10 maneiras de se proteger dos vampiros emocionais

Um vampiro emocional, ou vampiro psíquico, literalmente se alimenta da energia daqueles ao seu redor. Eles sugaram a energia dos outros por tanto tempo que já não sabem mais como produzir a sua própria.

Um vampiro emocional é alguém que se sente perdido, vulnerável, e que não se sente capaz de sobreviver por conta própria. Eles não têm vontade de melhorar a própria vida, apenas de piorar a vida dos outros para se sentirem bem consigo mesmos. Essas pessoas conseguem esconder suas segundas intenções muito bem.

Por isso, pessoas felizes e vibrantes tendem a atrair aquelas com motivos mais egoístas: vampiros emocionais têm uma vibração tão baixa que a única maneira de sobreviverem é drenando a energia de pessoas que tenham essa energia em abundância.

Você provavelmente já cruzou com algum vampiro emocional na sua vida e não conseguiu lidar muito bem com a situação, pois não tinha as táticas corretas para se proteger. Na próxima vez que você se encontrar com alguém assim, use as seguintes táticas para bloquear essa energia nociva.

1. Medite todos os dias:

Uma das melhores formas de se proteger da manipulação emocional pode ser encontrada dentro de nós mesmos. Quando você medita, canaliza a energia para dentro do seu corpo, essa energia irá lhe oferecer a vibração necessária para se proteger dos vampiros emocionais. Dessa forma eles não conseguirão roubar a sua energia, pois você saberá lidar melhor. A meditação muda o seu cérebro e lhe permite lidar com a realidade mais facilmente.

2. Sorria para eles:

Você pode pensar que isto é loucura, mas quando você sorri pra outra pessoa, automaticamente compartilha uma vibração positiva com ela. Isso neutraliza a energia negativa do vampiro emocional, ele não espera essa reação de você, assim se sente ameaçado, pois não consegue lidar com pessoas que carreguem uma energia superior a dele.

3. Não dê atenção a eles:

Se você já tentou ajudar, compartilhou sua energia positiva com eles, e de nada adiantou, então o melhor a fazer é cortar o contato. Alguns vampiros emocionais não percebem as suas ações, mas a maioria na verdade está tentando se aproveitar da sua boa vontade para roubar suas energias. Se isso acontecer, o melhor a se fazer é evitá-los. Isso pode parecer um pouco frio da sua parte, mas a questão é que em algum momento eles terão que assumir a responsabilidade por suas próprias vidas.

4. Repita afirmações positivas mentalmente quando estiver na presença deles:

Afirmações como “Sou completo e positivo”, e “Nada que vem de fora pode me atingir”, podem realmente ajudá-lo quando estiver cercado por vampiros emocionais. Canalizar essa energia positiva irá levantar o seu espírito quando alguém quiser roubar a sua energia.

5. Seja positivo o suficiente para que a negatividade deles não te afete:

Nem todos os vampiros emocionais percebem as suas ações. Alguns deles só precisam de amor e apoio, e demonstram essa necessidade de maneira errada, através de ódio e raiva. Um pequeno trecho do bestseller do Dr. Judith Orloff, “Liberdade emocional: Liberte-se das emoções negativas e transforme a sua vida”, diz que “Alguns são arrogantes e detestáveis, outros são amigáveis e charmosos. Por exemplo, você está numa festa conversando com alguém legal e, de repente, você começa a se sentir enjoado e fraco. Ou depois de uma conversa com a sua colega de trabalho sobre o término que ela teve com o namorado, você se sente extremamente exausto”.
É importante lembrar que às vezes a pessoa só teve um dia ruim, isso não a torna alguém negativo, que está tentando roubar as suas energias. Todos nós temos falhas e dias ruins e, às vezes ajudar alguém assim pode fazer bem para nós mesmos.

6. Tente ajudá-los:

Como mencionado anteriormente, os vampiros emocionais são pessoas que estão perdidas e precisando de ajuda. Tudo o que você pode fazer é oferecê-la, mesmo que isso signifique apenas escutá-los, se oferecer para ajudar em alguma tarefa por um curto período de tempo, ou encaminhá-los para um profissional que possa atendê-los melhor.

7. Cuide do seu bem-estar:

Você precisa manter a sua autoestima alta a fim de se proteger das tentativas dos vampiros emocionais de roubar a sua energia. Para isso, é necessário cuidar da sua saúde mental, física e emocional, praticando o cuidado e amor próprio. Meditar, fazer exercícios, comer alimentos saudáveis, cultivar bons relacionamentos, obter luz solar suficiente, descansar e eliminar o estresse desnecessário de sua vida, são ótimas formas de manter a sua autoestima num bom nível.

8. Não sinta pena deles:

Vampiros emocionais querem atenção e reconhecimento, mas não caia nessa armadilha. Eles atacam as pessoas empáticas, porque sabem que essas pessoas são alvos fáceis, mas você não deve sentir pena deles. Eles criaram a sua própria realidade e optaram por ter uma baixa vibração. Se tentarem arrastá-lo para a sua auto piedade, seja firme e responda com honestidade. Você não deve se sentir responsável pela felicidade de todos – uma boa vida começa com pensamentos positivos e isso deve ser é uma escolha pessoal.

9. Tenha uma dieta saudável:

Uma das melhores maneiras de proteger seus níveis de energia emocional é fornecer ao seu corpo e mente os nutrientes que precisam para funcionar corretamente. Comer alimentos integrais, ter uma dieta baseada em vegetais, é o ideal para uma boa saúde física e mental. Certifique-se de alimentar o seu corpo com calorias suficientes para o dia todo. Não é bom que você tenha uma baixa energia, e isso é o que eles querem, pois os faz se sentirem melhores a respeito de suas próprias escolhas.

10. Recarregue as suas energias:

Passe algum tempo sozinho para recarregar as suas energias. Passar muito tempo com os vampiros emocionais pode ser muito cansativo. Tire um tempo do seu dia para meditar, praticar exercícios, ouvir músicas, cozinhar, trabalhar no jardim ou algo que ajude na restauração das suas energias.
Não importa o que faça para se proteger dos vampiros emocionais, lembre-se que nem todos têm intenções maliciosas. Alguns deles simplesmente estão necessitando de alguma ajuda, por isso, se você vir alguém precisando de ajuda, ofereça uma mão amiga. Eles podem não ter ninguém além de você para apoiá-los, e se todos nós ajudarmos uns aos outros, teremos um planeta cheio de pessoas boas em vez de pessoas que tentam tirar a energia umas das outras.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply