6 razões pelas quais você se sente cansado o tempo todo

De acordo com Shilpi Agarwal, médica especializada em medicina holística, cerca de metade dos seus pacientes do sexo feminino se queixam de fadiga, a maioria delas tem entre os 20 e 30 anos.

As causas dessa fadiga são variadas, entre elas estão: depressão, hipotireoidismo, excesso de trabalho, etc. Apesar das causas serem múltiplas, uma coisa é certa: você não precisa se sentir cansado o tempo todo. Com tratamento profissional e mudanças no estilo de vida, você conseguirá recarregar as energias e voltar a se sentir bem.

É bem normal sentir cansaço durante as fases agitadas da vida, nesse caso o cansaço pode estar sendo causado pelas circunstâncias em que você se encontra. Por exemplo, você pode estar tendo uma semana cheia em seu trabalho, cheio de compromissos, então é normal que se sinta cansado. No entanto, se a fadiga persistir por mais de duas ou três semanas, é recomendável que você procure um médico para fazer um check-up.

A seguir estão as seis condições mais comuns que podem estar causando a sua fadiga:

1. Anemia

Shilpi estima que entre 7% a 10% dos seus pacientes têm anemia. Esse problema ocorre devido à falta de ferro no organismo ou por excesso de cansaço devido a um período turbulento. “Ambos causam uma redução na circulação normal do sangue. O sangue também pode não estar fornecendo oxigênio de forma eficaz, e quando isso acontece você começa a se sentir cansado o tempo todo”, diz ela.

Miomas, que são tumores benignos no útero, também aumentam as chances de desenvolver um quadro anêmico, diz Shilpi. Isso ocorre porque as mulheres com miomas geralmente passam por períodos mais estressantes do que as outras. Portanto, se você estiver sentindo cansaço contínuo e um histórico de miomas na família, é bom alertar o seu médico sobre isso.

Um exame de sangue irá determinar se você é anêmico ou não; e se por acaso for, o tratamento é simples, geralmente consiste em tomar suplementos de ferro e acrescentar mais alimentos ricos em ferro na sua dieta, como por exemplo: feijão, verduras e carne vermelha.

2. O hipotireoidismo

A glândula tireoide é responsável por regular o metabolismo e os níveis de energia no organismo. Se você tiver uma disfunção na glândula tireoide poderá se sentir extremamente cansado, além de sentir mais frio que o normal. A perda de cabelo também pode ser um sinal de disfunção na glândula tireoide, diz Shilpi.

Muitas pessoas pensam que o hipotireoidismo só se desenvolve em pessoas mais velhas, isso é um erro pois essa doença atinge pessoas de todas as idades. O hipotireoidismo pode causar várias implicações graves na sua saúde, dentre elas o cansaço crônico, por isso, se você já tiver um histórico familiar de problemas na tireoide, é bom fazer um teste. Uma vez diagnosticado inicia-se o processo de reposição hormonal, podem ser feitos reajustes na dose hormonal até que se chegue à quantidade necessária, mas geralmente você percebe melhorias em 4 semanas de tratamento.

3. Depressão

A depressão é uma das psicopatologias mais comumente associadas à fadiga, geralmente é associada a mudanças no humor: humor depressivo, humor irritadiço ou ansioso. As manifestações do problema podem ocorrer através de diversos sintomas que incluem perda ou ganho de peso, perda de interesse por atividades que costumava desfrutar, falta ou excesso de sono, baixa motivação, sentimentos de culpa e desamparo, etc. (Se você estiver tendo pensamentos suicidas procure ajuda imediatamente).

Se receber um diagnóstico de depressão, não se preocupe, a depressão é uma doença tratável com 100% de cura. O tratamento geralmente inclui o uso de medicamentos e psicoterapia. O uso de medicamentos varia de pessoa para pessoa, de acordo com o grau de depressão em que ela se encontra.

4. Alimentação

Se a sua dieta inclui uma alta quantidade de açúcares e carboidratos refinados, o seu cansaço pode decorrer da má alimentação. Os alimentos a base de carboidratos e açúcares elevam a taxa de glicose no seu metabolismo rapidamente, dando-lhe um impulso temporário de energia. No entanto, são fontes pobres energia, por isso, o açúcar no seu sangue irá reduzir rapidamente, dessa forma é muito provável que você consuma mais alimentos desse tipo para obter outro impulso de energia, fazendo com que o ciclo da má alimentação e cansaço se perpetue.

Para começar a comer de maneira mais saudável, Shilpi sugere que você elimine o açúcar refinado da sua dieta e o substitua por  alimentos que irão manter a sua energia estável por mais tempo. Se você já estiver cansado às 15 horas da tarde, pode substituir os doces e o café por uma porção de cenoura com hummus ou por uma fruta que você goste.

5. Sono Inadequado

Isto pode parecer óbvio, mas o sono é realmente importante para a nossa qualidade de vida. A quantidade ideal de sono segundo os especialistas é de sete a oito horas por noite, mas Shilpi diz: “A maioria das pessoas dorme entre cinco ou seis horas e isso não contribui em nada para a qualidade do sono”.

Outro hábito que prejudica a qualidade do seu sono é utilizar o celular antes de dormir, a luz azul da tela afeta a sua capacidade de produzir melatonina, o hormônio que ajuda a adormecer. Shilpi sugere que você não carregue o telefone ao lado da cama, dessa forma evitará ficar checando-o enquanto tenta dormir. Ler um livro ou meditar por 5 a 10 minutos antes de dormir pode ajudar a acalmar a sua mente.

6. Trabalhar exageradamente 

Shilpi aforma que muitas pessoas não têm problemas de saúde e se alimentam corretamente, mas que estão tão estressadas pelo trabalho e ocupações do dia a dia que acabam se sentindo exaustas a todo momento. A melhor solução para a ocupação crônica, segundo Shilpi, é tirar um tempo para si mesmo, fazer exercícios ou sair para praticar alguma atividade do seu gosto.

Tirar uma pausa do seu trabalho pode fazê-lo se sentir mais alerta e revigorado. Hoje em dia é comum as pessoas se sentirem esgotadas pelo trabalho, acabam não tendo tempo para nada, não cuidam de si mesmas da forma que deveriam, só veem o trabalho em sua frente, e a exaustão leva à desconexão com os demais, a pessoa fica tão cansada que prefere não falar com ninguém.

É importante que você faça do seu bem-estar a sua prioridade, isso vai criar a determinação que você precisa para reduzir o tamanho dos seus compromissos externos e organizar um tempo para você. 10 minutos pode parecer pouca coisa, mas é o suficiente para criar resultados a longo prazo.

Se você tomou todas as medidas necessárias para remediar o seu cansaço e mesmo assim não viu nenhuma melhora aparente, é aconselhável que você retorne ao médico. Em casos raros a fadiga persistente pode ser sinal de uma doença mais grave, por isso é importante tratar outras causas potenciais o mais cedo possível.

Fonte: PsychologyToday traduzido e adaptado por Psiconlinews

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: