Por que às vezes temos dificuldade em dizer NÃO?

Resolvi escrever esse artigo pensando nas pessoas que dizem SIM para alguém, mesmo quando esse SIM lhe traz, de certa forma, alguma conseqüência. E é claro, para quem se identificar.
Certo dia, uma amiga me convidou para ir a uma festa cujo lugar tinha a caraterística de fazer com que eu “não me sentisse bem” Não, eu não queria ir àquele lugar, com aquelas pessoas (não que eu seja antissocial), mas acredito que às vezes precisamos ter a nossa própria privacidade, o nosso tempo a sós. Eu comigo mesma e mais ninguém. Ok.





Gostaria de ter dito NÃO, “NÃO, eu não quero ir a essa festa!”, mas eu fui. E por quê? Quando chegamos tudo que eu havia imaginado aconteceu. Resumindo: Para mim, “a festa estava só o pó”, não me senti bem a noite toda e também não aproveitei a festa. Estava de mau humor, com dor de cabeça. A única coisa que eu pensava era quando iríamos embora daquele lugar. E no dia seguinte comecei a me questionar sobre o porquê de eu ter dito SIM quando eu simplesmente poderia ter dito NÃO.
Depois desse dia eu comecei a observar algumas pessoas que sempre diziam SIM, mesmo querendo dizer NÃO, e cheguei à minha própria conclusão: às vezes dizemos SIM para não magoar um amigo ou para não perder aquela imagem “de pessoa legal”. Dizemos SIM para aquele filho que fica emburrado, (aquele que fica fazendo uma “chantagem emocional”, horas! Quem nunca fez isso quando era criança?). Dizemos SIM para emprestar aquele objeto que, na verdade, não gostaríamos de ter emprestado. Dizemos SIM para ir a algum lugar quando, na verdade, a única coisa que gostaríamos era de ter ficado em casa, assistindo aquele filme ou vendo aquele jogo de futebol. Faça uma pausa: Quantas vezes você já disse SIM querendo dizer NÃO?





Não poderia deixar de lado a psicologia para explicar sobre esse nosso comportamento. Existem várias teorias, mas prefiro me basear na teoria cognitiva comportamental.
Em outros artigos, já havia comentado sobre as “Crenças Centrais Negativas”, que são formadas a partir de nossas experiências, principalmente aquelas vivenciadas durante a infância. A forma como interajo com o meu ambiente, com as pessoas à minha volta: família, sociedade, etc; fazem com que eu crie automaticamente pensamentos ou crenças, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, uma criança que ouviu muitas vezes a frase “Você não consegue”, “Você não é capaz”, provavelmente crescerá desenvolvendo a crença negativa de incapacidade, muitas vezes despercebida. Logo, em algum momento de sua vida, se sentirá incapaz de realizar alguma tarefa. Outro exemplo é uma pessoa que em algum momento da vida foi ou se sentiu rejeitada. Provavelmente essa pessoa se sentirá rejeitada em outros acontecimentos, podendo generalizar que sempre será rejeitada.





Vou me basear nessa crença para explicar um dos motivos que fazem com que as pessoas tenham dificuldade em dizer NÃO, mas existem outras crenças que certamente contribuem para isso. Eu posso dizer SIM por ter medo de ser rejeitado, por querer utilizar estratégias compensatórias (se eu agradar, logo serei amado/ Preciso fazer isso para ser aceito/ Se eu disser SIM essa pessoa gostará mais de mim/ Se eu disser SIM irei conquistá-lo (a), etc.)
Esses são só alguns exemplos querido leitor. São pensamentos como esses, automáticos, que muitas vezes deixamos passar despercebidos e que influenciam totalmente a nossa vida e as nossas escolhas.
Se você se identificou com o tema, convido você a fazer uma reflexão: Toda vez que pensar em dizer SIM a alguém querendo dizer NÃO, pense em primeiro lugar se existe alguma crença negativa e, se tiver alguma, a enfrente, não permita que outro tome “as rédeas” da sua felicidade.
Quantas vezes deixamos passar oportunidades pelo fato de permitirmos que esses pensamentos disfuncionais nos dominem? Não se abale! Se você tem algum pensamento negativo ou se identificou com algumas dessas crenças, é para você que compartilho uma das minhas citações favoritas:
“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude os seus pensamentos e você mudará o seu mundo” Norman Vicent Peale

About the Author Tamiris

Psicoterapeuta.

follow me on:

Leave a Comment: