Sinceridade: Um remédio para a alma

Sinceridade. Não posso esconder que o indivíduo sincero me provoca falta de fôlego e me seduz completamente. Ser sincero não é ser arrogante e dizer tudo na lata, sem se importar com os sentimentos das outras pessoas. É muito mais amplo.





E o que mais me chama atenção, são aquelas pessoas que não têm medo de ser o que são. Eu quero você, mas quero você com todas as suas formas. Quero seu lado bom e encantador. Mas quero o seu lado negro. Aquele que você sabe que será totalmente criticado se for exposto para os outros. Quando eu quero alguém, eu quero completo. Eu gosto de beber até o último gole.
Não tem porquê se esconder. Não tem porquê fingir sentimentos. Seria tão mais simples se expressássemos somente aquilo que realmente sentimos. Para que tentar ganhar o outro por outros métodos? Não é muito melhor estar com alguém que te aprecia do jeito que tu és? Ninguém é perfeito. Ninguém é santo. Ninguém nunca vai ser tão bom o suficiente para nós. É preciso existir tolerância. Respeito. E acima de tudo: transparência.





Muitas pessoas passam a maior parte da vida tentando descobrir por que os outros mentiram para elas. O problema é que nós criamos expectativas demais. O outro só nos mostra o lado bom e nós passamos a acreditar que encontramos o nosso par perfeito. Nos iludimos com tanta facilidade. Mesmo quando o outro não faz nenhum esforço para isso.
Conhecer uma pessoa superficialmente, pode lhe trazer tantas coisas negativas. Você pode achar que não é bom o suficiente. Você passa a se cobrar mais e a se machucar toda vez que comete um erro. Você passa a depositar esperanças no outro ser. Por que você já não consegue enxergar os defeitos do outro. E você já não pensa nem na existência da possibilidade do outro te decepcionar e te magoar profundamente. É aí que você passa a trocar os pés pelas mãos.
A sinceridade pode machucar as vezes, pois nem sempre estamos completamente preparados para ouvir a verdade. Mas a sinceridade pode salvar muita gente. Pode impedir muitos choros e decepções. Engolir e aceitar a verdade é um dos primeiros passos para o amadurecimento. Aceitar o outro com todos os seus víeis. O segredo é aceitar.
Existirão coisas que jamais iremos admitir, eu concordo, mas à medida que aprendemos a ser mais flexíveis, conseguimos aproveitar muito melhor as coisas que estão a nossa volta. Querer a perfeição é dar murro em ponta de faca. A sinceridade abre os olhos. Alerta a alma e coração. Não custa nada mostrar a face como ela verdadeiramente é. Por que tantos casais afirmam que o companheiro ou companheira só mostram o verdadeiro eu depois do casamento e se frustram com isso? Por que nunca existiu sinceridade e transparência dentro da relação. Por que quando amamos alguém temos medo de perde-lo e por isso só mostramos o que temos de bom para prendê-lo cada vez mais perto da gente. Mais uma hora a ficha cai. Não adianta esconder.
O sincero me cativa. Ganha meu respeito. Por mais que você tenha um lado podre que me faça pensar duas vezes antes de continuar com você, eu ainda sim te admiro por ser franco e me dizer abertamente. Você tem ponto comigo, a partir do momento que mostra todas as suas faces. Afinal, uma pilha não funciona com dois lados positivos não é mesmo?

About the Author Carolina Santos

Sou formada em Administração pela UFPE e apaixonada por Psicologia. Lido com a Depressão desde sete anos de idade. Sou apaixonada por leitura e escrita. E meu maior sonho é poder ajudar as pessoas através das minhas experiências de vida. Participem do meu grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1969510996617235/ Lá eu interajo mais com vocês sobre a Depressão Abraço :*

follow me on:

Leave a Comment: