6 Dicas Para Fazer Bons Elogios

65
Elogios vem em todas as formas e tamanhos. Podem variar desde o reconhecimento de algo que alguém fez, do jeito de ser, ao comentário positivo de uma vestimenta.





Um elogio sincero, não importa quão pequeno seja, pode fazer qualquer um se sentir bem.
A próxima vez que quiser fazer um elogio convincente,  lembre-se desses 6 passos.

1. Seja específico

Pessoas se sentem muito mais apreciadas e vistas quando você fala exatamente o porquê ela merece um elogio. Elogios genéricos são fracos e facilmente esquecidos. Perceba realmente a pessoa e o que de fato te deu uma impressão positiva a ponto de querer elogiá-la. Para isso, é importante ter claro o que exatamente naquela pessoa te causou um bom impacto.

2. Elogiar é apreciar o quanto alguém é único

Elogios são feitos para fazer com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas e se sentirem apreciadas por quem são, então garanta que o elogio é sobre algo que é específico à pessoa. Fale sobre algo que é a cara dela. Quanto mais pessoal, melhor, mais sincero e mais convincente.

3. Inclua exemplos, explique

Falar simplesmente “Muito bom!” ou “Que bonito” pode ser bom, mas não chega nem perto do que um elogio pode ser de verdade. Dê corpo ao seu elogio explicando e dando exemplos do porquê você acha que é bonito. Desta forma, o elogio parece mais sincero e se torna mais convincente.  No trabalho, inclusive, pode ajudar a pessoa a ter consciência do que ela fez de bom e pode mais facilmente conseguir fazer um bom trabalho no futuro.

4. Qualquer hora é hora

Algumas pessoas ficam esperando um momento certo para fazer um elogio. Mas esse momento certo, a não ser que você queira criá-lo , talvez nunca aconteça. Se você acha que um elogio é apropriado, o melhor momento é agora. Sinceridade tem muito a ver com timing, e se você está sentindo apreciação pela pessoa, a expresse.

5. Inclua a pessoa





Elogios não precisam ser uma via de mão única, você pode incluir a pessoa. Se você acha que alguém fez algo especialmente bem, fale sobre o que ela fez e comece perguntando como ela acha que se saiu. Depois, você pode mostrar o quanto você apreciou a forma com que ela lidou com a situação. Ao mesmo tempo em que você dá um bom feed-back e reconhecimento de que você também demonstra interesse por ela.

6. Seja generoso e verdadeiro

Elogiar para atingir um objetivo que não seja a simples expressão da sua apreciação além de poder ser meio egoísta pode também parecer falso. Não elogie só para agradar, para receber um elogio de volta ou conseguir algo em troca. Elogie porque você realmente sente e aprecia algo especial nesta pessoa — ou o quanto ela é íntegra e especial. 
Fonte: Lifehack traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author .

Leave a Comment: