O risco dos energéticos

Uma nova investigação aponta que o consumo de bebidas energéticas pode colocar pessoas jovens e saudáveis em maior risco de aumento do ritmo cardíaco irregular e de condições cardíacas fatais, além de aumentar a pressão arterial perigosamente. Essa foi a maior pesquisa controlada sobre efeitos colaterais de bebidas energéticas no coração de pessoas saudáveis já realizada.

O estudo mostrou que bebidas energéticas podem causar batimentos cardíacos anormais e aumento da pressão sanguínea poucas horas depois de ingeridas. O consumo de bebida energética está associado à pressão alta e maior probabilidade de problemas cardíacos. Isso ocorre porque essas bebidas causam uma anormalidade nos sinais elétricos para o coração, o que pode levar a batimentos cardíacos irregulares, causando arritmia cardíaca e possibilidade de morte súbita.

Nessa pesquisa, um grupo de jovens adultos saudáveis recebeu duas garrafas de bebidas energéticas com cafeína disponíveis no mercado ou um placebo. As bebidas energéticas no mercado, como monster, red bull e outras marcas, contêm a mesma quantidade de cafeína por lata ou garrafa de 460 ml.

Os investigadores concluíram que houve anormalidade das atividades elétricas do coração menos de quatro horas após a ingestão, o que resultou em um aumento do intervalo QT, que é uma medida das atividades elétricas do coração. Se o intervalo QT for muito longo ou curto. pode causar arritmia potencialmente fatal.

Fica o alerta ao público sobre o impacto de bebidas energéticas no organismo, em especial se os consumidores tiverem outras condições de saúde como a síndrome do QT longo ou pressão alta, no sentido de limitar ou monitorar o consumo de energéticos.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: