6 Indícios de Que Você Está no Relacionamento Certo

As pessoas dizem que nenhum relacionamento é perfeito, mas será que o seu relacionamento está fazendo bem para você? Como podemos saber disso? Cientistas passaram anos tentando descobrir o que contribui para uma relação satisfatória e gratificante a longo prazo e descobriram que alguns detalhes influenciam na duração dos relacionamentos. A seguir estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para saber se o seu relacionamento está fazendo bem para você:

1. Vocês têm hábitos semelhantes?





Esqueça o velho ditado “os opostos se atraem”, um número crescente de pesquisas sugerem que ter coisas em comum é um dos fatores mais importantes para o nível de satisfação em um relacionamento. As características mais importantes que podem ser questionadas são: o grau de escolaridade, a religião e a atração física. Quanto mais hábitos comuns vocês tiverem, maiores as chances de ficarem mais tempo juntos, por exemplo, se os dois gostarem de exercícios físicos e hábitos saudáveis, provavelmente passarão mais tempo juntos, tudo depende da forma que você gosta de passar o tempo, cada um tem seu estilo de vida e às vezes, quando o estilo de vida de um é muito diferente do outro, a relação acaba não dando certo.

2. Você está satisfeito com a sua vida sexual ?

Não se trata do número de vezes que vocês transam, o que importa é a satisfação sexual. Os casais geralmente são mais felizes em seus relacionamentos quando têm uma relação sexual satisfatória, no entanto, não é apenas a relação que vocês têm entre quatro paredes que vale, as manifestações de carinho e amor fora do quarto também são importantes. Essa combinação contribui para um relacionamento satisfatório.

3. Você já se pegou pensando em outras pessoas além do seu parceiro?





Algum deslize de vez em quando pode ocorrer, mas se estiver prestando atenção demais a outras pessoas, ou se costuma demonstrar atração por outros homens ou mulheres, pode ser que o seu relacionamento esteja comprometido. Pesquisas demonstram que essas pequenas “distrações” podem ser um sinal de que o seu relacionamento já não está mais dando tão certo como deveria.(Maner, Gailliot, & Miller, 2009).

4. Os seus amigos apoiam a sua relação?

Gostamos de pensar que o nosso relacionamento é uma coisa que só cabe a “nós” mesmos, mas os amigos podem desempenhar um papel importante no sucesso de nosso relacionamento. Uma avaliação rápida do que seus amigos e familiares pensam sobre o seu parceiro pode ser útil para avaliar se o seu relacionamento tem potencial de longa duração. Como dito anteriormente, precisamos de coisas em comum com nossos parceiros e, muitas vezes, estamos tão “cegos” pelo amor que não conseguimos enxergar alguns detalhes importantes.

5. Você sente que estão crescendo juntos?

O desejo de crescimento e autoaperfeiçoamento é uma área pouco estudada na psicologia, principalmente o seu papel nos relacionamentos românticos, no entanto, esta é uma área importante a ser analisada, pois quando há motivação e crescimento trabalhando em conjunto, a relação vai bem. Quando só uma das partes está buscando o crescimento, tanto pessoal quanto no relacionamento, a insatisfação surge e em pouco tempo gera o desinteresse no relacionamento, o que compromete o futuro da relação.

6. O que o seu instinto está dizendo?





Às vezes já sabemos implicitamente ou inconscientemente se o relacionamento vai dar certo ou não (McNulty, Olson, Meltzer, e Shaffer, 2013). No entanto, este conhecimento subjacente nem sempre corresponde às nossas atitudes conscientes perante o relacionamento. É como se inconscientemente você soubesse que o relacionamento vai dar errado, mas conscientemente tentasse negar isso com todas as forças. Mas se você der atenção à essa voz interior e analisar os seus julgamentos implícitos, verá que ela na maioria dos casos está correta.

Os cientistas não podem prever o futuro de todas as relações, mas anos de pesquisa demonstraram que há um certo padrão entre os relacionamentos que duram, certos detalhes que às vezes não conseguimos ver são importantes para o futuro de nossas relações. Essas perguntas podem servir de guia para aqueles que ainda estão em dúvida sobre seus relacionamentos.

Fonte: PsychologyToday traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: