10 sinais que indicam quando procurar um psicólogo

Se você notar qualquer destes sintomas, seria uma boa ideia considerar procurar um profissional.

Algumas pessoas pensam que fazer psicoterapia é um sinal de fraqueza. No entanto, é uma decisão corajosa que pode ajudá-lo a ser mais inteligente emocionalmente e melhor preparado para lidar com situações que surgem no seu dia-a-dia.

 

Psicoterapeutas são profissionais treinados que fornecem ferramentas para que você possa melhorar o seu bem-estar emocional e a sua qualidade de vida.

Como o psicólogo ajuda

Tomar a decisão de fazer uma psicoterapia pode mudar sua vida para melhor e ainda proporcionar-lhe a oportunidade de crescer pessoalmente e emocionalmente. Você também pode superar qualquer conflito do passado e restaurar seu equilíbrio emocional.

Sessões de psicoterapia são confidenciais, para que você possa se sentir confortável e expressar seus sentimentos, emoções e experiências ou pensamentos sem precisar se preocupar.

Os benefícios de participar de uma terapia psicológica são:

 

  • Você irá adquirir as ferramentas cognitivas necessárias para ser capaz de superar qualquer conflito que possa surgir em sua vida, além de reduzir o seu impacto e desconforto
  • Ajudará você a melhorar seus relacionamentos com os outros e consigo mesmo.
  • Melhorará a sua saúde emocional e mental.
  • Você poderá lidar melhor com os problemas no trabalho.
  • Melhorará o seu auto-conhecimento e capacidades para enfrentar a vida.
  • Permitirá com que você se conscientize e consiga mudar crenças disfuncionais.
  • Você será capaz de superar os problemas mais variados: stress, medo, ansiedade, depressão , etc.
  • Possibilitará que você encontre o equilíbrio em sua vida.

Quando fazer uma psicoterapia?

Tomar a decisão de fazer uma psicoterapia não é fácil, principalmente por causa dos preconceitos que existem em torno desta prática. Mas a psicoterapia é um tratamento eficaz para muitos problemas da vida, e muitos estudos embasam a sua prática.

Infelizmente, muitas vezes as pessoas só procuram ajuda quando o problema já está apresentando sintomas gravíssimos. Uma vez que há casos em que é necessário ou aconselhável procurar ajuda psicológica, segue aqui uma lista de sinais que indicam que você deve procurar um psicólogo:

1. O passado o acompanha constantemente

Pesar pela morte de um ente querido, um término de namoro, etc., são situações difíceis de superar e que podem afetar o sujeito por um período relativamente longo. Às vezes acreditamos que estes sentimentos irão desaparecer com o tempo, mas nem sempre isso acontece. Quando o passado se tornar uma dor crônica e desconfortante, será necessário procurar ajuda psicológica.

2. Você se sente um grande desconforto, sofrimento ou fica triste a maior parte do tempo

Estas situações traumáticas pode prejudicar o funcionamento normal da vida de uma pessoa, e o sofrimento pode se tornar uma rotina diária. Até certo ponto isso é normal, depois de um evento negativo as pessoas sofrem de uma enorme sensação de vazio, dor e confusão, pois é parte do processo de readaptação.

Entretanto, quando estas reações negativas duram por um longo tempo, podem se tornar patológicas. Felizmente, essa tristeza e incapacidade de movimento podem ser superados com a ajuda de um psicólogo.

3. Não conseguir enxergar claramente o futuro

Enquanto o passado pode assombrar e causar sofrimento, também pode ser devastador não ter um futuro viável. A falta de auto-conhecimento e ausência de expectativas para os próximos anos afetam negativamente a motivação e bem-estar geral. Os psicólogos podem fornecer as ferramentas para você se conhecer melhor e conseguir reconhecer quais são os seus desejos, prioridades e talentos; e podem oferecer a ajuda necessária para que você consiga projetar e planejar seu futuro com realismo e conhecimento.

4. Crise existencial

 

A crise existencial pode ocorrer em qualquer momento da vida . Ela ocorre quando uma pessoa tem padrões mentais que já não servem mais ou estão mal-adaptados, assim ela sente que não sabe qual caminho tomar e seguir sua vida, nem consegue visualizar metas a se seguir para alcançar sua realização pessoal.

Isto pode causar muito sofrimento e até mesmo distúrbios psicológicos se a situação não for resolvida corretamente. O psicólogo pode ajudar a pessoa a encontrar o seu próprio caminho na vida, a reestruturar suas expectativas, aceitar a si mesmo e desenvolver estratégias mais eficazes e adaptáveis ​​de enfrentamento que servirão para capacitá-la a lidar com o dia-a-dia.

5. Você sente que não tem controle sobre sua vida

Você sobre de ansiedade e percebe que não tem controle sobre sua vida, e isso o afeta em diversas áreas: no trabalho, nas suas relações com os outros, na sua relação conjugal… talvez você já tenha tentado reverter a situação praticando exercícios físicos, lendo livros de autoajuda ou conversando com amigos, mas a situação não mudou.

Neste caso, você deve procurar ajuda de um psicólogo para ser capaz de adquirir uma série de ferramentas que permitam que você retome a sensação de controle sobre a sua vida.

6. Pensamentos negativos constantes

Se você perceber que seus pensamentos o impedem de viver a vida normalmente. Por exemplo, você pensa constantemente sobre situações catastróficas, fica obcecado com uma ideia ou  expectativa ruim. A terapia psicológica emprega técnicas muito úteis para resolver estes problemas.

7. Você sente muita raiva contra o ambiente em que vive

Você pode sentir um impulso agressivo ou grande raiva contra alguém ou ambiente. Em alguns casos, esta é uma reação típica do sentimento de frustração, e pode ser uma maneira de evitar se conscientizar de um sentimento de culpa, por exemplo, em relação a uma má decisão que você fez. Os psicólogos podem ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo com você, para que se conscientiza e aceite a si mesmo e as situações que afetam você.

8. Você não está bem com seu parceiro

As relações nem sempre são fáceis, e em muitos casos não passam por bons momentos. Não se esqueça de que, como em qualquer relação interpessoal, cada parceiro tem sua própria visão de mundo, seus gostos, suas necessidades e até mesmo suas inseguranças.

Infelizmente, poucas pessoas procuram ajuda psicológica para resolver problemas em um relacionamento ou casamento. O psicólogo pode ajudar a melhorar a comunicação, aprender a negociar, comprometer e ensinar ferramentas para superar as dificuldades na relação, na coabitação e com eventuais problemas sexuais.

9. Você se sente estressado

Estresse, especialmente no trabalho, é um dos fenômenos mais comuns atualmente, e pode afetar seriamente a saúde física e psicológica. O estresse altera a nossa vida e afeta significativamente nosso pensamento e comportamento, causando reações fisiológicas, físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais.

Se você estiver experimentando estresse e sente que isso está afetando a sua vida diária, felizmente, a psicologia pode ajudá-lo a acabar com este problema.

10. Você tem problemas para dormir

Infelizmente, distúrbios psicológicos associados com o sono inadequado são comuns. E não é de estranhar, uma vez que vivemos em um mundo muito diferente de décadas atrás, em que tudo se passa muito rápido, e a tecnologia entrou em nossas vidas consideravelmente. Maus hábitos, a pressa, os horários que não favorecem o descanso natural e outras variáveis, ​​podem fazer com que descansemos muito menos tempo do que seria necessário, o que tem um efeito negativo sobre nossas vidas.

De acordo com dados da Sociedade Espanhola de neurologia (NEE), 25% da população adulta sofre de insônia. No entanto, há outros distúrbios do sono, como, por exemplo, o sonambulismo, terrores noturnos e distúrbios comportamentais associados com o sono REM que afetam o bem-estar e a saúde de muitas pessoas. Graças à terapia psicológica é possível superar diversos distúrbios do sono.

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

8 comments
Add Your Reply