Depressão: 3 coisas que detesto ouvir

Elderly lady resting her hand on her partners shoulder

Hoje decidi desabafar um pouco sobre as coisas mais deprimentes e estressantes de ouvir quando se tem Depressão. Quem nunca teve que lidar com um leigo tentando falar sobre algo que ele não sabe o que é? A Depressão é uma das doenças mais rotuladas por preconceitos e comentários totalmente desprezíveis. As pessoas que não lidam com a doença, dificilmente vão apoiar ou compreender quem a tem. Aliás, Psicofobia é crime, só para lembrar.





Após uma análise sincera das frases que realmente me deixam sem paciência quando escuto, encontrei três principais. Não sei se com você que também sofre de Depressão é assim, mas comigo é a mais pura verdade:

1. “Depressão é frescura. ”

Essa frase mereceu estar em primeiro lugar, pois é a que mais me deixa estressada e revoltada. Já perdi as contas de quantas vezes tive que lidar com isso. Sinceramente, onde está o sentido em dizer que uma DOENÇA é frescura? Eu sou assim por que gosto de chamar atenção das pessoas? Escolhi me sentir assim? Eu decido quando ou não irei ter uma crise? Pelo amor de Deus. É um punhado enorme de preconceito reunido numa frase só. Quem não tem a doença nunca entenderá a verdadeira dor que está por trás dela.

2. “Depressão é falta de Deus no coração. ”

Não sei se você leitor já ouviu algo parecido. Mas infelizmente existem pessoas que afirmam que a Depressão só surge nos indivíduos que não têm verdadeira fé e amor a Deus. Particularmente, acredito que isso não passa de bobagem e mais preconceito. Conheço diversas pessoas extremamente religiosas, mas que sofrem com a doença há anos. Amar a Deus não irá impedi-lo de sofrer neste mundo, de ter doenças e coisas afins. Deus dá força, apoio e muito amor, em hipótese alguma ele te dará uma Depressão só porque você tem isso ou aquilo de fé nele. Mandar alguém buscar a Deus numa crise de Depressão não é a maneira mais recomendável de ajudá-la. A religião não resolve todos os problemas de uma pessoa. Se fosse assim, poucos realmente iriam sofrer. Ter ou não fé em Deus não irá te abrir portas para a Depressão. Doença é doença e nada tem a ver com religiosidade.

3. “Remédio para quê? ”





Toda vez que eu me desabafava com alguém a respeito da minha Depressão e dizia que tomava remédios, a pessoa logo me questionava, como se fosse ridículo ter que tomar medicamentos para Depressão. Qualquer doença precisa de tratamento, e por vezes o uso de remédios, então por que com a Depressão seria diferente? Você logo descobre a posição de uma pessoa com relação a esse assunto à medida que fala sobre o remédio com ela. Muitos vão te apoiar e fingir que te entendem, porém na hora do tratamento vão afirmar que terapia basta. Nada como um exercício físico para curar uma Depressão. Poucos que conheço, de fato, reconhecem que é necessário sim utilizar medicamentos. Em alguns casos, o indivíduo consegue superar e lidar bem com a doença sem os medicamentos, mas isso não indica que o remédio se faz desnecessário. Por isso me sinto um tanto incomodada quando alguém vem questionar o fato de ter que tomar remédios, como se eu quisesse acabar com uma frescura por intermédio do uso de drogas.

Basicamente essas são as três coisas que mais me abalam quando escuto. É nessas horas que testo a minha paciência e meu autocontrole. Para você ter uma ideia, nos últimos dias eu ouvi de uma estudante de Enfermagem, comentários maldosos e insinuações de que Depressão é frescura. Agora me diz como é possível não se enfurecer com um indivíduo como esse? É assim que ela quer cuidar das pessoas estudando enfermagem? Enfim, espero que tenham gostado de ler minha opinião a respeito. E vocês? Tem algo que também lhes perturbam? Compartilhe suas opiniões comigo aqui nos comentários. Um abraço e fiquem com Deus.

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment:

9 comments
Add Your Reply