• You are here:
  • Home »
  • Sem categoria »

Escritora de livro de ficção cria contas falsas em site, dá avaliação negativa para concorrentes, é descoberta, perde contratos e se desculpa: ‘Crise psicológica’

Uma autora americana de um livro de ficção científica criou perfis falsos em um site, fez avaliações negativas de obras de autores concorrentes, foi descoberta, perdeu contratos, foi confrontada e se desculpou.

O mais recente desdobramento do caso ocorreu nesta terça-feira (12), quando Cait Corrain, autora de Crown of Starlight (“Coroa da Luz das Estrelas”), a ser lançado em maio de 2024, publicou uma carta em seu perfil no X (ex-Twitter). Nela, admitiu:

  • ter criado oito perfis falsos entre 2022 e novembro de 2023 no site Goodreads, em que os leitores postam resenhas de livros;
  • com os perfis, ela assumiu ter bombado a avaliação do próprio livro;
  • detonou a avaliação de vários autores estreantes, entre os quais duas da mesma editora que ela, a americana Del Rey, do grupo Penguin;
  • e deixou comentários, segundo ela mesma, que “variaram entre maldosos a abusivos”.

Foram leitores do próprio Goodreads que descobriram que Cait havia se passado por outra pessoa. A desconfiança ocorreu quando leitores viram que havia críticas muito negativas de obras ainda não lançadas da mesma temática do livro de Cait. Confrontada, ela assumiu o gesto.

“Eu me culpo mais do que vocês jamais poderão imaginar. Não há nada que eu possa dizer que apague o que eu fiz com vocês”, disse ela.

Capa do livro Crown of Starlight, que teve lançamento cancelado após polêmica — Foto: Reprodução

Capa do livro Crown of Starlight, que teve lançamento cancelado após polêmica — Foto: Reprodução

Depressão

A autora disse estar lutando desde 2022 contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias e, ao trocar de medicamentos, teve um colapso mental.

Após a repercussão negativa, a empresa Del Rey, que era responsável pela publicação do livro de Cait, cancelou o lançamento —originalmente previsto para maio de 2024.

A agente literária que acompanhava a carreira de Cait, Rebecca Podos, disse que desfez a parceria com a autora.

Mesmo considerando ter sido um desequilíbrio e uma crise momentânea, a autora assumiu a responsabilidade “pela dor e o sofrimento que causou.”

“Fiquei alguns dias fora das redes sociais para me sentir mais sóbria e ser completamente honesta com vocês e comigo mesma”, afirmou.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: