Como Identificar um Narcisista e se Afastar

narcisistas

A maioria de nós já esteve em um relacionamento com um narcisista. Talvez você tenha sido sugado por um membro egocêntrico da família, um esposo, um namorado, um colega de trabalho,ou um amigo.

Talvez você pensou que era sua culpa quando o narcisista fez você se sentir diminuído e cheio de desespero.
A verdade é que a sua única “falha” foi se envolver com o narcisista, em primeiro lugar!


Aprender a identificar esse comportamento tóxico antes que ele te machuque é crucial para a sua saúde. Uma grande parte do nosso bem-estar se deve aos nossos relacionamentos, que podem ser saudáveis ou tóxicos. Se temos relacionamentos tóxicos, precisamos avaliar se eles podem ou não mudar; se não,  temos de encontrar forças para ir embora.
Então, vamos falar sobre como identificar um narcisista e se afastar deles.

Aqui estão 6 características de um narcisista:

Ele/a raramente assume a responsabilidade pelos problemas e, em vez disso, culpa os outros.
O narcisista expressa pouca emoção, especialmente durante os conflitos com você. Quando você expressa sua emoção, ele ou ela te culpam por isso. É uma forma sutil de abuso.






Ele/a drena você, vive da sua energia. Considere quanta energia você está gastando nesta relação … o meu palpite é que seja do tamanho do seu esforço para manter o relacionamento vivo. Você provavelmente está esgotado emocionalmente e fisicamente, porque é você quem faz todo os planos, todos os pedidos de desculpas e todo os esforços para “corrigir” o que está errado.
Ele/a é encantadora e pensa muito em si mesmo/a.
Esta pessoa é irresponsável com suas finanças, carreira e/ou em manter sua casa em ordem.
Jekyll & Hyde: Esta pessoa é muito agradável, mas quando você diz alguma coisa errada ela chama sua atenção. Você vive pisando em ovos por querer fazer tudo certo.
Depois de estar certo/a de que você está com um/a narcisista, o mais sensato a fazer é se afastar.

Por quê?

Não existe argumentação com essa pessoa. Você vai, inevitavelmente, terminar a maioria dos conflitos pensando que foi tudo culpa sua. Você vai acabar pedindo desculpas. E você vai acabar sendo o único a perder sua auto-estima.
Você pode evitar tudo isso!

Aqui estão 5 passos para terminar o relacionamento com um narcisista:

1. Distancie-se emocionalmente e fisicamente desta pessoa.

Se for um colega de trabalho, não aceite mais os seus convites. Se for um namorado, peça um tempo para se orientar e prepare o caminho para sair fora. Se for um membro da família, isso pode ser mais difícil, mas existem inúmeras maneiras de se distanciar de uma pessoa assim.

2. Perceba que o problema não é você.





Você precisa explorar o porquê se sentiu atraído/a por este tipo de personalidade, mas esse é o único ponto onde você precisa se questionar. Qualquer coisa que essa pessoa tenha dito ou feito para você, é um desafio e não um defeito seu. Um narcisista nunca irá culpar a si mesmo.

3. Quando estiver pronto, caia fora.

Vai ser doloroso, mas saia deste relacionamento de qualquer maneira e rapidamente. Não discuta com ele/a ou dê longas explicações, porque ele/a vai tentar seduzi-lo a ficar. Caminhe e não olhe para trás. Você será feliz com o que fez. Se for um cônjuge ou namorado/a, narcisistas superam rapidamente. Dentro de semanas ou em poucos meses já vão estar apaixonados por outra pessoa.
As pessoas poderão se perguntar como você deixou essa pessoa “encantadora” escapar. Mas se mantenha fiel a si mesmo e não se preocupe com o que os outros pensam.

4. Se livre da necessidade de aprovação dos outros.

Muitas vezes, as pessoas que precisam de aprovação são as que mais se sentem atraídas por esse tipo de personalidade abusiva. Não procure outra pessoa por “aprovação” porque você nunca vai se sentir realizado. E o que vai acontecer se você ficar com um narcisista por aprovação? Você vai acabar se sentindo completamente abusada/o e irá se arrepender.

5. Se ame e cerque-se de pessoas que realmente te amam.

Quando você fizer isso vai completar o quadro de bem-estar na sua vida.

Fonte: MindBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

5 comments
Add Your Reply