Você é motivado por sentimentos positivos ou negativos?

Muito de quem somos é o resultado de anos de aprendizagem, convivência e interação com nosso meio. Nossas relações e o ambiente no qual vivemos exercem uma forte influência sobre quem nós somos. Carregamos, portanto, uma carga genética, emocional, intelectual, religiosa, etc., em nossas vidas, muitas vezes sem nos darmos conta disso.

 

Esses fatores irão fazer parte de nossa jornada. Seremos influenciados na maneira como vemos o mundo, assim como nas relações a nossa volta. Poderão até não ser determinantes, mas com certeza influenciarão, sobretudo se não tivermos consciência desses fatores e sentimentos sobre nossas vidas.

Conheço pessoas que carregam uma carga emocional negativa ao longo da vida, sem muitas vezes perceberem. São sentimentos que guiam e controlam suas vidas. Guardam rancores, mágoas e grande parte de suas vidas são baseadas nesses sentimentos. Decidem o que fazer tendo esses sentimentos como principais motivadores. Às vezes podem ser conscientes, mas na maioria das vezes isso acontece de forma inconsciente.

 

É muito comum uma pessoa não reconhecer um sentimento negativo como norteador de sua conduta de vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional. Lembro-me do caso de uma pessoa que escreveu um trabalho de conclusão de curso sobre como os sentimentos negativos podem influenciar o comportamento no trabalho ou em um grupo social. Depois de ouvir a pessoa por alguns minutos, ficou claro que ela estava projetando seus sentimentos negativos e conflitos que carregou durante um tempo de sua vida, transformando-os em um trabalho acadêmico.

 

Não estou aqui dizendo que isso não é válido, pode até ser, mas desde que esses sentimentos estejam conscientes para essa pessoa e que ela enxergue isso para um processo de melhoria e autoconhecimento. Colocar esses sentimentos à frente, sem ter consciência de como eles direcionam a nossa vida pode ser prejudicial e levar a resultados frustrantes ao longo do caminho.

Tornar esses sentimentos conscientes é um grande passo para direcionar melhor a nossa vida, embora seja uma tarefa árdua e, na maioria das vezes, exija uma ajuda profissional. Detectar sentimentos não claramente aceitos que controlam a sua vida é fundamental para qualquer processo de mudança. E aí vem outro desafio: mudar.

Se alguém lhe perguntasse: Você mudaria algo em sua vida? Certamente a resposta seria sim. Muitas pessoas desejam mudanças, mas têm medo. A mudança pode gerar grandes expectativas e esperanças para o futuro, mas também pode gerar muita ansiedade, medos e incertezas. Infelizmente esse segundo grupo de sentimentos parece influenciar mais do que o primeiro, e geralmente nossas vidas continuam estáticas, sem mudanças, sem algo positivo que realmente nos motive.

E aí surge outra pergunta: Sua vida é motivada por sentimentos positivos ou negativos? Conheço uma pessoa que durante anos alimentou um sentimento de insegurança, sem conseguir identificar sua origem, até se dar conta de que a forma como foi educada por seus pais teve grande influência no surgimento desse sentimento. Qualquer mudança na direção da sua vida só poderá ser eficaz se esses sentimentos negativos que a direcionam se tornarem conscientes. Somente a partir daí que a mudança poderá acontecer.

About the Author Matheus Coelho

Psicólogo com MBA Gestão de Pessoas e experiência em RH. Mais de 7 anos de experiência em Psicologia Clínica. Atuou como Professor Universitário.

follow me on:

Leave a Comment: