Manual sobre o atendimento às crianças que sofrem violência de gênero na família

A instituição ”Save the Children” com o apoio do Departamento de Assistência Social do Governo basco, desenvolveu um “Manual para a formação de profissionais que atendem crianças vítimas de violência de gênero dentro da família”.





Este manual é destinado aos profissionais que atuam na área de suporte às mulheres vítimas de violência doméstica na família, instituições públicas tanto da área de saúde quanto da área social e policial, assim como educacionais. Também é direcionada a todos aqueles profissionais que estejam em contato com crianças, filhos e filhas destas mulheres.
Os objetivos que foram abordados na preparação deste material são:





1. Tratar os filhos de mulheres vítimas de violência de gênero como vítimas diretas dessa violência.
2. Fornecer aos profissionais conhecimentos específicos sobre os direitos da criança necessários ao seu desenvolvimento e evolução.
3. Fornecer aos profissionais técnicas que facilitem a participação da criança no processo de intervenção.
4. Fornecer aos profissionais técnicas que possibilitem fazer uma primeira avaliação da situação e das necessidades das crianças vítimas de violência de gênero.
Estes objetivos foram desenvolvidos em torno de cinco fundamentos: as crianças são as maiores vítimas da violência de gênero na família; os direitos das crianças vítimas da violência de gênero; alguns aspectos relevantes ao desenvolvimento evolutivo dessas crianças; consequências da violência de gênero sobre essas crianças e a intervenção direta em crianças vítimas de violência de gênero.

Leia o manual completo em PDF

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply