12 filmes e documentários sobre o transtorno bipolar

O  transtorno bipolar é um dos transtornos de humor sobre o qual circula a maioria dos mitos e, certamente, podem complicar ainda mais o seu entendimento.

No entanto, alguns filmes e documentários mostram vários exemplos que nos ajudam a entender em que consiste esse tipo de problema de humor e de comportamento. Pode ser uma boa maneira de aprender de que forma surge a bipolaridade e como se apresenta através dos atos das pessoas que vivenciam isso.

Filmes e documentários sobre a bipolaridade

Abaixo você poderá ver uma lista de documentários e filmes sobre Transtorno Bipolar que captam diferentes facetas do seu quadro sintomático. Não estão classificados segundo a qualidade ou antiguidade.

1. Biutiful

Produção mexicana e espanhola dirigida por Alejandro Gonzalez Inarritu e estrelado por Javier Bardem. Narra a relação de um jovem com a morte, com um tom melancólico e sutil.

2. Mad Love

Este filme estrelado por Drew Barrymore e Chris O’Donnell, narra a relação amorosa entre dois jovens, marcado pelos altos e baixos emocionais, típicos do transtorno bipolar,  e o modo como lidam com a família e com as instituições de saúde mental.

3. O Scotsman do vôo

Uma revisão da história de Graeme Obree, um conhecido ciclista escocês que tem transtorno bipolar, mas que, apesar de todos os problemas, conseguiu se tornar um atleta de elite.

4. Mr. Jones

Uma das mais claras descrições de transtorno bipolar já encontradas em um filme, graças ao excelente trabalho de Richard Gere. Aqui ele interpreta um homem com altos e baixos emocionais e fortes alterações de humor enquanto mantém uma relação complexa com sua psiquiatra (Lena Olin).

5. Stephen Fry: A Vida Secreta de um Maníaco Depressivo

Um documentário de televisão dividido em duas partes que fala sobre a maneira em que o comediante, escritor e ator vive o seu transtorno mental. Isto é, particularmente, um distúrbio de humor conhecido como  ciclotimia, que é uma forma leve do transtorno bipolar.

6. Van Gogh: Pintado com palavras

Um documentário sobre a vida do famoso pintor holandês interpretado pelo famoso ator Benedict Cumberbach. A maneira como se apresenta as fases da vida atormentada de Van Gogh são uma boa descrição dos sintomas da doença bipolar.

7. As Horas

Um filme vertebrado através de 3 épocas distintas, com 3 mulheres diferentes que protagonizam cada uma delas, e que, de alguma forma, estão unidas pela obra da escritora Virginia Woolf.

8. A vida normal

Como outros filmes sobre Transtorno Bipolar, este também foca na relação de duas pessoas, em que uma delas sofre bipolaridade. Neste caso, trata-se de um policial e uma jovem cuja estabilidade mental está comprometida.

9. Wilbur quer se matar

Wilbur é um homem que, aparentemente, não lhe falta charme e humor. No entanto, a ideia de se suicidar vai ganhando cada vez mais força em sua vida, consequência de um pessimismo que o persegue por todo lugar.

10. Michael Clayton

Esse filme em si não é sobre transtorno bipolar, mas, um dos personagens que aparecem nele apresenta este transtorno de humor. É um dos advogados, Arthur Edens.

11. Blue Sky

Este filme fala sobre o casamento de uma mulher com instabilidade mental que evolui para depressão (Jessica Lange) e o soldado do exército dos EUA que sofre forte pressão no trabalho, e fica cada vez mais isolado socialmente.

12. O lado bom da vida

Uma história que explora o lado pessoal de quem sente na própria pele esse transtorno. Duas pessoas com problemas para se relacionar encontram-se e, sem saber, descobrem que apesar de serem muito diferentes, as experiências que têm juntos fazem com que se encontram na adversidade.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply