• You are here:
  • Home »
  • Depressão »

Cyberbullying: Por que todos os pais e adolescentes deveriam assistir 13 reasons why

A nova série da Netflix, 13 reasons why, baseado no romance juvenil mais bem vendido de Jay Asher, que conta sobre o suicídio de uma adolescente, não é o tipo de drama muito abordado. Enquanto no diálogo não faltam clichês, a trilha sonora maravilhosamente telegrafa cada emoção que enredo revela.





Os personagens são caricaturas escolares (o atleta popular que secretamente é solitário, a asiática acima da média que tem medo de sair do armário, o garoto nerd que finalmente encontra a sua voz) dos quais a capa episódio ganham uma nova dimensão.

Esta temporada de 13 episódios, lançada em em 31 de março, não é apenas sobre ganhar prêmios: é sobre a sensibilização. A ficção reflete uma realidade: 17 por cento dos estudantes do ensino médio consideraram seriamente o suicídio, e 8 por cento já tentaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, de acordo com os EU Centers for Disease Control and Prevention.

Mais pais e deveriam assistir à série.





Mesmo que a premissa básica da série não o envolva, é um importante ser assistida por todos que vivem em um mundo tecnológico (ou seja, todo mundo). Mais do que nunca, precisamos ser educados sobre as causas e sinais de alerta de suicídio de adolescentes. E Asher e os criadores da série (Diana Son e Brian Yorkey) definitivamente fizeram sua lição de casa. Aqui estão 10 coisas que 13 reasons why deixa claro:

1. Os adolescentes podem ser temperamentais.

A adolescência é um estágio do nosso crescimento em que circunstâncias externas e mudanças internas podem ter um impacto enorme em nossas emoções e humor. “Às vezes, ela andava pela casa cantando músicas com uma voz engraçada e nos abraçando sem motivo, outras vezes ela ficava quieta e mal-humorada e não queria falar com ninguém”, diz a mãe de Hannah, a personagem que está prestes a se suicidar.

2. Adolescentes podem ser cruéis, mas geralmente é porque estão sofrendo também.





A série move-se para o futuro e o passado temporal, com Hannah narrando através de um conjunto de fitas cassete, que traça os eventos que conduzem ao seu suicídio. Com poucas exceções, a maioria dos colegas que ela aponta como responsáveis pela sua escolha não são mostrados como vilões incondicionais, mas como crianças confusas que a usam como bode expiatório para seus próprios medos e inseguranças.

3. Adolescentes usam celulares o tempo todo.

Os alunos do ensino médio deste seriado raramente estão sem seus aparelhos celulares, refletindo pesquisas que mostram que 59% dos pais sentem que seus filhos adolescentes são viciados em seus celulares, e 50% dos adolescentes concordam.

4. Cyberbullying é grave.

De acordo com um estudo de 2016 , 34 por cento dos adolescentes já foram intimidados on-line. A série enfoca exatamente como isso pode ser prejudicial. Como diz Hannah: “A internet faz tudo ficar pior”.

5. A agressão sexual entre adolescentes é comum e geralmente não é relatada.

Abusos como aqueles representados na série ocorrem com muita freqüência na vida real: uma Pesquisa revelou que 53 por cento das meninas do ensino médio já foram abusadas sexualmente por um colega.

6. O uso de drogas entre adolescentes é desenfreado.

A série retrata adolescentes menores de idade comprando álcool, se drogando, e bebendo fartamente em festas, em danças de escola, em jogos de basquete, sem a presença de adultos.

7. Os pais muitas vezes não conseguem se comunicar eficazmente com seus filhos.

Os pais de Hannah e Clay (o protagonista da série) são retratados como adultos amorosos com casamentos estáveis, mas que não fazem ideia do que está acontecendo com seus filhos. Os pais na série são frequentemente negligentes, invasivos na privacidade dos seus filhos, ou desistem muito rápido quando seus filhos não respondem.

8. Os medicamentos psicotrópicos nem sempre são uma boa solução.

Em um episódio, a mãe de Clay, sentindo que algo está errado, tenta incentivá-lo a tomar seus medicamentos anti-ansiedade novamente. Ele se recusa, e a série deixa claro que ela está empurrando os comprimidos para o filho porque não sabe mais o que mais fazer.

9. As escolas precisam de psicólogos.

Os professores e conselheiros de orientação são repetidamente mostrados como bem-intencionados, mas desorientados. Eles são ineficazes, incapazes de ganhar a confiança dos adolescentes e muito ocupados para ajudá-los quando deveriam.

Se alguém sempre sugere que está pensando em acabar com a própria vida, procure apoio profissional imediatamente. Nunca espere pelo pior.

10. Você precisa prestar muita atenção para saber identificar um possível suicida.

Ao longo da série, pais, professores e colegas expressam pesar por não terem reconhecido que Hannah estava sofrendo. Mas há maneiras de identificar.

Aqui estão 13 sinais de que um jovem que você conhece está em perigo:

  • Eles fazem declarações desesperadas como “Nada importa” ou “Eu gostaria de não estar aqui”.
  • Eles se afastam dos amigos e da família.
  • Agem de maneira hostil, intensamente irritada ou agressiva.
  • Eles parecem preocupados com a morte nas conversas ou na mídia.
  • Eles negligenciam sua aparência pessoal.
  • Eles começam a usar (ou aumentar o uso de) álcool ou drogas.
  • Eles sofreram uma perda recente, através da morte, divórcio ou um rompimento.
  • Eles dormem demais ou muito pouco.
  • Você pode ver mudanças drásticas em seu peso ou aparência (na série, Hannah faz um corte de cabelo dramático).
  • Eles perdem o interesse pelas coisas, pessoas ou atividades que costumavam se importar.
  • Eles têm dificuldade de concentração e/ou você percebe uma queda no seu desempenho acadêmico.
  • Começam a sofrer enxaquecas, dores de estômago freqüentes, ou outras queixas físicas.
  • Eles assumem comportamentos de risco ou autodestrutivos.

Cada um desses sinais vermelhos exige mais investigação e observação, qualquer um deles poderia indicar uma necessidade de ajuda profissional. E, claro, se alguém sempre sugere que eles estão se sentindo suicidas, você precisa procurar apoio imediatamente. Nunca espere.

Bullying, agressão sexual e suicídio de adolescentes são realidades trágicas, e eles acontecem todos os dias. Parabéns à Netflix por retratar a verdade de ser um adolescente.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: