As ”crenças” e suas influências nas relações interpessoais

A Crença é algo em que acreditamos, geralmente, ocasionada por algum acontecimento em nossa vida, e, especialmente, em nossa infância.

Ela pode se manifestar de diversas formas: pensamentos, atitudes, sentimentos… e consequentemente, fazer com que tenhamos uma ideia distorcida da realidade. Geralmente, são ativadas durante alguma experiência negativa.





Existem vários tipos de crenças que podem influenciar negativamente as nossas relações interpessoais, as mais comuns são: abandono, desamor, desesperança e incapacidade.

Abandono: Pessoas que viveram alguma experiência de abandono durante a infância, podem ter dificuldade em relacionamentos interpessoais. Alguns pensamentos relacionados à essa crença são: “ Ninguém me quer por perto”; “Estou sozinho”;“ Ninguém gosta de mim”.

Desamor: Pessoas que desenvolveram esse tipo de crença, tendem a ter pensamentos como:“Só vou ser amada se…”; “Preciso agradar para que eu possa ser aceito”;“ Se eu fizer o que querem, passarão a gostar de mim”.

Desesperança: Esse tipo de crença, faz com que as pessoas desacreditem de sua capacidade física e intelectual : “ Não vai dar certo”; “Não acredito nisso”;“ Jamais irei conseguir realizar aquele sonho”.





Incapacidade: Semelhante a desesperança, a crença de incapacidade, faz com que o indivíduo se sinta incapaz e desacreditado : “ Não posso”; “Não vou conseguir passar naquela prova”; “ Eu desisto”; “ Ele é melhor que eu”.

Como podemos observar, são muitas as influências negativas acarretadas por essas crenças. E a terapia entra como um papel fundamental para que se possa trabalhar na modificação desses pensamentos, remodelando, dessa forma, o nosso modo de pensar, de sentir e de agir diante de diversos eventos comportamentais.





É possível trabalhar para modificar essas crenças, e, dessa forma,diminuir o sofrimento psíquico, melhorando a qualidade de vida, além de evitar várias doenças como a depressão, ansiedade, fobias, etc.
Para isso, procure um bom profissional. O psicólogo poderá auxiliar nesse processo.

About the Author Tamiris

Psicoterapeuta.

follow me on:

Leave a Comment: