Pessoas passivo-agressivas muitas vezes passam despercebidas no local de trabalho e nos seus círculos sociais, pelo menos inicialmente, porque elas conseguem disfarçar sua hostilidade com um comportamento agradável.
Listamos aqui nove coisas que só uma pessoa passivo-agressiva é capaz de fazer:
Um passivo-agressivo prefere ser visto como “distraído” em vez de desagradável. Em vez de se recusar a fazer um trabalho, ele pode alegar que se esqueceu do prazo; um amigo passivo-agressivo prefere dizer que se esqueceu de fazer reservas no restaurante que vocês combinaram em vez de dizer que não queria ir.
Num esforço para parecer uma pessoa agradável, o passivo-agressivo raramente diz não. Ele é capaz de ignorar um convite e, mais tarde, alegar que nunca recebeu. Muitas vezes ele concorda e assume compromissos, mesmo sem nenhuma intenção de cumprir. Para escapar de suas obrigações, ele pode cancelar os planos no último minuto, fingindo que ficou doente ou que teve uma emergência.
O passivo-agressivo até partilha as suas opiniões, mas não logo de início. Ele é propenso a reclamar das pessoas, mas nunca fala diretamente para a pessoa da qual está reclamando. Sua abordagem indireta prejudica seus relacionamentos e ele não faz nada para resolver os seus problemas.
O passivo-agressivo é teimoso. Quando não quer fazer algo, muitas vezes se torna o mais ineficiente possível para evitar fazer o trabalho. Em vez de dizer: “Eu estou tendo problemas com esse projeto”, o passivo-agressivo prefere procrastinar de propósito na esperança de que alguém assuma o trabalho.
O passivo-agressivo não expressa sua raiva ou descontentamento de forma aberta. Ele guarda ressentimentos e amarguras por anos, muitas vezes camuflando-os com um sorriso falso. Não importa o quanto discorde do que você está dizendo, ele vai se esforçar muito para parecer que concorda totalmente com as suas declarações.
Escondido sob sua aparência agradável, o passivo-agressivo mantém o desejo de punir aqueles que o magoaram. Muitas vezes, se dedica a prejudicar os indivíduos que acredita terem se aproveitado dele. Sua vingança é, muitas vezes, indireta – um e-mail anônimo com raiva ou um desagradável rumor que se espalhou no seu local de trabalho são apenas algumas das maneiras que ele pode usar para se vingar.
O passivo-agressivo não acredita que pode ter controle sobre os acontecimentos da sua própria vida. Em vez de tomar medidas para resolver os problemas, ele se convence: “Não adianta tentar, porque de qualquer maneira, não posso fazer nada sobre isso.” Esta abordagem passiva, desnecessariamente, o sujeita a mais sofrimentos e, infelizmente, muitas de suas previsões negativas se transformam em profecias auto-realizáveis.
Mesmo se o passivo-agressivo estiver profundamente ofendido, ele vai evitar o confronto direto. Às vezes, se comunica de forma inconveniente, dizendo coisas como: “Bem, você não se preocupa com os meus sentimentos, então eu acho que você não precisa fazer isso.” Ele permite que os outros o tratem mal e se recusa a admitir que esteja com os sentimentos feridos.
O passivo-agressivo luta pelo que quer e usa táticas de manipulação para que as suas necessidades sejam satisfeitas. Em vez de pedir ajuda para carregar uma caixa, ele pode queixar-se: “Eu provavelmente vou machucar minhas costas carregando essa caixa sozinho.” Não se importa se os outros sentirão pena dele, contanto que tenha as suas necessidades satisfeitas.
Há algumas coisas que o passivo-agressivo pode fazer para se tornar mais assertivo. Quando as suas palavras estiverem alinhadas com as suas emoções, você vai desfrutar de uma vida muito mais autêntica. E se você detectar em alguém os sinais de um passivo-agressivo, talvez um colega de trabalho, um amigo ou membro da família, esteja disposto a ajudá-lo a manter as suas responsabilidades. Permitir que o passivo-agressivo fuja das suas responsabilidades ou evite o confronto só irá reforçar o seu comportamento.
Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.