Como as pessoas veem mulheres com tatuagens

tatuagens

Um fascinante estudo mostrou como os homens reagem às mulheres com corpo tatuado

.
Não é nenhum segredo que quando se trata do jogo de sedução – quer seja para uma noite ou para uma vida inteira – os homens tendem a colocar um valor mais alto na beleza do que as mulheres. Uma ampla pesquisa mostra que os homens são mais sensíveis a alguns detalhes específicos do corpo das mulheres, tais como menor distância da cintura até o quadril, seios maiores, bom gosto no uso de cosméticos, roupas reveladoras, e que vistam a cor vermelha (que sinaliza receptividade sexual).





Mas de acordo com o psicólogo Nicolas Guéguen, da Universidade de Bretagne, a pesquisa também destaca outra sensibilidade: Os homens tendem a superestimar as intenções sexuais das mulheres. Dito de outra forma, os homens muitas vezes interpretam mal as mulheres, como se elas tivessem mais interesse sexual neles do que elas realmente têm.


E em comparação com outras características físicas, observa Guéguen, as pesquisas sobre a resposta dos homens para mulheres tatuadas têm recebido atenção notavelmente escassa. Na França cerca de 12 por cento das mulheres ostenta uma tatuagem. Nos Estados Unidos, o número é de cerca de 23 por cento.
Os poucos estudos que se concentraram nas percepções dos homens sobre mulheres tatuadas descobriram que essas mulheres foram vistas sob uma perspectiva, geralmente, negativa. Um estudo, por exemplo, perguntou para os homens avaliarem uma mulher de 24 anos, vista em uma fotografia, em uma série de quesitos pessoais. Para alguns homens foi mostrada uma foto da mulher com uma tatuagem de dragão preto no braço esquerdo; para outros foi mostrada uma foto da mulher sem a tatuagem. Os homens que viram a mulher com tatuagem a julgaram como sendo menos atlética, menos motivada, menos honesta, menos generosa, menos religiosa, menos inteligente e menos artística do que aqueles que viram a mulher sem nenhuma tatuagem.





Mas Guéguen também notou uma outra curiosa descoberta nesta pesquisa: Os homens não veem as mulheres tatuadas apenas como menos atraentes, eles também as veem como mais promíscuas.
São as mulheres tatuadas realmente mais promíscuas do que aquelas que não apresentam qualquer arte no corpo? Guéguen realizou uma pesquisa com mulheres tatuadas na França e descobriu que elas não tendem a ter sua primeira relação sexual em idades relativamente mais baixas.
Guéguen aponta que este estudo tem a sua quota de limitações e recomenda que pesquisas futuras devem se concentrar em responder se a associação entre tatuagens e promiscuidade é baseada em estereótipos masculinos ou experiências reais. No entanto, este estudo oferece alguns novos insights sobre por que que, quando se trata de mulheres tatuadas, alguns homens veem uma arte de corpo e outros veem um “sinal de vagabundagem”.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

18 comments
Add Your Reply