Hemisfério cerebral direito: características e funções

Na cultura popular, a crença de que os hemisférios cerebrais diferem em suas características é amplamente difundida.

O hemisfério direito tem sido tradicionalmente associado ao artístico, enquanto o hemisfério esquerdo é considerado mais analítico, envolvido em aspectos como matemática e linguagem verbal.

Embora muitas barbaridades tenham sido ditas sobre o que cada um dos hemisférios faz, a verdade é que ambas as estruturas cerebrais diferem em suas características e funções.

Neste artigo, falaremos sobre o hemisfério cerebral direito, quais são suas características e funções mais destacadas, além de descrever uma síndrome relacionada a essa estrutura e seus sintomas.

O que é um hemisfério do cérebro?

Antes de entrar em mais detalhes sobre as particularidades do hemisfério direito, é necessário primeiro explicar o que é um hemisfério cerebral e qual o seu papel no sistema nervoso dos seres humanos.

A palavra hemisfério vem das palavras gregas ‘hemi’ (‘metade’) e ‘sphera’ (‘esfera’) e, quando falamos sobre os hemisférios cerebrais, nos referimos a cada uma das duas partes principais que compõem o cérebro.

Os hemisférios são inversos um do outro, mas não inversamente simétricos. Essas estruturas são separadas por uma linha chamada fissura inter-hemisférica, e é por isso que falamos sobre os hemisférios esquerdo e direito. Na parte mais profunda dessa fissura está o corpo caloso que conecta os dois hemisférios.

Como o hemisfério cerebral direito está estruturado?

O hemisfério cerebral direito constitui a metade superior e direita do cérebro. Essa estrutura, como sua contraparte esquerda, abrange metade dos cinco grandes lobos cerebrais:

  • Lobo frontal
  • Lobo parietal
  • Lobo temporal
  • Lobo occipital
  • Insula

Como já mencionamos, os dois hemisférios são separados pela fissura inter-hemisférica, também denominada fissura cerebral longitudinal. Na parte mais profunda dessa fissura está o corpo caloso, estrutura das fibras nervosas que liga os dois hemisférios. Como os dois hemisférios precisam compartilhar informações constantemente, o corpo caloso é uma estrutura que desempenha um grande papel.

Como outras estruturas cerebrais, o hemisfério direito é protegido por três camadas:

  • Dura mater : membrana mais externa e próxima ao crânio, permite que o cérebro esteja bem conectado ao osso.
  • Aracnóides : entre a dura-máter e a pia-máter.
  • Piamadre : membrana mais interna, contígua à matéria cerebral.

Caracteristicas

Embora estruturalmente semelhante ao hemisfério esquerdo, o hemisfério direito tem características diferentes. O hemisfério esquerdo é considerado o mais analítico, enquanto o direito recebe características mais criativas. A seguir, veremos com mais detalhes quais são as características mais representativas do hemisfério direito do cérebro :

1. Musical

Tocar um instrumento, identificar com precisão qual nota está sendo ouvida ou aprender rapidamente a ritmicidade de uma melodia são aspectos do hemisfério direito.

2. Sintético

O fato de o hemisfério direito ter um processamento sintético significa permitir postular hipóteses e propor idéias , com a intenção de contrastá-las, para ver se são verdadeiras ou não e, se não, propor novas.

A geração de novos pensamentos não precisa necessariamente estar ligada à verdade de um fato. Você pode propor algo novo simplesmente com a intenção de ser original.

3. Não verbal

Dizer que o hemisfério direito é uma estrutura que não está envolvida na linguagem não é inteiramente verdade. Essa capacidade humana envolve várias áreas do cérebro, algumas delas do lado direito. No entanto, sim, aspectos verbais como fala e alfabetização são mais típicos do hemisfério esquerdo.

No hemisfério direito, há a capacidade de analisar aspectos não-verbais da linguagem, como gestos faciais.

4. Holístico

A ação apropriada do hemisfério direito é adotar uma visão ampla de um problema, em vez de optar por analisar cuidadosamente cada um dos detalhes que o compõem.

Assim, analisa de forma integrada e global um estímulo concreto. Por esse motivo, é o hemisfério certo que é a estrutura por trás, principalmente, de processos artísticos e inovadores.

5. Geométrico-espacial

Embora por último, mas não menos importante, as habilidades geométricas e espaciais do hemisfério direito representam as habilidades cognitivas mais notáveis ​​dessa estrutura .

Funções

Relacionado às características mencionadas, o hemisfério direito é capaz de conceber estratégias de maneira ampla, integrando os detalhes que compõem uma situação ou problema e permitindo uma visão holística do que acontece. Assim, é possível ver imagens, ouvir sons e perceber cheiros como um todo.

1. Orientação espacial

Graças ao hemisfério direito é possível se orientar no espaço físico. Permite saber qual objeto está sendo visto ou distinguir aspectos como cor, forma ou outras características presentes no ambiente.

Estar no espaço, identificar objetos, reconhecer rostos de entes queridos são apenas algumas das capacidades oferecidas pela capacidade espacial deste hemisfério.

2. Processamento de estímulos

Em resumo, cada hemisfério cerebral é responsável por desenvolver e processar os estímulos capturados em seu corpo oposto (meio corpo). O hemisfério direito é responsável por ‘sentir’ os estímulos que foram dados na parte esquerda do corpo.

Portanto, quando tocamos algo com a mão esquerda, seria o hemisfério direito o encarregado de processar a sensação associada.

3. Emocionalidade e aspectos não-verbais

O hemisfério direito adquire um grande papel na elaboração de sentimentos.

Além disso, ao analisá-las, opta por mais ferramentas de integração em vez de analíticas, ao contrário de sua contraparte no hemisfério esquerdo.

Por outro lado, é capaz de identificar aspectos não verbais, como a prosódia na linguagem (tom com o qual se fala, expressividade …).

Síndrome do hemisfério direito

Às vezes acontece de um dos hemisférios sofrer uma lesão. Essas lesões envolvem comprometimento das habilidades cognitivas da pessoa, o que pode implicar em maior ou menor grau de desconforto após o acidente. A síndrome do hemisfério direito é uma condição neurológica na qual a substância branca dessa estrutura cerebral foi danificada. Também pode ser devido a lesões que ocorreram nas vias conectadas ao hemisfério esquerdo.

Na maioria das pessoas, o hemisfério direito é geralmente o hemisfério menos dominante. Como comentamos anteriormente, essa estrutura é a que apresenta características mais relacionadas à comunicação não-verbal. Assim, uma lesão neste hemisfério envolve problemas como dificuldades na interpretação de gestos faciais e variações posturais.

Com a expressão facial, as pessoas indicam se estão felizes, zangados, tristes ou com nojo de algo de uma maneira muito clara. Posturas são formas mais sutis de expressão emocional, que podem indicar desconforto, nervosismo ou estar na defensiva. Embora útil, a linguagem verbalizada não permite que as pessoas comuniquem completamente seus sentimentos e pode até indicar o contrário (por exemplo, quando dizem que não estão nervosas, mas suas pernas tremem).

Por razões como essas, a síndrome do hemisfério direito implica um grande grau de afetação na vida da pessoa, pois dificulta o reconhecimento emocional. Além disso, implica também não ser capaz de expressar com linguagem emocional e não-verbal adequada os sentimentos que estão sendo sentidos, implicando uma clara afetação na vida social.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: