educação recebida.
Para um diagnostico definitivo será aplicado um teste de matemática, padronizado. Esse teste é administrado de forma individual a fim de confirmar se a criança realmente apresenta o grau acentuado de dificuldades que caracteriza o transtorno.

Atenção:





Antes de se pensar na hipótese de transtorno da matemática, deve-se excluir a existência de transtorno global do desenvolvimento e retardo mental. Vale ressaltar que a criança que sofre com transtorno da matemática, pode apresentar aprendizado normal em outras disciplinas.

Conheça os sinais

A criança com transtorno da matemática é geralmente identificada por volta dos oito anos (3ª série), no entanto, isso pode variar, aparecendo ainda na 1ª série do ensino fundamental. Existem casos isolados onde o transtorno se manifesta por volta do 10 anos de idade.
O diagnóstico precoce é muito importante para uma intervenção adequada, evitando assim maiores complicações. As crianças não tratadas podem desenvolver problemas graves relacionados à auto-estima, criam uma postura de insucesso em relação à vida acadêmica e podem se tornar adultos inseguros em outras áreas da vida.

Tratamento
O tratamento para o transtorno da matemática envolve uma equipe multidisciplinar, combinando atendimento psicológico e psicopedagógico, onde serão trabalhados com a criança os conceitos matemáticos paralelamente à prática contínua de resolução de exercícios.

Pais, professores e cuidadores de modo geral, fiquem atentos para possíveis sinais e sintomas deste transtorno. Vocês, sem dúvida, são as pessoas mais importantes no caminho do tratamento e recuperação.
Você conhece algum caso de transtorno da matemática? Comente aqui e compartilhe conosco sua experiência. Vamos nos ajudar.

Forte abraço e até breve.

About the Author Jaqueline Bento

Mulher, psicóloga, apaixonada por pessoas e suas singularidades. Tenho como missão secar lágrimas e arrancar sorrisos. Vou vivendo e aprendendo, aprendendo e escrevendo.

follow me on:

Leave a Comment:

4 comments
Add Your Reply