Os 10 pensamentos ansiosos mais comuns

Se em algum momento você teve que lutar contra a ansiedade, é provável que sua mente tenha sido bombardeada por uma série de pensamentos ansiosos que você não podia controlar. Esses pensamentos geram ainda mais ansiedade, porque amplificam as preocupações, levando-as a limites catastróficos.

O problema é que enquanto esses pensamentos ansiosos passarem pela sua mente, você se sentirá sobrecarregado e confuso, de modo que não será capaz de pensar com clareza. É como se você vivesse em uma tempestade sem a possibilidade de vislumbrar quando a calmaria virá.De fato, pessoas ansiosas são mais propensas a distorcer a realidade, em grande parte por causa desses pensamentos intrusivos. Esse mecanismo leva a um círculo vicioso, porque você colocará em prática mecanismos de enfrentamento mal-adaptativos, que geram mais problemas do que resolvem. Portanto, é importante ficar de olho nos pensamentos ansiosos que indicam que estamos superdimensionando o problema.

 

Os pensamentos ansiosos que geram ainda mais ansiedade 

 

 
1. Medo de estar errado. Uma das famosas leis de Murphy diz: “tudo o que pode falhar, irá falhar”. No entanto, viver a cada minuto do dia pensando que algo pode dar errado é simplesmente desgastante e estressante. Uma coisa é se preparar para reveses e outra coisa é imaginar o fracasso a cada passo que damos, porque isso se tornará uma profecia auto-realizável. A longo prazo, acabará gerando um nível de ansiedade que afetará o nosso desempenho.
 
2. Medo de que algo ruim está prestes a acontecer. O medo nem sempre vem de nossas ações, também pode ser gerado a partir da imprevisibilidade das circunstâncias. Esses pensamentos ansiosos irão colocá-lo em constante tensão e fazer você pensar em todos os possíveis, e até impossíveis, perigos, incluindo aqueles aos quais as pessoas que você mais ama podem se expor. Isso fará com que você viva em um estado de ansiedade e expectativa constantes, como se estivesse perpetuamente esperando que más notícias lhe fossem comunicadas.
 

 

 

3. Esquecer algo importante. Um dos pensamentos ansiosos mais recorrentes é acreditar que você esqueceu algo importante. É o resultado de um processo de escrutínio constante, não apenas interno, mas também externo. Nos dias de tensão, você perguntará mil vezes se fechou a geladeira, apagou a luz ou passou a chave na fechadura. Por sua vez, isso desencadeará pensamentos catastróficos do tipo: “o que aconteceria se…?”. Às vezes, a tensão gerada por esses pensamentos ansiosos é tão grande que você não pode superar o impulso de conferir várias vezes para se certificar de que não esqueceu algo importante.
 
4. Medo de não ser capaz de controlar o que vai acontecer no futuro. Ansiedade está indissociavelmente ligada à incerteza, por isso não é de estranhar que muitos dos pensamentos ansiosos girem sobre a incapacidade de controlar o que poderia acontecer nos próximos dias, semanas ou até mesmo anos. A ansiedade sobre o futuro é terrível, porque a menos que você aprenda a fluir com a vida, não poderá fazer mais nada.
 
5. Medo de que os entes queridos estejam chateados com você. “Por que demoram tanto para responder a minha mensagem? Eles vão ficar com raiva de mim? Talvez eu tenha incomodado eles”. Esse é um dos pensamentos ansiosos mais comuns, intimamente ligado ao sentimento de culpa. A pessoa ansiosa muitas vezes coloca toda a responsabilidade do mundo em seus ombros, e fica preocupada com as conseqüências de suas ações também, criando expectativas dramáticas e irreais do mundo.
 
6. Medo do julgamento social. “Você está rindo de mim?” Muitas vezes, a pessoa ansiosa também sofre de ansiedade social, podendo se sentir desconfortável em situações sociais em que podem se sentir julgados. Como resultado, adota uma atitude hiper-vigilante e um pouco egocêntrica, tomando nota de tudo que os outros fazem de uma perspectiva autorreferente.
 
7. Ficar preso. Um pensamento ansioso comum refere-se ao medo de ficar preso. Assim que a pessoa ansiosa põe o pé no elevador, imagina que poderia ficar preso. A mesma coisa acontece quando precisa ir a uma reunião ou a um compromisso, imediatamente acha que poderia ficar preso no trânsito. Esse medo surge do medo de que algo o retenha e tire o controle do ambiente.
 
8. Pensar que poderia ficar doente de um momento para o outro. Todos nós nos preocupamos em ficar doentes, mas pessoas ansiosas transformam uma dor de cabeça emocional em um tumor cerebral. Os pensamentos ansiosos e o medo os levam a se preocupar excessivamente, então eles sempre imaginam os piores cenários possíveis.
 
9. Luta contra o tempo. O tempo corre mais rápido quando nos sentimos ansiosos. Portanto, é normal que a ansiedade nos faça temer que não haverá tempo suficiente para lidar com todas as tarefas que temos pela frente, ou estejamos atrasados para um compromisso importante. Essa sensação de lutar contra o tempo gera ainda mais ansiedade e nos faz cometer erros que nos atrasam ainda mais.
 
10. Sentir-se ansioso por estar ansioso. A maior ansiedade geralmente vem da própria ansiedade, dessa tendência a examinar constantemente o nosso interior. Muitas pessoas se perguntam por que se sentem ansiosas se não têm razões aparentes para isso. A perspectiva de responder com ansiedade gera ainda mais ansiedade, o que fecha um círculo vicioso.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply