9 passos para curar um trauma de infância na idade adulta

Um trauma de infância gera emoções e, a menos que processemos essas emoções no momento em que o trauma ocorre, elas ficam aprisionadas em nosso psicofísico.

Em vez de nos livrarmos do evento doloroso, o trauma permanece no corpo como energia em nosso inconsciente, afetando nossa vida até que seja descoberta e processada. O fluxo saudável e o processamento de emoções angustiantes como a raiva, a tristeza, a vergonha e o medo, são essenciais para a cura de um trauma de infância na vida adulta. 

 

A resposta mais saudável às feridas emocionais da infância é também a mais rara: quando o trauma ocorre pela primeira vez, reconhecemos a violação que causou ao nosso senso de identidade, sentimos as emoções naturais que se seguem e percebemos que a violação não diz nada sobre o que realmente somos – e assim não criamos um sentido negativo disto e podemos seguir em frente.

 

Mas por que emoções como a raiva e a tristeza são dolorosas? E por que chorar ou confrontar os outros geralmente não é socialmente aceitável? Esse processo não acontece automaticamente. Preferimos reprimir nossas emoções, em vez de senti-las e processá-las. Quando criança, esse processo é ainda mais difícil. O que pode parecer uma alfinetada para um adulto, pode ser uma facada para uma criança e causar danos permanentes (dismorfia corporal, depressão , etc.).

Então, carregamos essas facadas emocionais conosco até a idade adulta, e elas afetam nossos relacionamentos, carreira , felicidade, saúde… tudo. Isto até processarmos e curarmos essas feridas do passado.

Por que às vezes ficamos insensíveis ao que temos vontade de sentir?

Mesmo os pais mais amorosos e atentos podem causar danos permanentes ao nosso senso de identidade. Querendo o nosso bem e odiando nos ver feridos, nossos pais podem ter nos indicado uma rota de fuga depois de um episódio perturbador. “Não se sinta mal – está tudo bem”, disse o cuidador quando começamos a chorar. Mas a verdade é que se sentir mal pode ser muito melhor. Precisávamos nos sentir mal por um tempo e pensar e no porquê sentíamos isso.

Ou talvez nossos pais não fossem amorosos e atenciosos, e exigiram que parássemos de chorar quando nos sentimos feridos. De qualquer forma, não aprendemos a lidar com nossos sentimentos de forma produtiva. Não aprendemos que as emoções são temporárias e fugazes, que têm um começo, meio e fim previsíveis e que sobreviveremos a tudo isso. Quando não aprendemos a lidar com nossos sentimentos, podemos começar a interpretar todas as emoções como aterrorizantes.

Quando crianças, não podemos distinguir nossos sentimentos do nosso “eu”. Acreditamos que somos nossos sentimentos. Se nossos sentimentos não forem tratados como aceitáveis ​​em uma determinada situação, podemos decidir que não somos aceitáveis.

Para curar um trauma de infância, temos que completar o processo que deveria ter começado décadas atrás, quando o incidente da ferida aconteceu. Desenvolvi este exercício com base em minhas décadas de experiência ajudando pacientes a se curarem de feridas emocionais na infância.

1. Concentre-se.

 

Para que esse processo funcione, você deve estar experienciando o seu corpo no momento presente. Para começar, encontre um lugar calmo onde você não será perturbado. Sente-se confortavelmente com os olhos fechados e respire fundo várias vezes, focando sua atenção ao seu corpo. Tensione e relaxe seus músculos, sinta o peso em seus braços. Deixe-se sentir ligado ao chão abaixo de você. Imagine um fluxo de energia que vai do seu cóccix até o centro da Terra. Quando sentir a sensação de estar centrado no seu corpo, siga para o Passo 2.

2. Lembre-se.

Pense em uma situação que você se incomodou recentemente. Tente encontrar o gatilho que provocou aquela reação emocional, ou que teria provocado se você não se sentisse emocionalmente entorpecido. Analise o que aconteceu com o máximo de detalhes possível e imagine-se naquele tempo e lugar. Experimente tudo de novo com os seus sentidos. Quando as emoções começarem a surgir, vá para o Passo 3.

3. Sinta.

Continue respirando profundamente e passe um momento relaxando. Então, examine mentalmente o seu corpo em busca de sensações. Eu chamo esse processo de “filtrar” por causa do modo como as suas emoções vão se agitar e borbulhar dentro de você. Observe qualquer reação física que você tenha – formigamento, aperto, queimação, etc. Cada uma dessas sensações é um pouco da informação que você precisa para entender sua experiência passada. Explore essas sensações e descreva-as silenciosamente para si mesmo com o máximo de detalhes que puder. Depois de explorar e descrever todas as suas reações físicas, você pode seguir para a Etapa 4.

4. Nomeie.

Associe uma emoção a cada uma das sensações que você experimenta. É ansiedade o aperto que você sente no peito? É raiva o calor que você sente nos braços quando está viajando? É importante reconhecer as diferenças, muitas vezes sutis, entre emoções que se parecem idênticas. Isso lhe dará um maior conhecimento de si mesmo. Depois de nomear suas emoções, vá para a Etapa 5.

5. Ame-se.

Como parte de uma abordagem consciente para a cura do trauma de infância, precisamos aceitar plenamente tudo o que sentimos. Para descobrir se isso acontece com você ou não, pergunte-se a si mesmo: “Eu me amo por sentir (irritado, triste, ansioso, etc.).” Faça isso com cada emoção que você sente, especialmente as mais difíceis. Abrace sua humanidade e ame-se por isso. Depois de aceitar e amar a si mesmo por cada uma de suas emoções, você pode seguir para a Etapa 6.

6. Aceite-se.

Sente-se com suas emoções e sensações, deixando que os sentimentos percorram e fluam pelo seu corpo. Não tente mudar ou ocultá-los; apenas observe-os. Reconheça e dê boas-vindas a qualquer desconforto que você sentir, sabendo que isso acabará em breve e o ajudará a se curar. Deixe seu corpo responder do jeito que ele quer ou precisa. Se você sente vontade de chorar, chore. Se você sentir a necessidade de gritar alguma coisa ou socar algo, você deve gritar ou socar o ar. Expressar suas emoções – de maneira produtiva – é fundamental para processá-las completamente. Quando sentir plenamente suas emoções, vá para a Etapa 7.

7. Receba sua mensagem e sabedoria .

As sensações ou emoções que você está experimentando agora se conectam com uma ou mais experiências do seu passado? Elas te dão alguma ideia da raiz do trauma ou da crença negativa e limitadora sobre você? Agora, você pode estar pensando: “Eu não estou recebendo nada”. Pergunte a si mesmo: “Se esta sensação ou emoção fosse dizer algo para mim, o que seria?”. Se você ainda têm problemas, faça uma escrita livre. Escreva sobre o que o sentimento significa por uns 10 minutos sem parar. Quando você achar que ouviu todas as mensagens que suas emoções estão lhe enviando, vá para a Etapa 8.

8. Compartilhe.

Se você se sentir à vontade para compartilhar suas reflexões com outra pessoa, faça isso. Caso contrário, escreva sobre elas por conta própria. Descreva o que aconteceu quando o incidente traumático ocorreu pela primeira vez, como você reagiu no momento e o que você passou a ver agora. Falar ou escrever sobre suas experiências e emoções é um passo importante na cura. Escrever cartas (mas não enviá-las) para aqueles que o ferem, pode ser um método muito eficaz para remover uma emoção negativa do seu sistema. Depois de compartilhar suas reflexões…

9. Siga em frente.

Visualize a energia que seu trauma de infância tomou dentro de você saindo do seu corpo, ou realize um ritual de libertação física, como queimar uma carta que você escreveu para a pessoa que te machucou ou rejeitando o trauma na forma de um objeto lançado ao mar. Você pode pegar emprestado um ritual do judaísmo chamado Tashlikh. Durante o período de arrependimento, muitos judeus ”afogam” seus pecados em um corpo de água natural e fluente. Em vez de pecados, você pode abandonar os traumas e as emoções e sensações que os acompanham.

O processo de curar feridas emocionais pode parecer desconfortável no começo, mas prometo que será uma jornada muito gratificante. A energia que atualmente gastamos no trauma será liberada, e o espaço dentro de nós que ela ocupava será preenchido com uma nova energia, mais positiva, que pode nos ajudar a construir a vida que desejamos.

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

5 comments
Add Your Reply