Especialistas opinam sobre a saúde mental de Vanessa Lopes no BBB 24

Vanessa Lopes desistiu do BBB 24 nesta sexta-feira (19) e, segundo especialistas ouvidos pela Quem, a cantora e tiktoker de 24 anos sentiu os diversos desafios do confinamento de um reality show, que afetaram sua capacidade de lidar com a pressão dentro do programa. Para eles, Vanessa não conseguiu manter o equilíbrio emocional e, agora, precisa de apoio.

“Muitas são as especulações sobre o quadro de saúde mental da participante Vanessa Lopes. Seria leviano por parte de qualquer profissional tentar definir um diagnóstico a partir de um recorte tão enviesado, como é a participação de uma pessoa em um reality show”, diz Harley Machado, psiquiatra e cofundador do Espaço Arquétipo.

O profissional ressalta a mudança da vida normal para o Big Brother Brasil. “Ela estava confinada dentro de um ambiente que é completamente diferente da realidade do dia a dia. Uma mudança de ambiente, um estresse, já são um fator de risco para o agravamento de condições existentes ou até mesmo para engatilhar algo que nunca possa ter ocorrido na vida da pessoa”, aponta.

O psicólogo Alexander Bez também ressalta os fatores que fazem do Big Brother Brasil um verdadeiro teste para os participantes. “Indivíduos (…) podem enfrentar dificuldades ao lidar com a pressão, a exposição pública, as críticas e as complexidades sociais associadas a programas de televisão ou eventos competitivos similares. Além disso, o isolamento, a constante competição e a exposição contínua às câmeras podem agravar os problemas emocionais, contribuindo para a exaustão mental”, aponta.

“Não há dúvida de que o estresse induzido ao qual a pessoa se submeteu voluntariamente é um tipo de estresse incontrolável. A Vanessa desencadeou reações, e é importante destacar que qualquer manifestação psicológica dentro da casa dificilmente ocorreria fora dela, sem esse estímulo”, afirma Bez.

Ele acredita que Vanessa teve seu equilíbrio emocional afetado durante a curta estadia na casa do Big Brother Brasil. “Isso teve um impacto significativo em sua habilidade de enfrentar os desafios do reality show, eventualmente levando à decisão de desistir. As pressões, o estresse e as demandas emocionais intensificadas por esse ambiente competitivo desencadearam novos desafios [para ela]”, acredita Bez.

O próximo passo, diz ele, é Vanessa ter apoio. “Buscar ajuda profissional ou reconhecer os próprios limites emocionais são passos importantes após essa desistência. É crucial lembrar que a saúde mental é uma parte vital do bem-estar global, e tomar a decisão de procurar apoio e cuidado demonstra coragem e sensibilidade”, orienta. “Recomenda-se que aqueles que enfrentam dificuldades emocionais busquem a assistência de profissionais de saúde mental qualificados”, aconselha.

Harley concorda: “Acredito que a participante independentemente de manifestar [alguma patologia] ou até mesmo de questões voltadas à ansiedade, precisa nesse momento de apoio, de rede de apoio e acompanhamento especializado”, afirma ele, que acredita que Vanessa pode estar em um quadro de adoecimento emocional. “A gente não tem como saber nada porque a gente está assistindo algo distante”, diz.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: