• You are here:
  • Home »
  • Comportamento »

Por que uma em cada quatro mulheres toma algum medicamento psiquiátrico? Elas estão ficando loucas?

 

As mulheres estão ficando loucas?

 

Os “grandes pensadores” da história da humanidade, a maioria deles homens, tendem a dizer isso, caracterizando as mulheres como o sexo mais frágil, tanto físico como psicologicamente. No “Timaeus” de Platão, o mau humor feminino e o mau comportamento são explicados com a teoria do uterismo errante. O ventre úmido, de acordo com Platão, “desconectado e irritado, e vagando em todas as direções pelo corpo, fecha as passagens respiratórias e, ao obstruir a respiração, causa uma variedade de doenças”. Algumas centenas de anos depois, um cirurgião grego, com o nome de Galen, expandiria a explicação do ateniense. Para ele, os males mentais das mulheres provêm do seu desejo sexual: as mulheres se tornam “histéricas”, argumentou ele, quando não se portam corretamente.

 

Desde a era Galen até meados do século 19, havia várias “prescrições” disponíveis para casos de histeria: as mulheres casadas precisavam ter mais sexo com seus maridos, as mulheres solteiras recebiam “massagens pélvicas” de técnicos qualificados para produzir “paroxismo histérico” (o que agora é conhecido simplesmente como “orgasmo”). A última prática que acabaria sendo recomendada para as mulheres, independentemente do estado civil, atingindo seu pico na Europa e nos EUA em meados do século XIX. Os tratamentos de vibração, surpreendentemente, se tornariam um dos procedimentos ambulatoriais mais populares dessa época.

Pouco tempo depois, a influência da teoria formulada por Galen enfraqueceu, ultrapassada ​​pela noção de inveja peniana de Sigmund Freud. O psiquiatra austríaco afirmou que as mulheres são histéricas porque, bem, elas simplesmente não são homens. O resultado? As meninas cresceriam para se tornarem masoquistas com complexos pelo pai. A prova, supostamente, estava enraizada na maneira “fálica” com que gostavam de trançar o cabelo.

 

Parece óbvia a insensatez dessas abordagens anti-mulher para a saúde mental, assim como absurdamente antiquadas, até lermos as estatísticas recentemente divulgadas sobre o uso de medicações psiquiátricas. Um relatório do MedCo publicado na semana passada observa que 25% das mulheres tomam medicamentos para depressão, ansiedade, TDAH ou outro transtorno mental. Nos homens, esse número é de 15%. Um artigo observou que mais e mais mulheres receberam antidepressivos na última década, e que quase duas vezes mais mulheres estão em tratamento anti-ansiedade, comparado ao número de homens. Uma explicação do médico por trás da disparidade: as mulheres podem ser mais propensas a procurar ajuda.

Nem todos estão convencidos, e por uma boa razão: se um quarto das mulheres é considerada como tendo uma anormalidade mental, a noção de normalidade torna-se questionável. Além disso, se as mulheres são retratadas como estatisticamente mais instáveis, há a preocupação de que seremos descartados como “os outros” – semelhante ao modo como os leprosos ideológicos da sociedade ocidental foram demitidos como “loucos” e exilados em asilos (Michel Foucault: Loucura e civilização).

“Um em cada quatro é demais. Mesmo que exista remédios suficientes. Mesmo que algumas dessas prescrições fossem corretas. Uma em cada quatro sugere que as mulheres ou os nossos médicos estão sendo vendidos em um ideal de saúde mental. Isso não é realista”.

Não tenho a certeza, no entanto, de que essa explicação seja tão simples. Obviamente, o sexismo muitas vezes entra em jogo nestes diagnósticos, assim como desde a era clássica.

Propaganda

Muito foi escrito sobre como as mulheres não são levadas a sério pelos seus médicos, que ficaram conhecidos por libertar o Valium apenas para calá-las. Por outro lado, é realmente verdade que muitas mulheres se sintam desequilibradas. É quase chocante que o número não seja muito maior, considerando que a cultura do estupro – e suas consequentes ramificações psicológicas – continua predominante na América.

Não vai além do campo lógico pensar que um mal-estar psicológico generalizado pode ser um sintoma muito realista de um problema mais amplo. A Rede Nacional de Violação, Abuso e Incesto informa que uma em cada seis mulheres americanas foi vítima de estupro, ou seja, 17% das mulheres americanas. Para os homens, esse número é de 3% .

“As meninas de 16 a 19 anos são quatro vezes mais propensas do que a população em geral a serem vítimas de estupro, tentativa de estupro ou agressão sexual”, indicam as estatísticas da RAINN. Os números também sugerem que 7% das meninas entre 5-8 anos e 12% das meninas entre 9 a 12 anos já foram vítimas de abuso sexual. Para os jovens do sexo masculino esse número é menor: 3% e 5%, respectivamente. Cerca de 60% desses ataques não são relatados, e mesmo quando relatados, levar os casos a julgamento e obtenção de condenações é notoriamente difícil, o que significa que apenas 6% dos estupros terminam em prisão .

Compreensivelmente, as vítimas desses crimes tendem a se sentir traumatizadas, muitas vezes experimentando depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático e pensamentos suicidas, notifica a RAINN. Isso certamente poderia explicar uma proporção significativa do mal-estar mental relatado pelas mulheres. É claro que uma proporção significativa de mulheres não vai se sentir “normal” e “feliz” depois de ser vítima – e viver em uma sociedade em que elas tendem a ser culpadas e condenadas ao ostracismo por essas agressões. Claro, um número significativo de mulheres não se sentirá “equilibrada” e “racional”: mesmo que não sejam vítimas de violência sexual, a ameaça se manifesta constantemente. Desde o início da adolescência, somos ensinadas a ficar vigilantes em todos os momentos. Afinal, se algo de ruim acontece – de um masturbador de metrô a um assalto brutal – as autoridades podem fechar os olhos , ou sugerirem que foi a vestimenta da vítima que provocou o ataque.

Mesmo as pressões não-violentas – como o assédio sexual que muitas mulheres sofrem – coletivamente nos afastam do nosso senso de autoestima. É ingênuo pensar que a autoestima – necessária para a saúde mental – pode florescer em um ambiente que rotineiramente nos diz que somos é apenas “peitos e bundas”.

Que uma em cada quatro mulheres tome medicação psiquiátrica não deve ser tão surpreendente. Que ainda estamos tratando os sintomas de nossa política sexual doente em 2017, em vez da causa da epidemia, é que deve ser surpreendente e inteiramente imperdoável.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply