A parede Branca: Aproveite a virada de ano para “virar” sua vida

parede-branca
Estava sentado no sofá, na sala, olhando para aquela parede manchada: eu havia mudado o lugar dos móveis e eliminado dois quadros, o que deixou marcas horrorosas, sem falar daquela mancha no pé da parede, causada por meu cachorro que, molhado e sujo depois de um passeio, resolveu se espojar ali, ignorando que a parede era branca e nem ligando para a sujeira deixada. Eu olhava todas aquelas manchas, marcas do que se foi, coisas do passado, mas que incomodavam no presente. Recordei-me então do que escreveu Christopher André, autor e psicoterapeuta francês, em seu livro “Die Launen der Seele” (Os caprichos da alma), um excelente livro que aborda o perigo de nos entregarmos a sentimentos e situações que não nos fazem bem, ao invés de por um fim decidido neles. Recordei-me de uma frase que ficou grudada em minha mente, devido à sua simplicidade e mais ainda devido à sua clareza: “Se você está insatisfeito com uma determinada situação, não reclame. Levante-se e mude-a!”. Quanta razão ele tem! E foi assim que, concordando com essa frase que havia interiorizado bem, resolvi fazer exatamente isto: levantei, fui ao Baumarkt (um supermercado de material de construção), comprei um balde de tinta branca e comecei a pintar a parede.



O que surpreendeu foi o que aconteceu em seguida, depois da parede já estar pintada: eu não parei por aí. A coisa me fez tão bem que comprei mais tinta e continuei pintando, pintando e pintando… No final das contas, pintei todo o apartamento e digo: foi uma ideia sensacional! Sinto-me extremamente bem com tudo pintado, sinto-me mais leve e (o melhor de tudo!) posso sentar agora no sofá sem ver mais aquela parede manchada com as marcas horrorosas do passado.
Essa história pode parecer pouco significante, mas penso que ela ganha profundidade se analisada com mais calma e aplicada em outros setores da vida. Você está insatisfeito com algo, com seu peso, com seu trabalho, com suas “amizades” ou com qualquer outra coisa? Então faça o mesmo: levante-se e mude o que não lhe faz bem! Pratique esportes e se alimente bem para emagrecer (ou engordar!), procure outro emprego, livre-se dos falsos amigos ou realize em sua vida qualquer mudança, pois isso lhe fará bem!





Às vezes, tememos mudanças por não saber no que elas resultarão. Isso é mais que compreensível, pois a dúvida sobre o que ainda virá pode causar insegurança e medo, mas nunca deixe de mudar algo por isso, já que qualquer mudança na vida, tanto faz se ela no fim das contas se revele como certa ou errada, é melhor que a inércia, que ficar parado e preso em uma situação que não lhe faz bem, que lhe inibe, que lhe sufoca, que lhe reprime e oprime. O medo de “perder” algo antigo jamais deveria ser maior que a esperança de ganhar algo novo, pois esse medo evitaria que continuássemos a caminhar, a progredir, a crescer como seres humanos. Sim, para crescer é preciso caminhar. E para caminhar, é preciso deixar o passado para trás. Hoje tenho uma parede novamente branca, sem as marcas do que já passou, mas prontinha para receber as marcas que estão por vir. E digo convicto: valeu a pena! Que tal fazer o mesmo? Que tal aproveitar a virada de ano para virar também sua vida, dar uma nova pintura naquilo que não é mais atual e se abrir para tudo aquilo que o futuro poderá lhe trazer? Às vezes, basta começar com uma pequena mudança para desencadear uma série de outras, e, no final, a mudança pode terminar se tornando grande, realmente grande, encerrando um capítulo de sua vida para que você (finalmente!) possa começar um novo. Pense nisso.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: