5 frases que um psicopata costuma usar para confundir você

Ao ouvir a palavra “psicopata”, você pode pensar em Hannibal Lecter ou Ted Bundy, mas através das pesquisas que fiz para escrever o meu livro ficou claro para mim que a maioria dos psicopatas realmente não são violentos e não estão presos. Na verdade, há uma boa chance de que eles se pareçam excepcionalmente altruístas e inocentes para a maioria das pessoas.





Psicopatas são, em primeiro lugar, os predadores sociais. Sem consciência para julgar seus comportamentos, eles se utilizam do charme e da manipulação para conseguir o que querem dos outros. Ninguém está imune a isso. Eles atacam com igual imprudência a família, os amigos, amantes, colegas de trabalho, ou até mesmo redirecionam suas habilidades para a religião ou a política. Eles modificam suas personalidades para se tornarem exatamente a pessoa que eles acham que você quer que eles sejam. E eles são bons nisso.





Quando você se deparar com um psicopata em sua vida provavelmente irá achá-lo muito atencioso, simpático, e se sentirá profundamente conectado a ele – até que ele não precise mais de você. É aí que o comportamento ”se fazer de louco” começa.

Aqui estão algumas frases comuns que você vai ouvir de um psicopata que está tentando fazer você duvidar de sua sanidade – e como eles servem para minar a sua independência.

Dizer uma ou mais dessas coisas não significa necessariamente que alguém é um psicopata, essas frases devem ser vistas como ”bandeiras vermelhas” para sinalizar que você precisa analisar melhor o seu relacionamento.

1. “Você está sendo paranóica”

Claro que existem pessoas que leem muito bem as situações. A única maneira de saber se este comportamento se destina à manipulação ou não é ter o controle de que as suas preocupações são bem fundamentadas no retrospecto.

Psicopatas intencionalmente farão coisas para fazer você se sentir insegura ou paranóica, como flertar com uma ex na mídia social para todo mundo ver. Quando você questioná-lo, ele vai acusá-la de estar sendo paranóica. Mas, um mês mais tarde, você descobre que ele estava realmente lhe traindo com aquela pessoa. O objetivo do psicopata é fazer você duvidar da sua intuição, constantemente plantando sementes que façam você se sentir ansiosa, e depois culpá-la por se sentir assim.

2. “Eu odeio drama”





No entanto, em breve você irá descobrir que há mais drama em torno deles do que em qualquer outra pessoa que você já conheceu. Um psicopata primeiro vai colocar você acima de todos os outros, elogiando seu jeito descontraído, perfeito. Mas isso nunca dura muito tempo. Eles são mentirosos patológicos, trapaceiros fora de série, e sempre se vitimizam.

Em pouco tempo essas qualidades, inevitavelmente, começam a aparecer. Basta mencionar suas preocupações ou frustrações, para que eles declarem ódio contra o seu drama e façam você se sentir ruim para reagir ao seu terrível comportamento.

3. “Você é tão sensível”

Psicopatas fabricam emoções em outras pessoas – é o que eles fazem. Após regar você com constantes elogios, ele pode ignorá-la por dias a fio, só aguardando pela sua reação. Quando você finalmente reage, ele a acusa de ser muito sensível ou carente. Ele vai insulta-la, menospreza-la, e criticá-la (geralmente de forma provocativa/brincando), empurrando até o seu limite para que você reaja.

Então, eles transformam as reações fabricada contra você, a fim de fazer você parecer louca. Dentro de semanas, um psicopata pode transformar uma pessoa excepcionalmente descontraída, em uma confusão irreconhecível de inseguranças e dúvidas.

4. “Você me entendeu mal”

Claro, casais saudáveis ​​têm mal-entendidos e falhas de comunicação o tempo todo. Mas psicopatas intencionalmente dizem coisas para provocar. Quando você reage, eles tentarão virar a mesa e culpar você por entender errado. Muitas vezes, eles até mesmo negam o que disseram.

O fato é que você entendeu o que ele disse perfeitamente bem. O que ele está tentando é fazer você duvidar de sua sanidade.

5. “Você é louca/ciumenta/apaixonada por mim”





De acordo com um psicopata, todos os seus ex-amantes, colegas e amigos estão loucos, com ciúmes ou apaixonados por ele. Isso se torna muito confuso quando eles começam a atacar as mesmas pessoas que já o denunciaram para você, utilizando-as para triangular e causar o caos (fazendo o psicopata parecer sempre em ”alta demanda”). Em seguida, ele a joga nesse mesmo balde de “loucos”, continuando seu ciclo interminável de idealizações, desvalorizando qualquer infelicidade que cruzar o seu caminho.

Acredito profundamente que a única maneira de sair dessa dinâmica destrutiva é cortar qualquer contato. Isso significa sem mensagens de texto, ligações telefônicas, e-mails, ou até mesmo amizade no Facebook. Caso contrário, você pode ter certeza que eles farão tudo ao seu alcance para fazer você se sentir louco.

A boa notícia é que, quando um psicopata tenta fazer você duvidar de sua intuição, isso significa que a sua intuição estava causando-lhe problemas. Psicopatas procuram destruir psicologicamente qualquer um que possa ameaçar a sua ilusão de normalidade para o mundo. Então, quando eles começam a fazer jogos mentais com você, é realmente um tributo indireto e torto da sua capacidade de perceber que algo estava errado neles.

Fonte: MyndBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

11 comments
Add Your Reply