11 sintomas de doença mental em crianças

A infância é a  fase da vida em que a saúde é a maior das preocupações. Crianças nem sempre sabem se expressar muito bem que tipo de desconforto está sentindo, além disso, é na infância que maioria dos transtornos físicos e doenças em geral costumam apresentar seus primeiros sintomas.

Com a saúde mental não é diferente. O aparecimento de muitas doenças e distúrbios neurológicos comuns ocorre durante os primeiros anos de vida, por isso é muito importante saber como detectar a doença mental na criança de modo que seja possível intervir o mais cedo possível, e que o problema não ameace o bem-estar da criança futuramente.

 

Detectando sintomas de doenças mentais na infância

Deve ficar claro que saber como detectar os primeiros sinais de doença mental é uma tarefa que deve sempre levar a exames médicos e psicológicos. Diagnósticos de transtornos mentais só podem ser executados por profissionais credenciados, e nem a preocupação dos pais nem as queixas da criança devem ser considerados como motivos válidos para iniciar um tratamento improvisado, às margens do sistema de saúde institucionalizado.

Ao mesmo tempo, devemos também levar em conta que é normal que a criança se sinta mal de vez em quando ou execute comportamentos que possam parecer estranhos para nós. As chances de que isso esteja relacionado a alguma doença mental precisa estar associado com:

 

  • Se a ocorrência destes comportamentos é mais ou menos abrupta .
  • Se corresponder a um evento estressante ou lesão traumática.
  • A intensidade e o grau que esses sintomas surgem e desaparecem.
  • Se estes comportamentos podem ser desgastantes para o bem-estar da criança ou das pessoas que convivem com ela.

Ao considerar se a criança pode estar desenvolvendo uma doença mental é importante usar o bom senso e ter em mente que a última palavra sempre deve ser de um psicólogo clínico ou de um psiquiatra.

Alguns dos sintomas são:

1. Tendência à auto-lesão

 

O fato de que uma criança se auto-lesionar com ou tentar bater a cabeça contra objetos duros com frequência, é motivo para consultar um especialista. No entanto, você precisa parar para pensar antes sobre quais são as motivações reais da ocorrência das lesões. Por exemplo, que um bebê tente descer as escadas engatinhando não significa que ela queira se auto-lesionar, ele simplesmente não sabe que isso pode ser perigoso.

 

A auto-lesão geralmente tem a ver com a incapacidade de gerir o stress corretamente, o que o leva à gerar dor como forma de se distrair de pensamentos ainda mais desagradáveis.

2. Alterações de humor

Muitas mudanças bruscas de humor também são indicadores de doença mental, especialmente se você não conseguir relacioná-los com eventos objetivos ocorridos no ambiente e ocorram de forma irregular. No entanto, devemos considerar também que crianças pequenas choram muito facilmente, porque isso faz parte do seu nível de maturação neurológica.

3. A rejeição da sua própria aparência

A não aceitação do próprio corpo em uma idade precoce pode ser um sintoma de doença mental em crianças. No entanto, em casos como o de disforia de gênero, considera-se que as causas são principalmente psicológicas, e não são causados por um desajuste físico.

Reclamações sobre o peso também podem ser sinais de  transtornos alimentares em desenvolvimento se forem persistentes e tiverem implicações com a quantidade de comida ingerida.

4. Irregularidades na hora de comer

Comer muito pouco ou ter compulsões alimentarem ocasionais podem ser sinais de funções psicológicas para algo que não está bem no mundo de relações da criança. A partir da puberdade, a pressão para construir uma identidade socialmente aceitável pode levar com que os jovens façam grandes sacrifícios para ter uma boa aparência.

5. Explosões de raiva

Explosões de raiva freqüentes podem ser o resultado de um desequilíbrio neuroquímico do sistema nervoso que afeta o humor ou, visto de outra perspectiva, podem ser o resultado de um padrão de comportamento que foi aprendido involuntariamente, apesar de não serem úteis ou eficazes.

6. A tendência para ferir os outros

A tendência a infligir assédio moral nos outros ou ferir animais, também é motivo de preocupação, e é necessário implementar programas de correção para que este comportamento não se desenvolva. Pode ser devido a uma incapacidade de sentir empatia com os outros, ou também pode ser que haja um problema gerando tanto estresse que leve a criança a agir impulsivamente.

7. Desconexão com a realidade

Este é um dos sintomas mais difíceis de detectar, porque as crianças tendem a apreciar o pensamento mágico e fantasiam sobre situações fictícias. A chave aqui é detectar se esse pensamento mágico desaparecerá com o passar do tempo ou se as fantasias representarem um risco para o seu bem-estar ou de outra pessoa.

Com relação aos amigos Imaginários, é normal que a criança se recuse a admitir que realmente não existem, apesar de estar ciente da verdade, só para não interferir com a fantasia. Nesses casos, é bom investigar se o amigo imaginário faz coisas que a criança não espera ou que causam problemas que não possam ser controlados.

8. Tendência para o isolamento

Muitas crianças preferem brincar sozinhas, mas algumas delas fazem isso porque se sentem mal a presença de outras pessoas, em qualquer contexto. Estes casos podem ser motivo de aconselhamento psicológico, pois poderia ser um sinal de desordem do espectro autista.

9. Sérias dificuldades na escola

Dificuldades na escola podem ter relação com distúrbios de aprendizagem, como a dislexia ou discalculia , ou também pode ser o resultado de um doença mental grave (embora, é claro, muitas vezes é um alarme falso a este respeito). A infância é uma fase em que distúrbios do desenvolvimento podem dar uma impressão negativa sobre a evolução futura da pessoa se não forem abordadas de forma eficaz.

10. Falta de motivação

A existência de uma atitude extremamente passiva e uma clara falta de iniciativa pode ser um sinal de problema psicológico. Especificamente associada com  distúrbios depressivos.

11. Queixas constante de dor ou desconforto

Claro que a dor é um elemento que tem muito a dizer na detecção de uma doença. Às vezes, ela pode se referir a uma dor de cabeça que pode ser causada pelo mau funcionamento de certas funções psicológicas relacionadas com a percepção ou a concentração .

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply