Como mudar a sua atitude quando você não puder mudar a sua situação

 
atitude
Às vezes, mudar as suas circunstâncias físicas não é possível – ou não é possível no tempo necessário, ou você pode querer uma mudança menos drástica, mas você ainda quer ser mais feliz. Você não pode arranjar um novo emprego imediatamente ou você topa regularmente com aquele amigo que faz você se sentir mal, que opções lhe restam?
Mude sua percepção, crença ou opinião sobre a situação – isso vai ajudá-lo a mudar de atitude.

O filósofo grego Epiteto disse a mais de 2.000 anos atrás: “As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas que acontecem com elas, mas pelos princípios e opiniões que elas formam sobre aquelas coisas. Quando estamos inviabilizados, ou perturbados, ou tristes, não devemos responsabilizar os outros, mas a nós mesmos; isto é, aos nossos próprios princípios e opiniões”.
A ciência comportamental moderna concorda! O psicólogo americano Albert Ellis, famoso por desenvolver a terapia de comportamento racional emotiva, explicou que o modo “como” as pessoas reagem aos eventos é determinado em grande parte pela sua “visão” dos acontecimentos, e não pelos próprios acontecimentos.
Alguma ideia de como mudar a sua percepção – e melhorar a sua atitude? Aqui estão cinco maneiras fáceis para começar:





1. Admita para si mesmo que você não está feliz.
Você não pode mudar nada se não estiver ciente do que precisa ser mudado. Pare o ciclo de desejar que as coisas mudem e assuma o controle dos seus pensamentos e reações a eventos e pessoas.
2. Tenha em mente que o otimismo é uma escolha.
Você não nasce com uma atitude positiva ou negativa. É algo que você se torna através de suas experiências. Pouquíssimas situações são completamente ruins. Sempre tente levantar alguns pontos positivos de qualquer situação difícil e anote-os para que você possa se lembrar deles.
3. Use palavras positivas.
Use afirmações como: “Estou esperançoso” ou “Vamos encontrar uma solução” ao longo do dia. As palavras que você usa quando fala têm um grande impacto na sua atitude e perspectiva emocional.

4. Passe seu tempo com amigos que te deixam feliz.
Tente cercar-se com amigos que exalam energia positiva. Preste atenção nas palavras que eles usam quando falam com você sobre o seu dia. Você vai se surpreender sobre como é simples determinar se eles são uma influência positiva ou negativa.
5. Diga uma afirmação diariamente.
Encontre uma citação que seja significativa para você e diga em voz alta todas as manhãs. Por exemplo: “Algo grande vai acontecer hoje”. Eu sei que isso soa um pouco “Zen”, um pouco místico, mas na verdade é um método muito simples e eficaz para reciclar sua mente subconsciente – e tem base científica.
Então, da próxima vez que você se deparar com uma situação desafiadora, lembre-se destas dicas para moldar a sua percepção – e melhore a sua atitude. Você pode não ser capaz de mudá-la, mas certamente vai poder escolher a sua resposta física e mental para ela. Conforme o tempo passar, você vai notar uma verdadeira mudança em sua atitude, e seus amigos e familiares também!

Fonte: MindBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

3 comments
Add Your Reply