Matthew Perry morreu devido a ‘efeitos agudos de ketamina’, aponta laudo

O ator Matthew Perry, de “Friends”, morreu devido a “efeitos agudos de ketamina”, apontou o relatório toxicológico divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles.

Os fatores afogamento, doença arterial coronariana e os efeitos da buprenorfina (usada para tratar transtorno por uso de opioides) também contribuíram para sua morte, considerada acidental.

Em 28 de outubro, o ator foi encontrado morto numa banheira de hidromassagem, em sua casa, em Los Angeles. A morte vinha sendo investigada desde então.

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.609.0_pt_br.html#goog_61478795Reproduzir vídeo

Reproduzir

00:00/00:50Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia

Matthew Perry morreu devido a ‘efeitos agudos de ketamina’, aponta laudo

O relatório da autópsia indica que Perry estava em terapia de infusão de ketamina, mas a substância encontrada em seu sangue não pode ser proveniente de sessão terapêutica, já que sua última havia sido há mais de uma semana.

“Com os altos níveis de ketamina encontrados em suas amostras de sangue, os principais efeitos letais seriam tanto da superestimulação cardiovascular quanto da depressão respiratória”, diz o relatório.

O exame também revelou evidências de sedativos no corpo de Perry.

A ketamina

A substância cetamina (também grafada como quetamina ou ketamina, devido sua origem no inglês — ketamine) é um anestésico, que se tornou uma droga ilícita na década de 1980, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Quando usada como droga, ela pode causar alucinações e levar à paralisia do usuário.

Ela tem ainda efeito efetivo e rápido no combate aos sintomas da doença mental. Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o cloridrato de escetamina, um antidepressivo na forma de spray inalável indicado para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e para pessoas com transtorno depressivo maior (TDM) que tenham pensamentos ou atos suicidas.

Ketamina apreendida na Operação Camarote, da Polícia Civil — Foto: Reprodução/RBS TV

Ketamina apreendida na Operação Camarote, da Polícia Civil — Foto: Reprodução/RBS TV

A substância tem também histórico de uso como remédio veterinário, um tranqüilizante de cavalos. No Brasil, o tráfico utiliza essa substância para produzir uma droga sintética traficada com o nome de “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.

A morte de Matthew Perry

De acordo com o site TMZ, um dos primeiros sites a noticiar a morte, socorristas foram à casa de Perry atender a uma pessoa que sofria uma parada cardíaca. O assistente pessoal do artista que teria lhe encontrado inconsciente e ligado à emergência.

No local, não havia drogas.

Reproduzir

–:–/–:–Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia

Elenco principal de ‘Friends’ faz homenagem a Matthew Perry

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: