Os avós que cuidam dos netos deixam marcas em suas vidas

Algumas pessoas que fazem parte da nossa vida conseguem representar seus sentimentos e emoções com o máximo de intensidade. Os Avós, por exemplo, são pessoas únicas, agradáveis e inesquecíveis. Eles simbolizam a união de uma geração no papel que embrulha um doce, no olhar de cumplicidade, no gesto permissivo e compreensivo ou no consentimento desmedido, normalmente criado pelos pais.





Eles fazem parte das recordações mais cheias de satisfação, de prazer, de ternura… Nas histórias contadas cheias de reviravoltas inesperadas, no amor e na compreensão.

O maior presente que os avós podem dar aos seus netos são as raízes criadas através de um elo emocional nos corações, construído aos poucos, nos pequenos detalhes, nos segredos partilhados, na dedicação e no respeito incondicional.

Os avós possuem doutorado em amor





O estilo educativo dos avós tem benefícios importantes para uma criança.
Por quê? Porque os avós que cuidam dos seus netos lhes ensinam algumas lições importantes:

• Hobbies como caminhar, cuidar das plantas, cozinhar, etc.
• Histórias e as tradições da família: As Crianças se surpreendem ao saber que seus pais também já foram pequenos.
• Músicas, jogos e histórias antigas cheias de beleza e ensinamentos.

A posição familiar e a experiência de vida dos avós garantem um estilo parental extremamente positivo que faz com que as crianças se apeguem neles. Isto, graças ao que os bons avós tem:

• Tem mais paciência e são menos estressados nas suas vidas diárias. Isto lhes permite demonstrar mais carinho e maior interesse afetivo por meio da escuta empática.
• A comunicação emocional é uma pedra angular que permite que os netos se sintam muito mais compreendidos por seus avós do que por seus pais.
• Corrigem com seus netos os erros que cometeram com os seus filhos e, portanto, renovam a visão de pais sobre certos aspectos.
• São menos críticos e se concentram mais nas coisas boas do que nas ruins, sinalizando assim os pontos fortes das crianças ao invés de suas fraquezas.
• Ajuda a criança a criar independência dos pais e a se socializar com pessoas de diferentes idades.
• Agem como advogados das crianças, servindo de ponte para validar os sentimentos e as complicações dos obstáculos gerados pela convivência e a comunicação entre pais e filhos.
• São um suporte emocional indispensável para os netos em situações de crise ou divisão familiar como uma separação, por exemplo.

Mas não são só os avós que deixam marcas nos corações dos seus netos, os netos também deixam marcas nos corações dos seus avós. Isso porque eles lhes trazem vitalidade, alegria e apoio, portanto, cuidar dos netos pode significar uma redescoberta de um mundo de maravilhas, de inocência e de amor incondicional.





Às vezes, os pais podem achar que os avós roubam a atenção por dar às crianças tudo o que elas querem nunca dizendo a elas que não. No entanto, nada está mais longe da realidade, cada um tem o seu lugar e o seu papel na vida da criança.

Em alguns casos podemos concluir que as crianças gostam dos seus avós pelas coisas que eles lhes dão e não por quem eles são, mas, na verdade, a maioria das crianças amam passar um tempo com seus avós simplesmente pelo que isso significa. Isso porque, entre outras coisas, os avós permitem que as crianças se afastem um pouco das regras, mas com amor, cuidado e carinho… Cada detalhe, cada momento faz da infância algo único e especial.

Avós amam tanto seus netos que não conseguem evitar demonstrar isso a eles em todos os sentidos possíveis. Demonstram ao serem presentes, ao preparar refeições, ao lhes dar presentinhos, doces, beijos, abraços, com toda a atenção sem privá-los de nada.

As crianças vêem isso como uma generosidade transbordante de amor desmedido, e isso lhes cativa. E quando os avós são ausentes, elas não perdem as balas e os chocolates, mas perdem outras coisas mais importantes como conversar com eles, ouvir palavras de incentivo, de amor e de sabedoria .
Os avós são os melhores fãs de seus netos e os que mais reforçam a perseverança, talento, determinação e triunfos deles. Ninguém percebe tão bem as boas qualidades dos netos como os seus avós.

O cuidado dos avós reflete um amor cheio de objetivos e alegria. É um carinho diferente que ajuda a formar a criança, que protege de um modo único, nem sempre compreensível, absolutamente indescritível.

É por isso que os avós que cuidam dos seus netos deixam uma marca profunda em suas vidas, um grande legado emocional. Para todos aqueles avós que fizeram parte do crescimento dos seus netos, fica a recompensa de serem para eles, parte de um amor completo, puro e incondicional de criança, lembrado pela vida toda.

Fonte: LaMenteesMaravillosa traduzido e adaptado por Psiconlinews

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply