7 Hábitos Recomendados pela Psicologia Positiva Para Você Ser Mais Feliz

A psicologia positiva, ao contrário da psicologia tradicional que tem como objetivo levar as pessoas do disfuncional ao mero funcional, é aplicada para levar as pessoas à uma vida mais próspera, alegre e feliz. O campo oferece inúmeras ferramentas para chegar a esse objetivo.





1 – Concentre-se nos seus pontos fortes: Muitas vezes pensamos: “O que há de errado comigo e como eu posso corrigir isso?” em vez de “O que é certo para mim, e como eu posso usar isso a meu favor?”. Até mesmo empresas cometem esse erro, chamando a atenção para aspectos negativos de seus funcionários. No entanto, inúmeros estudos têm demonstrado que nos sentimos melhores quando engajamos e usamos nossos pontos positivos. O pai da psicologia positiva, Dr. Martin Seligman, descobriu que quando usamos nossos pontos fortes de maneiras novas e diferentes, experimentamos níveis mais elevados de felicidade e menores níveis de depressão. Além disso, verificou-se que 70 por cento dos profissionais que utilizam os seus pontos fortes no dia-a-dia relataram sentimentos positivos.





2 – Expresse Gratidão: Ao invés de ansiar por aquilo que não temos, obtemos melhores resultados para a nossa saúde e felicidade ao expressar gratidão por tudo o que temos. Quer seja agradecendo a um poder superior, aos amigos, família, colegas ou estranhos, a gratidão tem impactos positivos duradouros. Estudos realizados pelo pesquisador Dr. Robert Emmons descobriram que aqueles que praticam a gratidão experimentam maiores níveis de alegria, prazer, felicidade e otimismo. Além disso, verificou-se que 88 por cento dos profissionais que expressam gratidão para com os seus colegas de trabalho relatam se sentirem mais felizes. Dizer “obrigado” para os outros, contar suas bênçãos diárias, escrever uma carta de gratidão e reconhecer as contribuições de um colega podem ter impactos positivos sobre a felicidade.

3 – Seja gentil e generoso: Ocasionalmente, podemos estar “ocupados demais” e nos esquecer de praticar a bondade. Ser generoso com os outros tem um impacto significativo no nosso sucesso e na nossa felicidade pessoal. Atitudes como fazer um favor para alguém, praticar atos aleatórios de bondade e ser voluntário na sua comunidade fazem parte disto. Bondades simples, como sorrir para um estranho, fazer um elogio, ou segurar a porta para alguém também funcionam.





4 – Perdoe a si mesmo e aos outros: Às vezes ficamos cheios de raiva dos outros ou de nós mesmos, o que acaba influenciando nossa saúde física e emocional. O pesquisador Dr. Fred Luskin sugere que devemos reconhecer plenamente a ferida para que isso nos permita avançar no processo de perdão. Dr. Jack Kornfield diz que o perdão não é apenas para o outro, mas também envolve não infligir dor em nós mesmos. Devemos então também perdoar a nós mesmos por falhas e erros.

5 – Mude sua atitude com relação ao otimismo: É fácil “catastrofizar” quando experimentamos uma adversidade pessoal ou profissional. No entanto, nós temos um imenso controle sobre a forma como percebemos situações, e pensar de forma otimista está correlacionado com maiores níveis de felicidade na vida e com o trabalho.

6 – Defina metas: Temos muitas coisas que queremos realizar em um dia, em uma semana, em um mês ou em um ano. Definir metas de curto e longo prazo para a nossa vida pessoal e profissional é fundamental para a produtividade e a felicidade. A criação de metas é um desafio específico, mensurável, baseado em valores e motivado por nós mesmos, e nos ajuda a construir a auto-eficiência, utilizar nosso potencial e conectar essas metas aos nossos valores. Com isso temos uma motivação vindo de dentro de nós mesmos, e não de fora.

7 – Conecte-se com outras pessoas: Considere os momentos mais felizes de sua vida. Você esteve sozinho durante essas ocasiões? É improvável. Nossas conexões sociais são a nossa felicidade, e tornar-se mais socialmente conectado é essencial para a nossa sobrevivência. Chame seus pais para sair, saia com seu namorado, saia para jantar com um amigo, vá almoçar com os colegas, conecte-se com seus filhos… Criar e manter laços é criar e manter a felicidade.

Fonte: Huff Post Healthy Living

About the Author Rachel Hauser Davis

Leave a Comment: