Os monstros da minha casa: Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram

Esses são os desenhos da exibição bizarra e comovente “os monstros da minha casa” que aconteceu em Outubro de 2010, na Espanha. Várias crianças que sofreram abusos sexuais fizeram esses desenhos acompanhados por especialistas, que interpretaram as imagens.

Andreu, 8 anos

imag4263

Foi abusado pelo padrasto desde os 4 anos. No desenho ele se representa em pânico, e dá atenção especial ao zíper da sua calça e aos botões de sua camisa, que para ele representam um símbolo de quando os atos sexuais iriam começar.


Fernando, 13 anos.

imag4264

Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo, e agora mora com a mãe, que conseguiu fazer com que ele se recuperasse bem. Ele desenhou o pai como um demônio em um bar, bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. Fernando sente raiva quando mencionam o pai perto dele.

Elena, 6 anos.

imag4265

Elena sofreu abusos sexuais do seu pai. Agora ela vive com a vó. No desenho, ela coloca sua avó e sua mãe bem grandes. Ela se sente protegida perto das duas. Ela também representa o pai abusando dela, bem pequeno, em cima das letras.

Miriam, 9 anos

imag4266

Sofreu abuso psicológico. Sua mãe chegou na Espanha com 15 anos de idade e grávida dela. Ela pertencia a uma minoria racial por lá, e sofreu abuso dos colegas de classe por conta de sua etnia. No desenho, ela é a menor pessoa, que está envolvida com alguma coisa, representando sua solidão. No canto ela escreveu “me sinto sozinha”, mas apagou porque ficou com vergonha.






David, 8 anos

imag4267

Ele sofreu abuso sexual. No desenho, ele destaca os olhos e o pênis do agressor. Ele escreveu também “marica” e “chupa-rolas”. O agressor falava isso enquanto o estuprava.

Isabel, 8 anos

imag4268

Foi abusada sexualmente pelo pai. No desenho ela retrata o momento do abuso. O pai a colocava numa cadeira pra penetrá-la por trás. Na parte superior da imagem, ela retrata o irmão mais novo, que ficava vendo tudo acontecer pela porta.

Joan, 8 anos.

imag4269

No desenho, a criança coloca o homem que a estuprava numa gaiola, fechada com um cadeado, e a chave (no canto superior direito) protegida por espinhos, para ninguém conseguir pegá-la.

Marina, 5 anos.

imag4270

Era abusada pelo pai, que também a obrigava a assistir filmes pornô. No desenho, ela retrata um dos filmes que assistiu. Ela disse ao especialista que nesses filmes as pessoas “ficavam peladas e faziam coisa feia”.

Ester, 9 anos

imag4271

Ela desenhou a posição que tinha que ficar enquanto o seu pai a abusava.

Toni, 6 anos

imag4272

O especialista pediu para desenhar a pessoa que o abusou. O menino respondeu: “é um monstro”. Destacou o pênis ejaculando.






Andrea, 10 anos

imag4273

Representou como eram os abusos, onde ela tinha que tocar o pênis do homem, enquanto ele tocava a sua vagina. Ela ficou com vergonha de responder as questões do psiquiatra e aceitou escrever as respostas no desenho, por isso os “si” e ´´no´´.

Victor, 7 anos

imag4274

Ele era obrigado, a partir dos 4 anos de idade, a fazer sexo oral no seu pai. A linha que sai da sua boca e vai até o pênis do pai, representa a sua língua.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

42 comments
Add Your Reply