• You are here:
  • Home »
  • Sem categoria »

‘Não sei como viver mais sem você’: adotado há um ano, mães lamentam morte de menino de 4 anos em ataque a creche

“Eu não sei como viver mais sem você, não sei”. Foi com essa frase que Carina Marchesini, mãe de Enzo Marchesin Barbosa, menino de 4 anos morto no ataque à Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), descreveu o sentimento de dor após a tragédia com o filho. Ela e sua companheira, a enfermeira Samira Barbosa, haviam adotado a criança há 1 ano e 4 meses. Em um relato emocionado, publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, as mães escreveram que o menino as ajudou a superar batalhas, entre elas um câncer, e que juntos se tornaram uma família completa. O corpo de Enzo foi enterrado às 14h de hoje na região norte de Blumenau.

“Você estava junto de nós nas batalhas e passamos por elas juntos, com algumas derrotas, mas com várias vitórias, você foi nosso alicerce sempre. Tivemos nossos desafios como família, mas hoje estávamos completos, você tinha entendido que veio para ficar e que aqui é sua casa e que nunca mais sairia dela. Temos mais batalhas para enfrentar bebê e eu sei que daí de cima você vai estar ajudando em todas batalhas e a confortar nossos corações. Dando muita força, porque de verdade eu não sei viver sem você”, escreveram.

Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos, foi uma das vítimas do atentado em creche de Blumenau  — Foto: Reprodução/Instagram

Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos, foi uma das vítimas do atentado em creche de Blumenau — Foto: Reprodução/Instagram

Em dezembro do ano passado, quando completou um ano da chegada de Enzo na família, Samira publicou fotos em comemoração ao sonho realizado de ser mãe ao lado da companheira. “1 ano de muitas risadas, preocupações quando ficava doente, 1 ano de muitos beijos e abraços, 1 ano de muita bagunça, 1 ano de ‘você está feliz, mãe?’. 1 ano que nossa vida mudou completamente, nosso coração fora do peito, nosso menino”, escreveu a enfermeira.

Em outra publicação, de janeiro deste ano, Samira e Carina aparecem abraçando Enzo, na primeira virada de ano juntos.

Também através de seu perfil, a enfermeira também compartilhou o quanto o filhou foi importante no seu tratamento de câncer. Em uma das difíceis sessões de quimioterapia, marcada por “tontura, fraqueza, náusea e muita dor”, Enzo apareceu sorrindo e pedindo para que os dois tirassem “fotos bonitas”.

Mensagens de solidariedade

Na publicação realizada por Carina, quase 600 pessoas já comentaram, até o início da tarde desta quinta-feira, mensagens de carinho e solidariedade à família. Em uma das mensagens, uma mulher escreveu: “Não consigo parar de pensar em vocês, mães desses anjos. Minhas orações estão com vocês, a dor de vocês merece conforto e justiça. Que assim seja! Força e luz pra seguir.”

Outra pessoa comentou: “Como mãe e mãe por adoção eu sinto muito, muito mesmo, pela perda de vocês. Estamos chorando com vocês, sinto muitíssimo. Que Deus console vocês.”

Autor de massacre tem prisão preventiva decretada

O autor do ataque a uma creche particular na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na tarde desta quinta-feira. O assassino, de 25 anos, se entregou ao quartel da Polícia Militar logo após cometer o crime nesta quarta. Ao todo, quatro crianças morreram e cinco ficaram feridas. Quatro delas foram internadas no Hospital Santo Antônio. As vítimas passaram por cirurgia pediátrica e receberam alta na manhã de hoje.

Psicologas da prefeitura de Blumenau estiveram nos enterros das vítimas, que começou na noite de quarta-feira e encerrou nesta manhã, informando que as crianças da creche, professores e parentes têm prioridade no atendimento terapêutico. Para ter acesso, basta ir até um posto de saúde e explicar que foram vítimas.

Após o ataque, o prefeito de Indaial, André Luiz Moser, anunciou hoje (6) que vai colocar seguranças armados na porta de todas as escolas da cidade, que fica a cerca de 22 Km de Blumenau.

— As nossas escolas de educação infantil terão segurança armada para dar uma resposta imediata a quem vir atentar contra nossas crianças — afirmou Moser (PSDB-SC).

Ainda não há previsão de quando o serviço começará a funcionar mas a prefeitura informou que já está alinhando novas diretrizes de segurança a curto e a longo prazo com a Polícia Militar.

Esclarecimento aos leitores sobre cobertura de ataques e massacres pelo Grupo Globo

A respeito do ataque ocorrido hoje a uma creche em Blumenau (SC), no qual quatro crianças foram mortas e outras cinco, feridas, o Grupo Globo divulgou nota sobre as diretrizes que orientam a cobertura de casos de ataques e massacres de seus veículos de imprensa:

“Os veículos do Grupo Globo tinham há anos como política publicar apenas uma única vez o nome e a foto de autores de massacres como o ocorrido em Blumenau. O objetivo sempre foi o de evitar dar fama aos assassinos para não inspirar autores de novos massacres. Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva: o nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações.

A decisão segue as recomendações mais recentes dos mais prestigiados especialistas no tema, para quem dar visibilidade a agressores pode servir como um estímulo a novos ataques. Estudos mostram que os autores buscam exatamente esta “notoriedade” por pequena que seja. E também não noticiamos ataques frustrados subsequentes, também para conter o chamado “efeito contágio”.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: