9 coisas que pessoas altamente sensíveis fazem

Estudos estimam que cerca de  15 a 20 por cento da população é altamente sensível. No entanto, muitas pessoas não sabem o que isso significa e confundem hipersensibilidade com introversão, mas existem grandes diferenças entre estas duas características. As pessoas altamente sensíveis são hipersensíveis a uma variedade de estímulos e exibem vários comportamentos observáveis específicos.

A seguir está uma lista das nove coisas que as pessoas altamente sensíveis geralmente fazem:

1. Sentem-se sobrecarregadas quando têm muitas coisas para fazer:

Pessoas altamente sensíveis lutam para permanecerem trabalhando quando têm várias coisas para fazer. Tornam-se visivelmente ansiosas e, como os níveis de estresse aumentam, têm dificuldades para se manterem produtivas por um longo período de tempo.

2. Ambientes ruidosos são caóticos:

Pessoas altamente sensíveis não são muito compatíveis com escritórios barulhentos e cheios de gente. Sentem-se sobrecarregadas nesse tipo de ambiente uma vez que todos os seus sentidos estão funcionando a pleno vapor, tudo chama a atenção: a visão, os sons, os cheiros, a movimentação ao seu redor.

3. Elas podem se zangar facilmente quando estão com fome:

Sim, pessoas altamente sensíveis podem ficar zangadas quando estão com fome. Elas lutam para permanecerem estáveis e, muitas vezes, sem querer acabam despejando suas frustrações em cima das pessoas que estão por perto.

4. Sentem-se mal quando estão sendo observadas:

Uma pessoa que é altamente sensível executa melhor suas funções quando está sozinha. Quando colocada em situações na qual sente-se exposta, tal como uma apresentação em frente ao seu chefe, ela tenderá a desempenhar o seu papel num nível bem abaixo do normal.

5. Sentem uma grande conexão com a arte em geral:

Não importa se é um musical ou uma galeria de arte, pessoas altamente sensíveis apreciam a arte em geral. As expressões de criatividade mexem com as suas emoções.

6. São empáticas:

Pessoas altamente sensíveis reconhecem quando alguém está se sentindo desconfortável com alguma situação, por exemplo, quando a música está muito alta para o seu gosto ou quando as luzes estão deixando-o desconfortável. Elas percebem facilmente quando as outras pessoas estão se sentindo sobrecarregadas.

7. Precisam de espaço para recarregar as energias:

Depois de um longo dia de trabalho ou de uma semana agitada, uma pessoa altamente sensível precisa de um tempo para recarregar as energias. Um quarto escuro, por exemplo, pode fornecer o ambiente perfeito para se recuperar.

8. Não gostam de barulho:

Concertos de rock e fogos de artifício não são as coisas mais divertidas do mundo para alguém altamente sensível. essas pessoas têm um limiar mais baixo de tolerância com relação aos sons.

9. Sentem-se desconfortáveis com a violência: 

Assistir a filmes violentos ou jogar jogos de violência pode ser demais para pessoas altamente sensíveis, por isso não se surpreenda se, por exemplo, elas se recusarem a assistir filmes de terror com você.

Apesar de que as pessoas altamente sensíveis tenham uma maior pré-disposição a sofrer de depressão e ansiedade, ser altamente sensível não é de todo ruim. Pessoas altamente sensíveis são mais conscientes, notam detalhes que a maioria ignora e podem ser muito criativas. Se você é uma pessoa altamente sensível, saiba que não há nada de errado com você, isso apenas significa que você tem uma capacidade maior de processar dados sensoriais. Reconhecer que você é uma pessoa altamente sensível pode ajudá-lo a desenvolver um melhor conhecimento sobre si mesmo e suas necessidades.

Fonte: PsychologyToday traduzido e adaptado por Psiconlinews

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply