Punir a criança por mentir só faz com que ela minta mais

 

punir
Você costuma punir seus filhos quando eles são flagrados mentindo? Se sim, então acho melhor você repensar o seu sistema de punições. Uma pesquisa da Universidade McGill concluiu que as crianças que são repreendidas por ter mentido são mais propensas mentir, enquanto as crianças a quem foi dada a oportunidade para se explicar tendem a acreditar que a honestidade é a melhor saída.





Os pesquisadores testaram a eficácia da punição em 372 crianças com idades entre 4 e 8 anos, descobrindo que as crianças eram menos propensas a dizer a verdade quando eram ameaçadas com alguma punição, e mais propensas a dizer a verdade quando não se sentiam ameaçadas pelo adulto.
A fim de avaliar as implicações da punição sobre a propensão de uma criança mentir, pesquisadores colocaram cada participante sozinho em um quarto com um brinquedo, e pediram ao filho para não espreitar o brinquedo durante um minuto. Não é de surpreender que a curiosidade atacou na maioria das crianças, com 67,5% espreitando, e 66,5% dos que espiaram mentindo sobre isso. Vale ressaltar que as crianças mais velhas eram menos propensas a espreitar, mas também foram mais propensas a mentir sobre espreitar depois de terem feito isso.
— As crianças muitas vezes mentem para esconder transgressões — afirma a pesquisadora do estudo Victoria Talwar. — Tendo feito algo errado ou quebrado uma regra, elas podem optar por mentir para tentar esconder. Afinal, eles sabem que podem ficar em apuros por causa da transgressão. Assim, a punição não tem muito efeito. Ela não impede que elas usem a estratégia de mentir para tentar sair do problema.





Então, como é que os pais devem agir para incentivar seus filhos a dizer a verdade quando o impulso de mentir é tão forte? O estudo de McGill indica que as crianças respondem melhor a um apelo moral forte para a honestidade. As crianças mais jovens estavam inclinados a dizer a verdade para fazer um adulto feliz, enquanto as crianças mais velhas estavam inclinadas a fazê-lo por causa de sua própria definição internalizada de certo e errado – fatos que podem vir a calhar quando seu pequeno é pego em flagrante com balas na hora errada.
— Se uma criança está brincando com uma bola dentro de casa e quebra o seu vaso, mas diz a verdade sobre quando perguntada, você deve reconhecer que ela foi sincera. Ela ainda pode ter consequências para a trangressão, mas a criança aprende que a honestidade é valorizada — diz Talwar.
Essas conclusões reforçam uma abordagem mais progressiva à paternidade, e indicam que é melhor explicar que se deve dizer a verdade para as crianças usando o reforço positivo do que a ameaça de consequências adversas.
— Geralmente pensamos na mentira como um comportamento negativo — explica a pesquisadora. — No entanto, às vezes deixamos de reconhecer o comportamento positivo – honestidade. Se uma criança está confessando sua transgressão, precisamos reconhecer que foi honesta.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: