Entenda o trabalho de um Psicólogo

Muitos desconhecem o que um Psicólogo de fato faz. Alguns acreditam que Psicólogo “é coisa de louco”, e por isso não há porque procurá-lo. Outros acreditam que Psicólogo é aquele que só ouve, como um amigo. Há ainda aqueles que nem procuram saber sobre o assunto, simplesmente por acreditarem que não precisam, que “todo mundo tem problema e que tem que se virar sozinho”. Existem também aqueles pais que afirmam: “Meu filho não precisa de um Psicólogo, a Terapia dele é o chinelo…” Lamentável, porém muitas vezes o trabalho e a importância do Psicólogo não são devidamente divulgados.





O Psicólogo é um profissional graduado em Psicologia (curso superior, geralmente com duração de 5 anos). A Psicologia é uma ciência que tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive. Estuda várias abordagens, com foco no ser vivo (fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores).
Dentre os diversos campos de atuação do Psicólogo (hospitais, ambulatórios, postos de saúde, sindicatos, empresas, juizados de menores e famílias, penitenciárias, instituições, associações esportivas, escolas, etc.) existe a área Clínica (minha área de atuação).
O Psicólogo Clínico diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Mas acima de tudo, promove saúde e bem estar, com objetivo na qualidade de vida.
Porém, por diversos motivos (falta de conhecimento, vergonha, etc.) muitas pessoas deixam de procurar a ajuda de um Psicólogo. Mas é simples, assim como uma pessoa vai ao dentista tratar a dor de dente, ela também pode ir a um Psicólogo para tratar das dores emocionais.





As pessoas podem procurar o Psicólogo em qualquer momento de sua vida, como em separações, perda de um ente querido, stress, medos, traumas, doenças psicossomáticas, depressão ou qualquer outro transtorno, insegurança, dificuldades em lidar com pessoas ou com ela mesma, timidez, fobias e muito mais. Lembrando que isso é válido para todas as idades.
Enfim, não gostaria de estender o texto ainda mais, lembrando que: lidar com as emoções não é tão simples assim, e que elas estão diretamente ligadas ao corpo físico e consequentemente à saúde. Portanto, se você se encontra em alguma situação descrita acima, ou em outra, não menos importante, procure um Psicólogo devidamente cadastrado junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP), faça Psicoterapia!
Se você quiser saber um pouco mais sobre o trabalho de um Psicólogo e o quanto isso poderá influenciar de maneira positiva em sua vida, entre em contato comigo, terei um enorme prazer em recebê-lo.

Fernanda Cândido
Psicóloga Clínica / Especialista em Psicomotricidade

E-MAIL: fernandacandidopsi@hotmail.com

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on: