O cérebro do bebê amadurece de dentro para fora e a chave é AMOR

O período mais importante no desenvolvimento do cérebro de uma criança é o estágio entre 0 e 6 anos. Não só porque muitas mudanças químicas ocorrem e novas conexões são ativadas, mas porque o cérebro começa a aumentar seu tamanho e a estabelecer associações.

Lembre-se que no cérebro humano, ao longo dos primeiros anos de vida, é quando eles começam a estabelecer os pilares para o desenvolvimento da inteligência emocional.

A maneira como interagimos com o recém-nascido e o estilo parental são os principais componentes para o desenvolvimento do bebê. Se ambos forem dados de maneira adequada e saudável, a boa saúde emocional da criança pode ser promovida. Em outras palavras, dando-lhe afeto e ajudando-o a amadurecer, pouco a pouco, garantiremos a formação de um ser humano adulto em condições saudáveis.

Sem dúvida, o gerenciamento das necessidades humanas desde a primeira infância é um desafio. De fato, para conseguir isso, é necessário entender  como ocorre a maturação do cérebro de nossos filhos.

Quanto mais e melhor informados somos, mais útil a informação pode ser quando a aplicamos e acima de tudo: saber quando e como aplicá-la.

Vamos ver abaixo algumas noções básicas que nos permitirão ser o apoio que nossos filhos precisam.

Como o cérebro humano amadurece?

O cérebro amadurece de dentro para fora e de trás para frente

Parece estranho, mas é assim que é. O cérebro de um recém-nascido, como sabemos, ainda é muito imaturo quando se trata de mundo. Como uma flor, trata-se de ajudá-la a florescer para que possa gradualmente atingir a maturidade e desenvolver todo o potencial de que é capaz.

cérebro de menina neuroeducation

O cérebro humano, no estágio pós-natal, precisa terminar de estabelecer estruturas, estabelecendo conexões e moldando as áreas do cérebro onde os processos básicos, como todo o processo de informação, serão regidos:

Até os 3 anos de idade, o cérebro terá duas vezes mais sinapses do que na idade adulta. É por isso que é tão importante estimular os bebês corretamente nos primeiros anos de vida.

Desde a concepção até os três anos de idade, o cérebro de uma criança passa por uma quantidade incrível de mudanças. O processo cerebral que conhecemos pelo nome de sinapsis (isto é, a conectividade entre os neurônios) se desenvolve progressivamente. Algo que não vai acontecer novamente depois de 3 anos de vida.

E para que esse processo ocorra de forma eficiente, é necessário que a criança experimente o máximo de interações afetivas com as pessoas ao seu redor, com todos os meios.

     Nível de conectividade em nosso desenvolvimento cerebral

De dentro para fora e de costas para a frente


O cérebro humano consiste em várias partes, incluindo aquela na qual a medula espinhal está conectada ao cérebro superior Graças a isso, o ser humano controla os reflexos e processos involuntários, como a respiração e a frequência cardíaca. O recém-nascido tem apenas essa estrutura em um estado imaturo.

  • Atrás do tronco cerebral e abaixo da parte superior do cérebro está o cerebelo, envolvido no equilíbrio e coordenação. Uma parte que se estabelecerá lenta mas firmemente.
  • O bebê vai amadurecer todos os dias para chegar a estas áreas frontais estabelecidos no córtex ou neocórtex envolvidos em processos superiores, como memória, aprendizagem, tomada de decisão, resolução de problemas e planejamento.

Agora, é dentro do cérebro humano onde a verdadeira magia é encontrada. É aí que você encontra aquela bússola excepcional que governa nosso mundo emocional. Estruturas como o sistema límbico, a amígdala ou o hipocampo são áreas muito primitivas que regulam TODO o comportamento do bebê.

Se pudermos favorecer um amor constante, seguro e pleno no bebê, garantiremos um desenvolvimento adequado do cérebro. Não podemos esquecer que a organização do cérebro é baseada, acima de tudo, em nossas primeiras experiências.

Estimular a sinapse

Nossos genes são o que permitem que o cérebro se reorganize com base nas experiências que recebe do ambiente. Se estas são positivas, a atividade neuronal estimulante e afetiva torna-se mais forte contra os possíveis inimigos mais conhecidos como: estresse e medo.

  • Por outro lado, o uso repetido e a interação constante com o ambiente são canais externos que dão força interna, que geram as sinapses.
  • Portanto, é importante lembrar que, para favorecer essa conectividade positiva, é necessário que sejamos constantes e que nosso estilo de parentalidade seja sempre o mesmo.
  • É inútil, por exemplo, prestar atenção ao choro do bebê durante os primeiros 6 meses de vida e depois parar de fazê-lo porque achamos que é hora de “amadurecer”, envelhecer e entender que você precisa aprender a ficar sozinho.

Até 3 anos, a criança não irá resolver o padrão de sono, nem terá amadurecido nele muitos dos processos neurológicos com os quais se sentir completamente seguro à noite. Ele precisa de nossa proximidade.

Momentos-chave no desenvolvimento do cérebro de um bebê

  • 3-6 meses:  A mielina começa a aparecer nos axônios de alguns neurônios durante o segundo trimestre. Esse processo – chamado de mielinização – continua até a adolescência e permitirá que a criança processe as informações mais rapidamente.
  • 6-9 meses: o córtex cerebral do bebê começa a se desenvolver e adquirir potencialidade: ele vai interagir muito mais conosco.
  • Primeiro ano : o cerebelo triplica seu tamanho, os lobos frontal e temporal já adquirem predominância e as crianças começam a se mover mais seguramente, iniciando já um interesse mais intenso pela comunicação.
  • Os dois anos:  as mudanças mais intensas ocorrem nas áreas cerebrais relacionadas à linguagem.
  • Os três anos : é a idade mágica em todas as crianças. A  densidade sináptica no córtex pré-frontal alcança seu máximo esplendor, na verdade três vezes a de um adulto. Seu único interesse é aprender, relacionar e descobrir o mundo à sua disposição.

Se o guiarmos através do amor e do respeito, estaremos garantindo que nosso bebê possa se tornar uma criança emocionalmente mais forte.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: