Se Você Gosta Dessas Musicas, Você Pode Ser Psicopata, Diz Estudo

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Nova York analisou o gosto musical de pessoas com alta pontuação em testes que buscam identificar psicopatas.






O cinema talvez tenha levado você a crer que um indício musical de que uma pessoa é psicopata seja o gosto pela música clássica. Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins no filme O Silêncio dos Inocentes, seria um bom exemplo disso. Obcecado pelo compositor Ludwig van Beethoven, Alex DeLarge, protagonista de A Laranja Mecânica, também reforça essa imagem.

O estudo descobriu que, sim, psicopatas podem ter um gosto musical em comum — mas o gosto pela música erudita não é o estilo em questão.

Conduzido entre 200 pessoas usando 260 músicas, o resultado foi divulgado pelo jornal britânico Guardian. Os cientistas ressaltam que os resultados ainda são preliminares e não serão publicados oficialmente — ao menos por ora.






pesquisa mostrou que pessoas com maior pontuação em testes que buscam identificar psicopatas gostam de músicas em comum. Entre essas músicas está “No Diggity”, do grupo Blackstreet (Veja abaixo). “Lose Yourself”, hit do rapper americano Eminem, também figura na lista.

Não é frequente que você incorpore No Diggity em um site de ciências, então estamos aproveitando essa oportunidade.

Um estereótipo nos filmes é que os psicopatas sempre ouvem música clássica (por exemplo, Hannibal Lecter) ou Phil Collins (Patrick Bateman in American Psycho). No entanto, de acordo com a pesquisa conduzida pelo canal 4  no Reino Unido, em mais de 3 milhões de participantes, as pessoas que obtêm alta nos testes de psicopata são mais propensas a favorar o rap e o heavy metal, com o menor psicopata favorecendo a música clássica e o jazz.

Agora, pesquisadores da Universidade de Nova York analisaram músicas específicas, estudando 200 pessoas e 260 músicas, The Guardian relatórios .

Eles descobriram que as pessoas que obtiveram pontuação altamente nos testes de psicopata foram mais propensas a avaliar músicas como  No Diggity  e Lose Yourself por Eminem. Pessoas com pelo menos o fim psicopático do espectro eram mais propensas a ser fãs de My Sharona por The Knacks e Titanium by Sia. Duas músicas que você deve agora reivindicar amor com paixão.






“A mídia retrata psicopatas como assassinos carregando machados, mas a realidade não é assim tão óbvia”, diz ao Guardian Pascal Wallisch, líder do estudo. “Eles não são como o Coringa, de Batman. Eles podem estar trabalhando bem ao seu lado.”

Os resultados despertaram a curiosidade dos pesquisadores. A ideia, agora, é conduzir uma nova fase dos estudos para refinar o trabalho final.

Se a pesquisa encontrou quais são músicas em comum entre aqueles com maior pontuação, ela também encontrou as preferidas de quem tem menos inclinação à psicopatia. Os fãs de “My Sharona”, de The Knack, ou “Titanium”, da Sia, estão entre os com menor pontuação dos testes de identificação de psicopatas.

Titânio – nossa música favorita de todos os tempos.

Texto publicado originalmente em Exame, com informações de The Guardian.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply