Despersonalização: Um Sentimento Estranho, mas Inofensivo

Despersonalização, (também chamado por desrealiazação), é um dos muitos sintomas de um ataque de pânico. De todos os sintomas de pânico, este é provavelmente o mais difícil de descrever, ou mesmo reconhecer como um sintoma. Por este motivo, ele pode ser bastante perturbador para as pessoas que o experimentam, mesmo que seja completamente inofensivo.

Despersonalização é uma combinação de sensações físicas, emocionais e cognitivos que te levam a se sentir tão desprendido das coisas ao seu redor que você pode chegar a se questionar se está fora do seu corpo. As pessoas que experimentam este sintoma podem temer estar em outro lugar, ou que estão observando o mundo pelo lado de fora enquanto flutuam em algum tipo de mundo espiritual.

Um paciente meu descreveu uma experiência que teve uma vez, quando estava no banco de trás do um carro com seus amigos e começou a se sentir cada vez mais distante de tudo. Ele teve um ataque de pânico no qual se perguntava se ainda estava no carro, ou se de alguma forma havia deixado o seu corpo e estava se observando da calçada. Ele intelectualmente sabia que o pensamento era ridículo, mas mesmo assim teve medo de nunca mais conseguir se conectar com o seu corpo novamente.

As pessoas podem ter diversas reações com a despersonalização, o que geralmente vem à tona é o medo de perder o contato com a realidade. Aqui estão algumas descrições de experiências de desrealização que recebi de leitores e pacientes:

Como as pessoas descrevem a despersonalização?

Sally:

Quando eu interajo demais com as pessoas, principalmente quando estou no centro das atenções, a minha visão começa a ficar turva, não consigo escutar direito, meu rosto fica quente, perco a noção do que estou dizendo e não sei mais onde estou.

Elaine:

Tenho a sensação de estar isolada do mundo e de estar perdendo o controle. Sinto-me desconfortável, é como se eu não estivesse presente fisicamente, me sinto em outro mundo.

John:

Eu começo a me questionar se sou real, se não estou vivendo em um sonho, isso me traz um sentimento muito estranho. Às vezes me olho pelo lado de fora, como se eu fosse um espírito. Geralmente quando isso acontece, tento sair e me ocupar com alguma coisa, tento ligar para alguém, dar um passeio, qualquer coisa que me traga de volta à realidade, me ajuda bastante.

Margaret:

Às vezes quando estou com meus amigos, minha visão se altera, parece que estou em algum plano bidimensional, tudo ao meu redor se altera, é como se estivesse distante de mim mesma e das coisas ao meu redor, me sinto como uma espectadora de mim mesma. Muitas vezes sinto que estou em um sonho, sonhando acordada, ou no piloto automático.

Suzanne:

Sempre sinto como se não estivesse 100% aqui. Estou sempre muito distante. Passei a maior parte da minha vida desconectada … continuo esperando pelo momento em que me sentirei parte do mundo novamente.

Há três perguntas importantes sobre a despersonalização que você deve saber:

O que ela significa?

Significa o mesmo que qualquer outro sintoma do pânico. Significa “eu tenho medo! Estou tendo um ataque de pânico!”
Por mais estranho que se sinta, você não está perdendo o controle. Todos os sintomas de pânico, sejam eles sensações físicas, emoções ou pensamentos intrusivos, significam a mesma coisa: Estou com medo.

Por que isso acontece?

A Despersonalização geralmente ocorre quando você deixa de se envolver com as coisas ao seu redor, especialmente com as pessoas, e começa a se preocupar mais com os seus pensamentos. Quanto menos você se foca no aqui e agora, mais os seus pensamentos vagueiam para as ideias que ocorrem no campo da imaginação.

O que devo fazer?

Em primeiro lugar, lembre-se que a experiência de despersonalização é apenas desconfortante e não lhe causará nenhum dano, embora pense que sim, você não está em perigo. Não se desespere e se tranquilize até os sintomas passarem, nada de terrível irá acontecer e você precisa estar ciente disso, embora seja desconfortante você não está correndo nenhum perigo.
Você poderá lidar melhor com a despersonalização se enfatizar os seguintes pontos:

  1. Reconhecer e aceitar os sintomas. Entender que é desconfortante, mas que não representa perigo.
  2. Voltar a sua atenção para o ambiente no qual você se encontra. Em vez de deixar os seus pensamentos fluírem, foque a sua atenção no presente. Não discuta com seus pensamentos, apenas foque a sua atenção no presente.
  3. Dirija a sua atenção para o que está fazendo, para as pessoas e os objetos ao seu redor, ou para a conversa em que estava envolvido. As sensações e sentimentos ruins irão diminuir à medida que você se envolver mais no ambiente em que se encontra.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

27 comments
Add Your Reply