5 dicas para evitar a ansiedade durante uma prova

1

Quando se aproxima a data da prova que tanto nos assusta, não é incomum que sentimentos como o estresse ou a ansiedade tomem conta de nossas mentes. Para evitar que o nervosismo gerado pelo medo do exame atrapalhe você no momento que mais precisa aplicar o seu conhecimento, tome nota destes cinco truques.

Chegou o grande dia em que você deve fazer este importante exame  para o qual você tanto se preparou. Depois de semanas ou meses de intenso estudo, hoje é o dia que você  precisa refletir sobre tudo o que aprendeu e atingir a sua meta: a aprovação. No entanto, para muitas pessoas este momento de estresse pode se transformar em um pesadelo: dar um branco, mãos trêmulas, sudorese… e todo o esforço pode ir por água abaixo.

Para evitar tal situação, listamos cinco dicas para você se preparar psicologicamente para o teste.





1- O dia anterior ao exame

No dia anterior ao exame o melhor é não abrir nenhum livro. Você não deve estudar: apenas se dedique a atividades que lhe façam relaxar. Estudar no dia antes do exame pode elevar a sua tensão, e o seu cérebro não foi feito para absorver conhecimento em tais circunstâncias.

Com relação aos minutos antes do teste, o conselho segue a mesma linha: Embora seja comum ver estudantes fazendo revisões e anotações enquanto esperam o evento ser formalmente iniciado, muitos deles não sabem o quanto isso aumenta a ansiedade. Além disso, é muito provável que você não aprenda nada de novo nesses cinco ou dez minutos de revisão: a sua preparação deveria ter começado semanas ou mesmo meses atrás, e todo o conhecimento e informações que foram adquiridos estão bem estabelecidos no seu cérebro .

2- Seja pontual

Não se esqueça da importância de chegar na hora certa. Se você chegar mais cedo, terá tempo extra para preparar suas ferramentas, e se houver algum imprevisto terá margem de manobra e poderá resolver. Se você chegar muito tarde, o seu nervosismo aumentará, desde o momento que você sai de casa sabendo que tem pouco tempo, até o momento em que você chega ao local da prova com pressa: isto repercutirá negativamente no seu estado mental durante o exame. Além disso, tenha em mente que na maioria das escolas e instituições onde você vai ser examinado, chegar atrasado pode ser o suficiente para você reprovar.

Portanto, calcule o tempo (levando em conta todos os tipos de possíveis imprevistos) para que você possa se organizar melhor e chegar ao local com tempo suficiente.

3- Conversar com outros estudantes: Cuidado

Durante a espera para o exame, há dois tipos de pessoas: aqueles que se isolam para meditar ou fazer algumas anotações, e aquelas que começam a fazer perguntas para os outros e se mostram extraordinariamente comunicativas. Você deve fazer uma auto-reflexão e decidir qual estratégia é a melhor para você.

Se, por exemplo, você for uma pessoa um pouco obsessiva e tende a ficar muito nervoso antes de um exame porque seus pensamentos sequestram você, talvez combine melhor com você fazer algumas conversas amistosas com os outros alunos que aguardam o exame que você está prestes a fazer: isso poderá ajuda-lo a acalmar os nervos e entrar na sala com a mente mais tranquila. Por outro lado, se você notar que falar com os outros estudantes só aumenta mais a sua tensão (falam sobre temas que vão cair no exame e isso lhe dá a sensação de estar menos preparado do que imaginava), considere a estratégia oposta e se feche em si mesmo. Idealmente, siga uma estratégia ou outra, tente manter-se calmo e fuja das fontes de estresse.

4- Pense sobre o que você vai fazer depois do teste





Depois de entregar o exame feito, você vai notar uma sensação de relaxamento e alívio: os dados estão lançados. Se você pensar em algo bom que vai fazer quando deixar a sala da prova, seu cérebro relativizará a importância da avaliação e isso vai ajudar a dissipar o seu nervosismo. Assim, ficará mais fácil de responder as perguntas do teste e a ansiedade não irá bloquear sua memória.

5- Seja otimista

Em todos os aspectos da sua vida, incluindo a preparação para um exame, é essencial pensar positivo. Se você se concentrar e trabalhar no sentido da realização que você precisa para passar no exame que você tem tanto medo, estará consolidando suas chances de sucesso. A mente tem um grande poder em realizar os nossos objetivos. Confie em suas opções, estude o necessário e, assim, conseguirá fazer o exame muito mais calmo e focado para o sucesso.

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews

 

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: