• You are here:
  • Home »
  • Ansiedade »

Reduzindo níveis de estresse e ansiedade com a prática da Atenção Plena (Mindfulness)

1

Menos estresse, menos ansiedade, mais foco e concentração, mais relaxamento e paz. Quem não deseja sedentemente estes objetivos em meio a tanta correria e excesso de informação dos tempos atuais?

Mindfulness é uma técnica meditativa que tem sido cada vez mais estudada e difundida como tratamento coadjuvante no tratamento de diversos transtornos mentais.





Nada como diminuir o ritmo, mudar o foco e praticar mindfulness em meio a nossa rotina corrida. Não necessariamente precisaremos de uns 20 ou 30 minutos do nosso dia para praticar a atenção plena. Existem também exercícios curtos para serem praticados.
Quando tomamos consciência da nossa respiração e postura, podemos começar a nos sentir diferentes apesar da situação que estamos vivendo não ter mudado.

Diferentemente de outras épocas, hoje vivemos muito mais na mente do que no corpo. Desta forma, perdemos o contato com o corpo. Com a prática do mindfulness, passamos a prestar menos atenção nos nossos pensamentos.
Na terapia cognitivo-comportamental aprendemos que toda situação gera pensamentos, que geram sentimentos, que geram comportamentos e reações fisiológicas.

Na maioria das vezes nos prendemos aos pensamentos ou seja, histórias que a mente conta. O objetivo da atenção plena é prestar atenção às sensações físicas que sentimos quando temos determinados sentimentos. Necessário se faz acalmar essas sensações físicas.






Ao sentir raiva, tristeza, medo, angústia, ansiedade, podemos tentar tomar consciência das sensações físicas que se apresentam ao invés de alimentar pensamentos. Quando acalmamos (relaxamos) nosso corpo, consequentemente acalmamos nossos sentimentos.

Algumas sugestões de exercícios breves de mindfulness:

Exercício 1: Tome consciência do seu corpo. Sinta o corpo todo, cada parte dele. Dos pés a cabeça. Mantenha essa consciência por um tempo. Observe também sua respiração durante este processo.
Exercício 2: Ande conscientemente. Observe seu corpo, preste atenção em cada parte.
Exercício 3: De vez enquando pare e pergunte-se: “O que a minha mente me diz sobre isso?” Talvez descubra que sua mente exagera situações, faz queixas desnecessárias ou repete ideias antigas.
Exercício 4: Faça mais devagar algumas atividades.
Exercício 5: Tome consciência da sua postura.
Exercício 6: Conceda às emoções negativas o tempo necessário.
Exercício 7: Tome consciência de tudo o que comer. Repare no gosto, textura, aroma. Coma mais devagar.
Exercício 8: Pare de pensar em questões que não pode resolver. Concentre-se na sua respiração e no momento presente.






Exercício 9: Ao conversar com alguém, afaste-se das opiniões ou histórias que costuma repetir a respeito dela. Interrompa esses pensamentos na sua mente. Não suponha saber o que ela pensa. Incorpore a curiosidade. Não julgue.
Exercício 10: Quando se sentir bem, conecte-se com essa sensação por algum tempo. Dê atenção às boas sensações. Onde elas se localizam no corpo? Tome consciência de que esse ponto existe e está disponível.
Exercício 11: Lembre-se de onde está. Este ato nos tira do transe em que muitas vezes mergulhamos. Estou na rua, na cozinha, no trabalho?
Exercício 12: Faça uma contagem regressiva de 60 a 1.
Exercício 13: Por alguns minutos entre em sintonia com sons e atividades do ambiente, sem julgar. por exemplo: Faça uma pausa e repare em vozes, passos, sons.

Estes e diversos outros exercícios podem ser realizados. Com a prática desses simples exercícios poderemos observar uma melhora muito grande nos nossos níveis de estresse, uma maior paz interior dentre outros grandes benefícios.
A prática do mindfulness vai ajudar a ficar no presente, momento em que a ansiedade não existe. Ela acalmará sua mente e relaxará seu corpo. Com a constância da prática você perceberá que a intensidade de sua ansiedade vai diminuir consideravelmente. A prática da atenção plena está ligada profundamente aos nossos pensamentos. Estar no momento presente indica estar afinado com o que está acontecendo: nossa respiração, um barulho, uma dor, pensamentos e etc.

About the Author Aline Cataldi

Psicóloga Clínica e Escolar (PUC/RJ) - CRP: 05/29285 - Mestre em Saúde Mental (UFRJ)- Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)- Formação em Entrevista Motivacional- Conselheira em Dependência Química- www.alinecataldi.com.br

follow me on:

Leave a Comment: