• You are here:
  • Home »
  • Psicologia »

“Sete minutos depois da meia-noite”: Aceitar a verdade às vezes é mais difícil do que acreditar em árvores falantes

 

 

Não é de surpreender que as crianças, para as quais muito ainda é desconhecido, muitas vezes tenham medo do escuro e de todos os mistérios que se escondem nas sombras embaixo da cama ou atrás das portas dos armários. Mas Conor O’Malley, o jovem protagonista de “Sete minutos depois da meia-noite”, de J.A. Bayona, tem 12 anos e abriu a porta do armário, olhou para debaixo da cama e devorou ​​filmes de monstros assustadores como “Godzilla”.

 

Então, na penumbra das 12:07 da noite, quando um teixo antigo se arranca do chão atrás de sua casa irlandesa, a única resposta de Conor é uma carranca vagamente irritada.

Com as táticas de comutação, a imensa besta de olhos de fogo faz a Conor um acordo inesperado: ele contará ao menino três histórias verdadeiras, então Conor (Lewis MacDougall) lhe contará a verdadeira e vergonhosa história dos seus medos reais, que ele não ousa falar para si mesmo, e que a sua avó severa (Sigourney Weaver) e sua mãe agonizante (Felicity Jones) continuam evitando.

Na maioria dos filmes infantis, o monstro é uma ameaça fantasiosa, despertada das profundezas mais escuras e profundas. No filme de Bayona sobre o luto, o propósito do monstro é lançar luz sobre os medos reais e racionais de uma criança. No nível da narrativa, “Sete minutos depois da meia-noite” confronta um dilema universal de adultos: quanto os adultos devem suavizar as verdades difíceis para as crianças?

Conor já resistiu ao divórcio de seus pais e à chegada do câncer em sua mãe. Sua mãe jura que está tudo bem. O mesmo acontece com todos os outros, exceto o valentão que bate no menino esquecido todos os dias na escola. Mas Conor está menos iludido do que imaginam, e ele tem experiência suficiente para desconfiar dos finais felizes dos contos reconfortantes que os adultos lhe contam.

Na literatura infantil e juvenil-adulta, as histórias que lidam com as emoções perturbadoras das crianças são raras, e os filmes de grande audiência feitos para crianças ainda tendem a se aderir à comédia, ou oferecem fantasias de heróis unidimensionais superando seus inimigos e cumprindo seus destinos triunfantes. Quando a morte de um ente querido define um personagem, como acontece com Harry Potter ou o Homem-Aranha, esse luto é tipicamente redefinido como a história de origem do heroísmo espetacular que salva o mundo. Em “Sete minutos depois da meia-noite”, o monstro é sacrificado para fornecer tal fechamento metafórico. Em completa violação da fórmula de Hollywood, o monstro vive, a mãe morre.

 

Bayona, cujos filmes para adultos “O Orfanato” e “O Impossível” mostravam crianças em circunstâncias extremas, disse que havia poucos filmes infantis contemporâneos que ele admirava. “Noventa e nove por cento dos filmes sobre crianças, não há a complexidade da psicologia”, disse Bayona. “Quando elas crescem, aí sofrem para aceitar essa incerteza, de que as coisas podem ser preto e branco ao mesmo tempo”.

Bayona disse que ficou surpreso ao perceber que os filmes psicologicamente mais complexos eram animações infantis. Ele citou “The Iron Giant”, de Brad Bird (“um grande filme que fala sobre a morte de uma forma acessível, com fantasia”), o trabalho de Hayao Miyazaki (“Howl’s Moving Castle”) e “Up” e “Inside Out” da Pixar. .

“A Monster Calls” se transforma em um registro emocional mais irritado do que muitos desses filmes. O Sr. Bayona permite que Conor se enfureça e ataque seus familiares, e muitas vezes não têm ideia do que diz ou faz.

No final, o monstro de Conor – cujas próprias histórias refletem um mundo que é injusto, inconsistente e desordenado – nunca é morto, e Conor mergulha mais profundamente em sua própria escuridão, admitindo sua própria contradição psicológica: que não importa o quanto a ame, ele às vezes também deseja que sua mãe morra para que, finalmente, esse tormento acabe.

“Conor reconhece que pode desejar algo ao mesmo tempo em que sente o contrário”, disse Ness.

“O monstro diz: ‘Como um rei pode ser um assassino e, ao mesmo tempo, ser amado pelo seu povo?’ e ‘Os reinos recebem os príncipes que eles merecem’”, disse Bayona.

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: