Adolescência: Comportamento socialmente aprendido

A adolescência é tida por muitos como uma fase da vida naturalmente conflituosa. O adolescente é visto como uma pessoa rebelde, irritadiça, instável, impulsiva, inconsequente, e assim por diante. No entanto, a adolescência é uma fase da vida, que assim como a infância, nem sempre existiu na história da humanidade. Ou seja, ela foi criada por nós – a sociedade; e mesmo após o surgimentos destas fases, as opiniões sobre elas mudaram no decorrer da história, até chegar na concepção de “aborrecência” dos dias atuais.





Não é natural que o adolescente seja deste ou daquele jeito, todo conceito sobre a adolescência foi criado por nós, são comportamentos socialmente aprendidos. E assim como foram criados conceitos atuais, em grande parte negativos, sobre a adolescência, que mais prejudicam do que auxiliam o adolescente no desenvolvimento emocional saudável, é possível criar conceitos mais positivos e saudáveis.

Não estou afirmando que o adolescente não passa por conflitos, incertezas e crises de identidade; no entanto, será apenas o adolescente a passar por isso? Ou esses conflitos e incertezas fazem parte da arte de viver, independentemente da idade?





Essa concepção atual negativa sobre a adolescência, é preocupante e traz muitas consequências para o adolescente e a sociedade em geral, uma vez que o adolescente acaba acreditando e incorporando tais conceitos produzidos pela sociedade como um todo, e propagados pela mídia;  gerando assim, um círculo vicioso em que o adolescente reproduz um modelo de ser adolescente criado pela sociedade – um modelo em que  é esperado que o adolescente seja rebelde, instável, inconsequente, imaturo, pois faz parte deste pacote aprendido, de como é ser um adolescente. A sociedade confirma e naturaliza os comportamentos negativos da tão temida fase adolescência, como sendo “normal” desse período da vida.

Essa visão enraizada a respeito da adolescência pode interpretar como patológico (“anormal”) comportamentos normais dos adolescentes, por não se enquadrarem no modelo rebelde e impulsivo, ou seja, na visão negativa sobre a adolescência, bem como, mascarar e passar desapercebido reais problemas psicológicos, como o Transtorno Desafiador Opositor – transtorno caracterizado por comportamentos hostis, desafiador e desobediente.





Sendo assim, é importante mudarmos a postura que temos diante do adolescente e da adolescência. É preciso desvincular esta imagem do adolescente rebelde, inconsequente, impulsivo, agressivo, entre outros adjetivos negativos, e criar conceitos mais positivos e saudáveis em relação ao adolescente, mostrando a ele, outras formas de ser adolescente, abrindo espaço para uma nova cultura desta fase da vida cheia de descobertas. Para que assim, o adolescente possa aprender outras formas mais saudáveis de ser adolescente, beneficiando a si próprio e a sociedade como um todo.

É necessário também, que você, adolescente, entenda que não existe um roteiro de como ser um adolescente. Não é necessário seguir normas ditadas, bastando agir da forma que o faz mais feliz – desde que não prejudique você ou outras pessoas. O jeito mais correto de como ser um adolescente, é o seu, e não o que todo mundo faz, ou o que está na moda!

About the Author Catiane de Oliveira

Psicóloga, Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional, Formação em Brinquedista e Organização de Brinquedoteca, Formação em Tanatologia, Graduanda em Licenciatura - Letras Português/Inglês.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply