Transtorno Bipolar: 10 características e curiosidades que você não sabia

transtorno bipolar é um dos distúrbios psicológicos mais conhecidos. No entanto, a pouca informação a que algumas pessoas têm acesso faz com que elas realmente não saibam o que é transtorno bipolar ou tenham uma ideia errada sobre suas características.

 

Por exemplo, há um mito de que a bipolaridade tem a ver com a exibição de múltiplas personalidades ao longo do tempo, constantemente mudando gostos e hobbies ou, em geral, tenha um comportamento caótico. É claro que o conceito de transtorno bipolar não tem nada a ver com a concepção muito ambígua dessa alteração mental.

Por essa razão, no artigo de hoje, propusemos elaborar uma lista de 10 pontos característicos dessa psicopatologia que, em geral, as pessoas não conhecem ou a confundem.

O que é transtorno bipolar?

 

O transtorno bipolar, como já foi dito, é um dos transtornos mentais mais conhecidos da população (só pelo nome), e é uma patologia que afeta como o indivíduo se sente, pensa e age. Sua característica são as mudanças exageradas no humor, porque, geralmente, a pessoa passa por uma fase maníaca e outra depressiva. Essas mudanças ocorrem ciclicamente, passando por fases de mania e depressão a ponto de deixar a pessoa parcialmente incapacitada para certas coisas e/ou com uma qualidade de vida seriamente comprometida.

O transtorno bipolar é um transtorno grave, que nada tem a ver com simples altos e baixos emocionais, como costuma ser ouvido. Os ciclos dessa psicopatologia podem durar dias, semanas ou meses e danificar seriamente a saúde, o trabalho e as relações pessoais do sofredor psíquico.

O transtorno bipolar é uma psicopatologia grave

Devido à sua gravidade, essa psicopatologia raramente pode ser tratada sem medicação, uma vez que é necessário estabilizar o humor do paciente. O tratamento geralmente é caracterizado pela administração de lítio, embora outras drogas possam ser usadas para o tratamento, como valproato carbamazepina ou  olanzapina.

Na fase da mania,  a pessoa é capaz de se endividar, deixar o emprego, sentir-se muito enérgica e dormir sozinha duas horas por dia. A mesma pessoa, durante a fase depressiva, pode se sentir tão mal que nem consegue sair da cama. Existem vários tipos de transtorno bipolar, e sua forma mais branda é chamada ciclotimia.

10 características que você não conhece sobre o Transtorno Bipolar

Dito isso, há certas crenças sobre esse distúrbio que não são verdadeiras e que, para você entender melhor essa psicopatologia, você pode encontrar na lista a seguir.

1. O transtorno bipolar não é instabilidade emocional

 

É possível que, às vezes, depois de uma briga com seu parceiro, ele lhe dissesse que “você é um pouco bipolar”, porque de repente mudou seu humor. Bem, você deve saber que esse comportamento é bastante comum, especialmente nos relacionamentos. Nessas situações, as emoções estão próximas da superfície e, como ninguém é perfeito, você pode reagir impulsivamente.

Também pode acontecer que você esteja em um período da sua vida em que tudo mude muito rapidamente e você realmente não saiba o que deseja. Por isso, é importante não confundir instabilidade emocional com transtorno bipolar, porque este último é um transtorno realmente grave que deve ser tratado o mais rapidamente possível.

2. O distúrbio pode ser genético … ou não

Quando um membro da família tem transtorno bipolar, há uma chance maior de que outro membro da família também sofra. No entanto, vários estudos realizados com gêmeos idênticos mostraram que, se um dos dois sofre transtorno bipolar, não necessariamente sofre o outro também. Homens e mulheres podem sofrer desta psicopatologia, que é comum ser diagnosticada por volta dos 20 anos de idade.

Como muitas vezes acontece em casos de distúrbios de saúde mental, nem todas as causas são ambientais, nem todas as causas são genéticas, e também, mesmo se nos concentramos no componente genético da bipolaridade, não podemos encontrar um único gene que seja responsável por esse fenômeno. Existem vários genes que, trabalhando juntos, aumentam ou diminuem as chances de ter transtorno bipolar. Talvez, no futuro, conhecer esses elementos genéticos nos permita oferecer tratamentos mais eficazes.

3. Substâncias diferentes podem ajudar a desenvolver esse distúrbio

O ponto anterior mostra a importância dos fatores genéticos como uma das causas do transtorno bipolar. Mas fatores ambientais, como o uso de substâncias psicoativas e farmacológicas, podem causar esse distúrbio. Entre o uso de drogas e medicamentos que podem causar transtorno bipolar estão:

  • Drogas como cocaína, ecstasy, anfetaminas ou maconha
  • Medicamentos para o tratamento da tireoide e corticosteróides

4. Pessoas com transtorno bipolar são mais propensas a sofrer de outras doenças

Problemas com a tireoide, dores de cabeça, enxaquecas,  diabetes , problemas cardíacos e obesidade são algumas das consequências negativas associadas ao transtorno bipolar. Doenças que, além dos sintomas de mania e depressão característicos desse transtorno, podem aumentar o sofrimento do paciente.

No entanto, não está claro se esses problemas de saúde são o resultado das mesmas variações genéticas que favorecem o aparecimento da bipolaridade, ou se são uma consequência do estilo de vida da pessoa média com transtorno bipolar. É muito possível que seja devido a uma combinação de ambos os fatores.

5. Existem diferentes variações do transtorno bipolar

Existem diferentes tipos de transtorno bipolar. São os seguintes:

  • Ciclotimia : A versão menos grave desse transtorno. Seus sintomas persistem por pelo menos dois anos e é caracterizado por fases leves de depressão e hipomania.
  • Transtorno Bipolar Tipo I : É caracterizado pela presença de episódios de mania ou mista. Não é essencial que o sujeito sofra episódios depressivos, embora aproximadamente 90% dos casos o paciente atenda a ambas as fases.
  • Transtorno Bipolar Tipo II : Este tipo de transtorno bipolar é definido pela existência de episódios depressivos e hipomania (menos grave).
  • Transtorno Bipolar Sem Outra Especificação : Caracterizado por não serem transtornos com características bipolares que satisfaçam os critérios para qualquer transtorno bipolar do tipo I ou II, tais como: hipomania recidivantes sem sintomas depressivos intercorrentes ou sobrepostos em um episódio maníaco ou misto delirante, uma esquizofrenia residual ou um distúrbio psicótico não especificado.

6. Os estados de mania e depressão podem ocorrer simultaneamente

Os estados de mania e depressão podem ocorrer simultaneamente, o que é chamado de “episódio misto” , por isso não é necessário aparecerem separadamente para concluir o diagnóstico. Por exemplo, uma pessoa pode ter episódios de lágrimas e tristeza durante uma fase maníaca.

7. Uma pessoa com transtorno bipolar pode ser feliz

O transtorno bipolar é uma condição séria, e a pessoa que sofre pode ver sua qualidade de vida diminuída como resultado. Mas, apesar disso, graças ao tratamento correto, é possível viver uma vida plena e feliz. A administração de estabilizadores de humor e o controle do estilo de vida do indivíduo podem ajudar muito no seu bem-estar geral.

8. Transtorno bipolar não é transtorno dissociativo de identidade (ou transtorno de personalidade múltipla)

Esses dois distúrbios podem ser confundidos pelo elemento “personalidades diferentes”. Mas o que caracteriza a desordem de identidade dissociativa da personalidade é que existem duas ou mais identidades ou personalidades diferentes na pessoa que sofre dessa patologia.

9. O transtorno bipolar pode piorar muito se não for tratado

Às vezes pode ser que o indivíduo procure ajuda, mas pode ser difícil para ele realizar o tratamento farmacológico durante a fase maníaca, já que ele geralmente se sente cheio de energia. Geralmente o medicamento é administrado ao paciente quando ele está na fase aguda, para tê-lo sob controle. Se a pessoa com transtorno bipolar não for tratada, os sintomas pioram.

10. Pessoas famosas que sofreram transtorno bipolar

Pessoas famosas não estão isentas de sofrer este distúrbio. De fato, várias celebridades tornaram pública sua bipolaridade. Por exemplo, Catherine Zeta Jones , Demi Lovato , Jim Carrey ou Macy Gray .

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: