Avaliação Psicológica: o que é isso afinal?

avaliacao-psicologica

A avaliação psicológica é um tema que gera muita curiosidade na população geral, pois em algum momento da vida todos acabam por ser submetidos a alguma forma deste exame: para tirar a carteira de motorista, em seleções para vaga de trabalho, concursos públicos, porte de arma, entre outros.

A principal finalidade é obter um conhecimento de indivíduos ou grupos, com um objetivo específico e determinado pelo perfil que deve ser verificado. A avaliação nada mais é do que um processo de coleta de dados e interpretações de informações, na qual podem ser utilizados diversos métodos e técnicas, incluindo testes psicológicos padronizados.

Atualmente a avaliação psicológica no Brasil é definida pela lei que regulamenta a profissão do psicólogo, como função privativa dessa categoria. Isso quer dizer que nenhum outro profissional pode realizar uma avaliação psicológica. Além disso, também é restrito ao profissional psicólogo a compra, guarda e o sigilo, tanto dos materiais utilizados quanto dos documentos e resultados gerados a partir do processo.

Para que um teste psicológico possa ser utilizado ele precisa passar por inúmeras etapas que garantam que ele possui fundamento técnico e científico, ou seja, passou por pesquisas que confirmam que os estudos realizados confirmaram que o mesmo possui condições mínimas de avaliar o que ele propõe.

Por ser uma coleta de dados baseada em uma metodologia específica, se houver divergências na forma de aplicação o resultado pode não ser fidedigno, e é por isso que o profissional precisa sempre seguir as normas contidas nos manuais dos testes, tanto para a aplicação quanto para a correção e análise dos resultados. Isso quer dizer que nenhum psicólogo “acha” alguma coisa a partir de um teste, pois deve existir fundamento e comprovação da eficiência do instrumento para que ele possa ser considerado útil.

Os testes devem passar por uma revalidação a cada dez anos e caso o autor ou a editora do material não apresentem a comprovação junto ao Conselho Federal de Psicologia de que ele continua sendo eficaz, o teste cai em desuso e não poderá mais ser utilizado para qualquer fim que não seja a pesquisa.

Outra curiosidade sobre os testes psicológicos é que eles devem ser o mais específicos possível ao avaliar uma população, muitos possuem subdivisões de estado, cidade, escolaridade, gênero, idade, grupos (como motoristas, por exemplo), entre outras. Quanto mais específica a tabela de análise dos dados, maior a chance daquele teste de ser fiel ao que se quer identificar.

Como somos seres humanos, tanto individualmente como socialmente, evoluímos de maneira dinâmica, e por isso é preciso compreender que toda avaliação psicológica está verificando um momento específico da vida de uma pessoa, como o recorte de uma situação e, portanto, os resultados podem ser diferentes em momentos distintos da vida dos indivíduos.

About the Author Lilian S. N. Vidal

Especialista em Psicologia Clínica e Terapia Cognitivo Comportamental. Se interessa profundamente pelo ser humano e adora a vida como ela é, apesar dos altos e baixos. Curiosa gosta de aprender coisas novas e de admirar o que já sabe. Não se importa de ser uma metamorfose ambulante se for para sair do casulo e voar.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply