Como identificar os sintomas da Personalidade Dependente? Entenda

Pessoas com personalidade dependente realizam seus objetivos em função dos desejos de outra pessoa.

 

Pessoas saudáveis, por sua vez, são capazes de sentirem suas próprias necessidades e considerá-las com seriedade, organizando seu mundo de acordo com os valores que acreditam e estabelecendo redes de relacionamentos viabilizadores, vivenciados na reciprocidade, gerando satisfação mútua.

Na personalidade dependente tais desejos encontram-se inviabilizados, geralmente mergulhados no medo, sofrendo no âmago de relações autoritárias. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais esses indivíduos apresentam necessidades excessivas de serem cuidados, e intenso medo da separação da figura de apego, que se manifesta no início da vida adulta.

 

O Transtorno de Personalidade Dependente caracteriza-se pela dependência patológica do outro. O indivíduo sente-se incapaz de conduzir a sua vida e de decidir sobre o seu futuro e os seus relacionamentos, mesmo tendo capacidades e recursos para fazê-lo.

Essas pessoas possuem grande dificuldade em decidir sobre assuntos cotidianos e necessitam de muitos conselhos para definirem aspectos importantes e irrelevantes de suas vidas. Possuem grandes dificuldades de iniciarem projetos independentes, sentindo grande desconforto e desamparo quando estão sozinhos. Quando alguns de seus relacionamentos íntimos são rompidos, buscam de maneira imediata novos relacionamentos como fonte de carinho e amparo.

 

A autoconfiança gerada na infância e consolidada ao longo do desenvolvimento psicossocial depende também de fatores intergeracionais. As famílias mais saudáveis incentivam a autonomia e a autoconfiança dos filhos, não rompendo com tais familiares, mas transcendendo na direção da realização de seus projetos e desejos da vida adulta.

Em psicoterapia tais indivíduos serão fortalecidos em suas capacidades relacionais, reconhecidos e incentivados em suas capacidades, gerando condições de construírem suas vidas de maneira independente e com força realizadora.

About the Author Priscilla Tietbohl

Psicóloga, Santa Catarina, Brasil

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply