Burnout e a alta exigência sobre um ideal

A síndrome de burnout é um estado emocional e de estresse crônico que vem acometendo muitos profissionais, principalmente das áreas da saúde, educação, assistência social, policiais e agentes carcerários, mulheres que enfrentam jornadas duplas, entre outras profissões que lidam com altas cobranças e pressões constantes de produção.

As pessoas estão inseguras, angustiadas, individualistas, competitivas até consigo mesmas, as ideias de produção desenfreada tomam conta do sujeito que trava verdadeiras lutas internas e externas para dar conta das exigências capitalistas. Hoje, se vale o que se tem, e aquele que não tem vai tentar conseguir de qualquer forma, vale até tirar a vida humana por causa de um celular. Os profissionais se deparam com suas próprias necessidades, e com as péssimas condições para o trabalho e a impossibilidade de exercer dignamente sua profissão, isso leva o sujeito ao mais alto grau de estresse, e acaba no adoecimento.

Essa experiência de fracasso leva o sujeito a um processo de autodepreciação, como se ele perdesse uma parte de si próprio. Ele se sente o pior dos seres vivos, os fatos não são observados, as faltas não são sentidas como uma contingência da condição humana, mas uma derrota pessoal.

Alguns casos podem chegar à despersonalização, na qual o ego cinde para não lidar com a realidade, é uma defesa para lidar com o outro de uma maneira saudável. É necessário um acompanhamento psíquico para ajudá-lo a se reconhecer e promover mudanças na sua vida pessoal e interpessoal.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: